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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19656
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação Inclusiva: concepções pedagógicas no Instituto Federal Goiano de Ciências e Tecnologia, Campus Campos Belos - GO |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive Education: pedagogical conceptions at the Goiano Federal Institute of Science and Technology, Campos Belos Campus - GO |
Autor(es): | Oliveira, Janete da Costa Madureira |
Orientador(a): | Ramos, José Ricardo da Silva |
Primeiro membro da banca: | Ramos, José Ricardo da Silva |
Segundo membro da banca: | Silva, Simone Batista da |
Terceiro membro da banca: | Lucena, Wellington Machado |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva;Necessidades educacionais especiais;Concepções pedagógicas;Ensino/aprendizagem;Inclusive Education;Special educational needs;Pedagogical concepts;Teaching/learning |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 24-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | OLIVEIRA Janete da Costa Madureira. Educação Inclusiva: concepções pedagógicas no Instituto Federal Goiano de Ciências e Tecnologia, Campus Campos Belos - GO. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender as concepções de ensino que norteiam a prática pedagógica dos professores que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Campos Belos, no Estado de Goiás. Tivemos como base os autores Mantoan (2003), Sassaki (1998), Beyer (2006) Glat, Pletsch e Fontes (2007), entre outros, pois se faz necessário perceber os princípios que regem uma escola inclusiva, levando em conta a necessidade de repensar as práticas pedagógicas do cotidiano escolar visando o fortalecimento da inclusão e o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa e contou com os seguintes sujeitos da pesquisa: oito professores regentes que trabalharam com alunos com necessidades educacionais especiais. O instrumento de coleta de dados, foi um roteiro de entrevista semiestruturado com questões abertas. Os dados, foram organizados e categorizados segundo análise de conteúdo de Bardin (2011, p. 47), visando desvendar a prática pedagógica dos sujeitos da pesquisa e deste modo perceber como acontece o ensino/aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, os resultados demonstraram que a maioria dos professores possui dificuldades com a implementação de prática pedagógica inclusiva e os principais aspectos foram: as deficiências em sua formação acadêmica, a necessidade de capacitação, formação continuada e a consolidação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas. Conclui-se que, frente às necessidades educacionais especiais de cada aluno, o processo de inclusão escolar é um desafio contínuo o Instituto Federal Goiano – Campus Campos Belos Goiás que, segundo os relatos analisados, tem buscado adequar-se neste processo educacional inclusivo, contudo, persiste o reconhecimento através das concepções dos professores de que ainda é preciso avançar para aprimorar e efetivar um atendimento inclusivo à comunidade escolar. |
Abstract: | The present work aimed to understand the teaching concepts that guide the pedagogical practice of teachers who work with students with special educational needs at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Campus Campos Belos, in the State of Goiás. We used as a basis the authors Mantoan (2003), Sassaki (1998), Beyer (2006) Glat, Pletsch and Fontes (2007), among others, because it is necessary to understand the principles that govern an inclusive school, taking into account the need to rethink the pedagogical practices of everyday school life in order to strengthen inclusion and the development of students with special educational needs. In the methodological approach, it carried out This was a descriptive study with a qualitative approach and included the following research subjects: eight teachers who worked with students with special educational needs. As a data collection instrument, a semi-structured interview guide with open questions was used. The data were organized and categorized according to Bardin's content analysis. Aiming to uncover the pedagogical practice of the participants and thus understand how the teaching/learning of students with special educational needs happens. Thus, the results demonstrated that the majority of teachers have difficulties with the implementation of inclusive pedagogical practice and the main aspects were deficiencies in their academic training, the need for training, continued training and the consolidation of the Support Center for People with Needs Specific. It is concluded that, given the special educational needs of each student, the school inclusion process is a continuous challenge for any institution. The Instituto Federal Goiano Campus Campos Belos Goiás has sought to adapt to this process, however, recognition persists through the teachers' conceptions that progress is still needed to improve and provide inclusive service to the school community |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19656 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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