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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19682
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Funções executivas e Síndrome de Burnout em universitários |
Other Titles: | Executive functions and Burnout Syndrome in university students |
Authors: | Castro, Larissa Pinheiro de |
Orientador(a): | Pires, Emmy Uehara |
Primeiro membro da banca: | Pires, Emmy Uehara |
Segundo membro da banca: | Souza, Wanderson Fernandes de |
Terceiro membro da banca: | Norte, Carlos Eduardo Lourenço dos Santos |
Keywords: | Universitários;Síndrome de Burnout;Funções Executivas;Burnout Syndrome;Executive Functions;University students |
Área(s) do CNPq: | Psicologia Psicologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | CASTRO, Larissa Pinheiro de. Funções executivas e Síndrome de Burnout em universitários. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | A vida universitária pode ser uma fonte de estresse e esgotamento, que também pode levar ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout. O esgotamento se manifesta nos estudantes através de três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Eficácia profissional. Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho das Funções Executivas de universitários e sua associação com a Síndrome de Burnout em duas etapas. O estudo I consiste em uma revisão sistemática que discute os resultados publicados nos últimos 10 anos de estudos que avaliam o Burnout e desempenho cognitivo e executivo em estudantes, disponibilizados nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs. Foram selecionados 8 estudos baseado nos critérios do protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses). Os resultados apontaram que os indivíduos com Burnout apresentam mais queixas subjetivas e nas medidas de autorrelato, com prejuízos associados às funções de regulação emocional e de autocontrole. Apenas dois estudos relataram déficits cognitivos na memória de trabalho, atenção sustentada, na inibição de respostas, no controle de interferências e habilidade de resolução de problemas. Devido as diferenças metodológicas e variabilidade nos resultados, não ficou claro os efeitos do esgotamento nos universitários. Sendo assim, o estudo II buscou analisar o nível de sintomas da Síndrome de Burnout e Ansiedade, Depressão e Estresse em universitários e sua associação com as Funções Executivas. Participaram 156 universitários matriculados em universidades do Rio de Janeiro, com idades acima de 18 anos. Para mensurar estas variáveis, foram utilizados o Maslach Burnout Inventory (MBI-SS), a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e para as FE, a Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS). Foi encontrado níveis elevados de Exaustão Emocional e Despersonalização e baixo de Eficácia profissional, além de sintomas elevados de Ansiedade. Houve diferença significativa entre as médias dos alunos com e sem Burnout e também correlação moderada nas variáveis do MBI-SS, escores da BDEFS e índice de sintomas disexecutivos. Assim, os achados serão relevantes para a compreensão das alterações executivas relacionados ao esgotamento e novas possibilidades a serem adotadas para o gerenciamento do estresse no contexto acadêmico. |
Abstract: | University life can be a source of stress and exhaustion, which can also lead to the development of Burnout Syndrome. Exhaustion manifests itself in students through three dimensions: Emotional Exhaustion, Depersonalization and Personal Efficacy. This study aimed to investigate the performance of Executive Functions in university students and its association with Burnout Syndrome in two stages. Study I consists of a systematic review that discusses the results published in the last 10 years of studies that evaluate Burnout and cognitive and executive performance in students, available in the PubMed, Scielo and Lilacs databases. Eight studies were selected based on the criteria of the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses) protocol. The results showed that individuals with Burnout present more subjective complaints and in self-report measures, with losses associated with emotional regulation and self-control functions. Only two studies reported cognitive deficits in working memory, sustained attention, response inhibition, interference control and problem-solving skills. Due to methodological differences and variability in results, the effects of burnout on college students are unclear. Therefore, study II sought to analyze the level of symptoms of Burnout Syndrome and Anxiety, Depression and Stress in university students and their association with Executive Functions. 156 university students enrolled in universities in Rio de Janeiro participated, aged over 18 years. To measure these variables, the Maslach Burnout Inventory (MBI-SS), the Depression, Anxiety and Stress Scale and for EF, the Barkley Executive Dysfunction Rating Scale (BDEFS) were used. High levels of Emotional Exhaustion and Depersonalization and low Personal Efficacy were found, in addition to high Anxiety symptoms. There was a significant difference between the means of students with and without Burnout and also a moderate correlation in the MBI-SS variables, BDEFS scores and dysexecutive symptoms index. Thus, the findings will be relevant for understanding executive changes related to burnout and new possibilities to be adopted for stress management in the academic context. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19682 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
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