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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19670
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Programa de Auxílios da Assistência Estudantil da UFRRJ: um estudo a partir da trajetória acadêmica dos discentes bolsistas |
Other Titles: | UFRRJ Student Assistance Grant Program: a study based on the academic trajectory of scholarship students |
Authors: | Peron, Juliana Pinto |
Orientador(a): | Rabelo, Amanda Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Rabelo, Amanda Oliveira |
Segundo membro da banca: | Cruz, Andreia Gomes da |
Terceiro membro da banca: | Heringer, Rosana Rodrigues |
Keywords: | Assistência Estudantil;PNAES;Avaliação;Discentes;Student Assistance;Assessment;Students |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-Apr-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | PERON, Juliana Pinto. Programa de Auxílios da Assistência Estudantil da UFRRJ: um estudo a partir da trajetória acadêmica dos discentes bolsistas. 2024. 102 fg. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo central avaliar os auxílios pecuniários e o não pecuniário (alimentação) do Programa de Auxílios da Assistência Estudantil (PAAE) dos três campi (Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios) da UFRRJ segundo a trajetória acadêmica dos discentes beneficiários do Programa, relacionando a quantidade de discentes que concluíram o curso de graduação, a quantidade de discentes que desistiram do mesmo e os motivos de desligamento registrados no sistema da Universidade e nos documentos relativos ao tema no período de 2017 a 2020. Neste sentido, teve como objetivos específicos: mapear e caracterizar o perfil socioeconômico dos discentes atendidos pelo PAAE da UFRRJ; analisar a quantidade de discentes que concluíram o curso de graduação e a quantidade de discentes que desistiram do mesmo e que eram beneficiários do PAAE; examinar os motivos de desligamento dos discentes do PAAE bem como os motivos alegados por eles, no SIGAA, para o trancamento e/ou evasão do curso; compartilhar os resultados dessa pesquisa a fim de motivar a elaboração de um sistema de avaliação e monitoramento permanentes do PAAE da UFRRJ. Como instrumento de coleta de dados de uma pesquisa de abordagem mista e buscando uma aproximação maior do objeto por meio da pesquisa exploratória, utilizamos relatórios de gestão, editais, atendimentos individuais realizados pela equipe de Serviço Social, lista de discentes contemplados com os auxílios e os desligados. Realizamos pesquisa bibliográfica através da análise de periódicos, publicações e artigos disponíveis sobre os Programas de Auxílios da Assistência Estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior – IFEs. Elaboramos uma revisão bibliográfica sistemática afim de possibilitar uma aproximação mais densa ao tema. Por fim, concluímos que o PAAE alcança seu objetivo principal, ainda que, se ressalte a necessidade de melhorar as ações; a UFRRJ carece de um sistema para registro de informações efetivo e que consiga integrar todas áreas desde as Pró-reitorias até mesmo os campi; faz-se necessário elaborar um modelo de avaliação e monitoramento do PAAE (ainda que se pontue o quantitativo irrisório de profissionais lotados na PROAES); em relação ao PAAE, é fundamental que seja criado um canal de comunicação entre a PROAES e os discentes para que se possa compreender melhor as reais necessidades deles e assim, reformular, no que for possível, o Programa; e por fim, a relevância de se compreender a importância da assistência estudantil enquanto uma política de democratização da educação e que, portanto, carece de ampliação dos recursos para realizar as ações previstas no PNAES. |
Abstract: | The main objective of this study was to evaluate the pecuniary and non-pecuniary aid (food) from the Student Assistance Aid Program (PAAE) of the three campuses (Seropédica, Nova Iguaçu and Três Rios) of UFRRJ according to the academic trajectory of the students who benefited from the Program, relating the number of students who completed the undergraduate course, the number of students who dropped out and the reasons for dismissal registered in the University system and in documents related to the topic in the period from 2017 to 2020. In this sense, it had the following specific objectives: map and characterize the socioeconomic profile of students served by the PAAE at UFRRJ; analyze the number of students who completed the undergraduate course and the number of students who dropped out and who were beneficiaries of the PAAE; examine the reasons for students leaving PAAE as well as the reasons given by them, in SIGAA, for withdrawing from the course and/or dropping out of the course; share the results of this research in order to motivate the development of a permanent evaluation and monitoring system for the UFRRJ PAAE. As a data collection instrument for a mixed approach research and seeking a closer approximation of the object through exploratory research, we used management reports, notices, individual consultations carried out by the Social Service team, a list of students receiving aid and switched off. We carried out bibliographical research through the analysis of periodicals, publications and articles available on the Student Assistance Assistance Programs of Federal Higher Education Institutions – IFEs. We prepared a systematic bibliographic review in order to provide a more in-depth approach to the topic. Finally, we conclude that the PAAE achieves its main objective, although the need to improve actions is highlighted; UFRRJ lacks an effective information recording system that can integrate all areas, from the Pro-Rectors to the campuses; it is necessary to develop a model for evaluating and monitoring the PAAE (despite the negligible number of professionals working at PROAES); in relation to the PAAE, it is essential that a communication channel is created between PROAES and the students so that they can better understand their real needs and thus, reformulate, as far as possible, the Program; and finally, the relevance of understanding the importance of student assistance as a policy for the democratization of education and which, therefore, requires expanding resources to carry out the actions foreseen in the PNAES. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19670 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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