Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19654
Tipo do documento: Dissertação
Title: A integração da tecnologia de drones da Agricultura 4.0 no curso de agronomia do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
Other Titles: The integration of Agriculture 4.0 drone technology into the agronomy course at the Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
Authors: Paula, João Victor Gonçalves de
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Segundo membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Marino, Tiago Badre
Quarto membro da banca: Andrade, José Weselli de Sá
Keywords: Tecnologia;Ensino;Agricultura 4.0;Drones;Technology;Education;Agriculture 4.0
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PAULA, João Victor Gonçalves de. A integração da tecnologia de drones da Agricultura 4.0 no curso de Agronomia do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. 2024, 63 f. (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2023.
Abstract: Esta pesquisa teve como intuito identificar o processo de integração da tecnologia de drones no curso de agronomia, como os estudantes, estes, futuros pesquisadores e profissionais possuem conhecimento do uso desta tecnologia que possui uma grande aplicabilidade em sua área de estudo, se a instituição de ensino tem realizado o processo de atualização tecnológica em projeto pedagógico. Este trabalho foi realizado dentro do IF Goiano Campus Rio Verde, teve como público de pesquisa a análise do projeto pedagógico do curso de agronomia, seus estudantes de quinto a décimo período e professores envolvidos na área de pesquisa e coordenação do curso. Foi utilizado como metodologia a pesquisa do tipo qualitativa teve como propósito analisar a forma que o estudante, professor e pesquisador tem contato com a tecnologia e vê sua aplicabilidade em sua área de atuação. Na composição literária foi investigado a aplicabilidade da tecnologia de drones na agricultura em seus diversos setores, seu processo evolutivo dessa e a forma que a mesma pode ser inserida no ensino. Os dados coletados e analisados apresentam que os estudantes e professores compreendem a importância da tecnologia na área da agricultura e apoiam a sua integração diretamente no plano pedagógico do curso, e, que apesar das dificuldades de infraestrutura e alocação de equipamentos a instituição de ensino desenvolve pesquisa utilizando a tecnologia. Essa atualização é de suma importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante, o ensino deve estar sempre alinhado com as tecnologias sem abrir mão de sua estrutura fundamental.
Abstract: This research aimed to identify the process of integrating drone technology into the agronomy course, as students, future researchers and professionals have knowledge of the use of this technology that has great applicability in their area of study, if the institution of teaching has carried out the process of technological updating in a pedagogical project. This work was carried out within the IF Goiano Campus Rio Verde, with the research audience being the analysis of the pedagogical project of the agronomy course, its fifth to tenth period students and teachers involved in the area of research and course coordination. Qualitative research was used as a methodology with the purpose of analyzing the way in which students, teachers and researchers have contact with technology and see its applicability in their area of activity. The literary composition investigated the applicability of drone technology in agriculture in its various sectors, its evolutionary process and the way in which it can be inserted in teaching. The data collected and analyzed shows that students and teachers understand the importance of technology in the area of agriculture and support its integration directly into the course's pedagogical plan, and that despite the difficulties of infrastructure and equipment allocation, the educational institution develops research using technology. This update is extremely important for the student's academic and professional development, teaching must always be aligned with technologies without compromising its fundamental structure.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19654
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - João Victor Gonçalves de Paula.Pdf2.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.