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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19686Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Hamada, Cristina Mayumi | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-16T15:37:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-16T15:37:02Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
| dc.identifier.citation | HAMADA, Cristina Mayumi. Construção do conceito de fração: olhares através da dobradura. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19686 | - |
| dc.description.abstract | O estudo dos números racionais no período escolar da Educação Básica é um assunto recorrente em pesquisas por se tratar de um tema do qual permanece a falta de compreensão e assimilação em relação ao conceito de frações. Esta pesquisa pretende realizar uma abordagem pedagógica sobre a construção do conceito de fração através da construção de dois kits utilizando as dobraduras como técnica de Origami e quando necessário recorrer aos mecanismos de desenho geométrico com os instrumentos de ensino. A metodologia empregada na pesquisa se refere ao levantamento bibliográfico, construção e execução de atividades investigativas/exploratórias, nomeada como Design Based Research (DBR) que busca através das interações e compartilhamento uma sequência didática estruturada nas construções dos kits em figuras geométricas quadrado e círculo que foram desenvolvidas com os estudantes para o entendimento da relação parte/todo. As atividades foram realizadas com licenciandos de Matemática de uma Universidade pública da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram utilizados um diário de campo, os encontros registrados em áudios, fotos, e as respostas das fichas com as atividades sobre frações com o uso dos kits.Com estes instrumentos buscou-se analisar e identificar de que forma os licenciandos argumentam e solucionam as circunstâncias propostas sobre o conceito de fração. Com a elaboração de um produto educacional, na plataforma YouTube para postagem de videoaulas que possam auxiliar os professores e outros profissionais envolvidos na área de ensino. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Frações | pt_BR |
| dc.subject | Dobraduras | pt_BR |
| dc.subject | Desenho Geométrico | pt_BR |
| dc.subject | Fractions | pt_BR |
| dc.subject | Folding | pt_BR |
| dc.subject | Geometric Drawing | pt_BR |
| dc.title | Construção do conceito de fração: olhares através da dobradura | pt_BR |
| dc.title.alternative | Construction of the fraction concept: looks through folding | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The study of rational numbers in the school period of Basic Education is a recurrent subject in research because it is a theme that still lacks understanding and assimilation in relation to the concept of fractions. This research intends to carry out a pedagogical approach on the construction of the concept of fraction through the construction of two kits using folding as an origami technique and, when necessary, resorting to geometric design mechanisms with teaching instruments. The methodology used in the research refers to the bibliographical survey, construction and execution of investigative/exploratory activities, named Design Based Research (DBR) that seeks through interactions and sharing a structured didactic sequence in the construction of kits in square and circle geometric figures that were developed with the students to understand the part/whole relationship. The activities were carried out with Mathematics graduates from a public University in Baixada Fluminense in the state of Rio de Janeiro. For data collection, a field diary was used, the meetings recorded in audios, photos, and the answers of the cards with the activities on fractions using the kits. argue and solve the proposed circumstances about the concept of fraction. With the elaboration of an educational product, on the YouTube platform for posting video lessons that can help teachers and other professionals involved in the teaching area. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Kindel, Dora Soraia | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0169-932X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640914548778898 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Kindel, Dora Soraia | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0169-932X | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640914548778898 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pinto, Gisela Maria da Fonseca | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2468-5361 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3263886276740592 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Rosana de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0636003889797190 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4882450371222732 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
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