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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19659
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O processo de avaliação do ensino-aprendizagem no curso de bacharelado em agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus São João Evangelista |
Other Titles: | The teaching-learning assessment process in the bachelor of agronomy course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - campus São João Evangelista |
Authors: | Santos, Ceci Nunes Paula dos |
Orientador(a): | Paiva, Liz Denize Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Paiva, Liz Denize Carvalho |
Segundo membro da banca: | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Terceiro membro da banca: | Barbosa, Jane Rangel Alves |
Keywords: | Avaliação formativa;Processo ensino-aprendizagem;Bacharelado em Agronomia;Instituto Federal;Campus São João Evangelista;Formative assessment;Teaching-learning process;Bachelor of Agronomy course |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 31-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SANTOS, Ceci Nunes Paula dos. O processo de avaliação do ensino-aprendizagem no curso de bacharelado em agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus São João Evangelista. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | Um dos assuntos mais discutidos na área da educação tem sido a avaliação. Sobre essa temática, discute-se desde questões filosóficas sobre metodologias avaliativas a técnicas de elaboração de questões e de teoria de resposta ao item. As discussões perpassam ainda pelo desejo de encontrar um melhor caminho entre atribuir uma nota para fins de registro e orientar o estudante em seu caminho de aprendizagem através dos resultados da avaliação. Esta pesquisa trata dessas questões e pretende contribuir com outras discussões. Para atender a essa expectativa, foi realizado o estudo ora apresentado, que se concretizou por meio da pesquisa acerca do processo de avaliação do ensino-aprendizagem do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus São João Evangelista. A primeira parte foi promovida mediante pesquisas bibliográfica, documental e exploratória que criou a base conceitual do tema, tendo em vista os aspectos pedagógicos, culturais, identitários e institucionais presentes no cotidiano educacional. A estruturação da pesquisa foi fundamentada em bases teóricas referenciadas em Luckesi (2006), Melchior (2002), Libâneo (1985) e Saul (1999), que fazem uma análise da forma como a avaliação ocorre nas salas de aula e de Jussara Hoffmann (2010) com suas contribuições sobre avaliação formativa, além de outros autores. A segunda parte concentrou-se na aplicação de um questionário semiestruturado aos professores do curso de Agronomia e na análise de seus dados realizada por intermédio da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2022) e Franco (2021). Os resultados obtidos na pesquisa exploratória contribuíram com os estudos da temática da avaliação que, apesar de estudada e discutida ao longo do tempo, sua práxis apresenta um desafio para o corpo docente, para a gestão e para os discentes em meio à contemporaneidade. Esses resultados demonstraram que, embora os professores utilizem instrumentos avaliativos culturalmente identificados com a avaliação classificatória, como a prova, os relatos apresentados no questionário e na análise documental evidenciaram ações relacionadas a instrumentos diversificados que se aproximam da avaliação formativa, privilegiando o diálogo, a observação e a aprendizagem significativa. Ressaltamos ainda, que a formação inicial se fortalece por meio da formação continuada e da partilha de conhecimentos que se ressignificam permanentemente. |
Abstract: | One of the most discussed subjects in the field of education has been assessment. On this subject, philosophical questions about evaluation methodologies are discussed, as well as techniques for developing questions and item response theory. The discussions also go through the desire to find a better way between assigning a grade for registration purposes and guiding the student in his learning path through the results of the evaluation. This research addresses these issues and aims to contribute to further discussions. In order to meet this expectation, the study presented here was carried out, which materialized through research on the teaching- learning evaluation process of the Bachelor of Agronomy course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - São João Evangelista campus. The first part was promoted through bibliographic, documentary and exploratory research that created the conceptual basis of the theme, in view of the pedagogical, cultural, identity and institutional aspects present in the educational daily life. The structuring of the research was based on theoretical bases referenced in Luckesi (2006), Melchior (2002), Libâneo (1985) and Saul (1999), who analyze the way evaluation occurs in classrooms and Jussara Hoffmann (2010) with their contributions on formative evaluation, as well as other authors. The second part focused on the application of a semi-structured questionnaire to the teachers of the Agronomy course and the analysis of their data carried out through Content Analysis, according to Bardin (2022) and Franco (2021). The results obtained in the exploratory research contributed to the studies of the evaluation theme that, although studied and discussed over time, its praxis presents a challenge for the teaching staff, for the management and for the students in the midst of contemporaneity. These results showed that, although teachers use evaluation instruments culturally identified with classificatory evaluation, such as the test, the reports presented in the questionnaire and in the documentary analysis showed actions related to diversified instruments that approach formative evaluation, favoring dialogue, observation and meaningful learning. We also emphasize that initial training is strengthened through continuing training and the sharing of knowledge that is permanently resignified. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19659 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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