Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19684
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto “Plano de ações para o IFAM campus Manacapuru para o programa de educação de jovens e adultos”
Título(s) alternativo(s): Project “Action plan for the IFAM campus Manacapuru for the youth and adult education program”
Autor(es): Ramirez, Cristiane do Nascimento
Orientador(a): Toda, Favio Akiyoshi
Primeiro coorientador: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Segundo membro da banca: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
Terceiro membro da banca: Rocha, Saulo Barroso
Palavras-chave: clima organizacional;inovação;evasão;EJA-Integrada/EPT;organizational climate;innovation;evasion
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 3-Mai-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: RAMIREZ, Cristiane do Nascimento. Projeto “Plano de ações para o IFAM campus Manacapuru para o programa de educação de jovens e adultos”. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: A realização da avaliação do clima organizacional, em uma organização, permite que esta tenha analisada e aferida os seus resultados, em busca de uma melhoria em seu produto final. O clima organizacional influencia diretamente na intenção final da organização, permitindo com que ela atinja de forma satisfatória o seu intuito ou chegue a enfrentar problemas em sua trajetória, postergando ou até mesmo não atingindo o esperado em seu plano. O objetivo principal desta pesquisa foi realizar uma análise do clima organizacional escolar referente à oferta da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Profissional Tecnológico do Campus Manacapuru do Instituto Federal do Amazonas, frente à outra instituição escolar, que apontasse êxito na oferta de EJA-Integrada/EPT, diagnosticando e oferecendo propostas que possam contribuir e manter com a boa qualidade do clima organizacional refletindo com a melhoria na permanência e êxito dos alunos do campus Avançado Manacapuru/IFAM. Durante a pesquisa foram realizados alguns levantamentos de dados institucionais, estando estes relacionados à modalidade EJA/EPT, do campus Avançado Manacapuru/IFAM e campus Uruaçu/IFG, onde os mesmos indicavam número de alunos matriculados, cursando, evadidos, titulação de professores, acompanhamento pedagógico, acompanhamentos sociais, a revisão documental das instituições permitiu conhecer mais profundamente sobre o papel e missão de cada uma das instituições participantes. A revisão bibliográfica também foi parte essencial da pesquisa, o que contribuiu ricamente para obtenção dos resultados finais, gerando resultados sobre o clima organizacional, em particular, de organizações escolares, o processo de inovação educacional escolar que também foi abarcado pela pesquisa, a história e percurso do ensino da EJA Integrada a EPT, a evasão da EJA em outros períodos e suas possíveis causas, entre outras temáticas. A construção, adaptação e realização de uma entrevista semiestruturada onde foi utilizado as Escalas de Siegel (1978), qual a própria busca identificar e analisar cinco dimensões do clima organizacional, quais estão diretamente ligadas ao possível sucesso de uma organização, são elas: consistência, liderança, normas, posse e desenvolvimento contínuo. O instrumento de coleta de dados para as entrevistas se baseou na escala SSSI (Siegel Scale of Support for Innovation) desenvolvida por Siegel e Kaemmerer (1978). A entrevista foi aplicada em profundidade a gestores, coordenadores e professores da instituição IFAM/ Manacapuru e do Instituto Federal de Goiás (IFG/Campus Uruaçu), sendo este último escolhido por apresentar um nível elevado no processo de formação e alunos de EJA-Integrada/EPT. A pesquisa teve um cunho de abordagem qualitativa. A natureza da pesquisa pode ser definida como pesquisa aplicada. O objetivo da pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa. A pesquisa apresenta como resultado final, o desenvolvimento de um produto tecnológico, denominado “Plano de Ações para o IFAM campus Manacapuru para o programa de educação de jovens e adultos”, de forma que este consiga intervir no cenário de evasão escolar, principalmente na EJA Integrada – EPT. A pesquisa contribui para a identificação do clima organizacional do campus e para a avaliação do cenário da oferta da EJA-Integrada/EPT no campus Manacapuru.
Abstract: Carrying out the evaluation of the organizational climate, in an organization, allows it to have analyzed and measured its results, in search of an improvement in its final product. The organizational climate directly influences the final intention of the organization, allowing it to satisfactorily achieve its purpose or to face problems in its trajectory, postponing or even not reaching the expected in its plan. The main objective of this research was to carry out an analysis of the school organizational climate regarding the offer of Education for Young People and Adults of the Technological Professional Teaching of the Campus Manacapuru of the Federal Institute of Amazonas, compared to another school institution, which pointed to success in the offer of EJA-Integrated /EPT, diagnosing and offering proposals that can contribute and maintain the good quality of the organizational climate, reflecting on the improvement in the permanence and success of the students of the Advanced Manacapuru/IFAM campus. During the research, some surveys of institutional data were carried out, which are related to the EJA/EPT modality, from the Advanced Manacapuru/IFAM campus and Uruaçu/IFG campus, where they indicated the number of students enrolled, studying, dropouts, teacher qualifications, follow-up pedagogical support, social monitoring, document review of the institutions made it possible to learn more deeply about the role and mission of each of the participating institutions. The bibliographic review was also an essential part of the research, which contributed richly to obtaining the final results, generating results on the organizational climate, in particular, of school organizations, the process of school educational innovation that was also covered by the research, the history and course of teaching EJA Integrated to EPT, the evasion of EJA in other periods and its possible causes, among other themes. The construction, adaptation and realization of a semi- structured interview where the Siegel Scales (1978) were used, which itself seeks to identify and analyze five dimensions of the organizational climate, which are directly linked to the possible success of an organization, they are: consistency, leadership, standards, ownership and continuous development. The data collection instrument for the interviews was based on the SSSI scale (Siegel Scale of Support for Innovation) developed by Siegel and Kaemmerer (1978). The interview was applied in depth to managers, coordinators and teachers of the institution IFAM/Manacapuru and the Federal Institute of Goiás (IFG/Campus Uruaçu), the latter being chosen for presenting a high level in the training process and students of EJA- Integrada/ EPT. The research had a qualitative approach. The nature of the research can be defined as applied research. The objective of the research is characterized as descriptive and exploratory with a qualitative approach. The research presents, as a final result, the development of a technological product, called "Action Plan for the IFAM campus Manacapuru for the youth and adult education program", so that it can intervene in the scenario of school dropout, mainly in EJA Integrated – EPT. The research contributes to the identification of the organizational climate of the campus and to the evaluation of the EJA- Integrated/EPT supply scenario on the Manacapuru campus.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19684
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Cristiane do Nascimento Ramirez.Pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.