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dc.contributor.authorCosta, Dairde Rocha dos Santos-
dc.date.accessioned2025-01-16T16:05:24Z-
dc.date.available2025-01-16T16:05:24Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Dairde Rocha dos Santos. Alimentação escolar: política pública e a pandemia de Covid-19 no contexto do IFMG – Campus Governador Valadares. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19687-
dc.description.abstractO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o mais antigo programa social do governo federal, passou por diversas atualizações e ajustes desde a sua concepção na década de 1950. Em 2020, em função da pandemia de Covid-19, a Lei no 11.947/2009, que rege o programa, foi alterada para autorizar a utilização dos seus recursos, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, para a aquisição e a distribuição de gêneros alimentícios aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. A pandemia gerou uma crise sistêmica produzindo consequências não apenas de ordem biomédica e epidemiológica, mas também sociais, econômicas, políticas e culturais, cujos impactos, normalmente, são mais significativos para a população economicamente mais vulnerável. Diante disso, o presente trabalho analisou como a alimentação escolar dos estudantes do IFMG- Campus Governador Valadares foi afetada pela pandemia do covid-19 nos anos de 2020 e 2021. O percurso metodológico para alcançar o objetivo compreendeu a realização de pesquisa bibliográfica sobre os temas das políticas de alimentação no Brasil, o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), a abordagem sistêmica do PNAE e a pandemia de Covid-19, bem como uma pesquisa de campo através de entrevistas junto aos gestores do campus e os membros da comissão local do PNAE. Além disso foram aplicados questionários aos estudantes do IFMG- GV que acessaram o programa nos anos 2020 e 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o PNAE foi de extrema relevância para os estudantes, visto que as externalidades negativas advindas da pandemia acentuaram a vulnerabilidade socioeconômica de muitas famílias além de ter sido um marco para a execução do programa no campus, visto que foi a primeira vez que seria ofertado alimentos aos estudantes que ocorreu através da distribuição de kits alimentos para os familiares dos estudantes, superando desafios e inaugurando novas possibilidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMatriz SWOTpt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectPandemia de covid-19pt_BR
dc.subjectPolítica de Alimentaçãopt_BR
dc.subjectSWOT Matrixpt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subjectFood Policypt_BR
dc.titleAlimentação escolar: política pública e a pandemia de Covid-19 no contexto do IFMG – Campus Governador Valadarespt_BR
dc.title.alternativeSchool meals: public policy and the Covid-19 pandemic in the context of IFMG – Campus Governador Valadaresen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe National School Meal Program (PNAE), the federal government's oldest social program, has undergone several updates and adjustments since its conception in the 1950s. In 2020, due to the Covid-19 pandemic, Law No. 11,947 /2009, which governs the program, was amended to authorize the use of its resources, on an exceptional basis, during the period of suspension of classes due to an emergency situation or public calamity, for the acquisition and distribution of foodstuffs to parents or guardians of students in public basic education schools. The pandemic generated a systemic crisis, producing consequences not only of a biomedical and epidemiological nature, but also social, economic, political and cultural, whose impacts are normally more significant for the most economically vulnerable population. Therefore, the present work analyzed how the school meals of students at IFMG- Campus Governador Valadares were affected by the covid-19 pandemic in the years 2020 and 2021. The methodological path to achieve the objective included carrying out bibliographical research on the topics of food policies in Brazil, the School Food Program (PNAE), the systemic approach of the PNAE and the Covid-19 pandemic, as well as field research through interviews with campus managers and members of the local committee of the PNAE. In addition, questionnaires were applied to IFMG-GV students who accessed the program in 2020 and 2021. The research results showed that the PNAE was extremely relevant for students, given that the negative externalities resulting from the pandemic accentuated the socioeconomic vulnerability of many families, in addition to being a milestone for the implementation of the program on campus, as it was the first time that food would be offered to students, which occurred through the distribution of food kits to students' families, overcoming challenges and opening up new possibilities.en
dc.contributor.advisor1Abboud, ntonio Carlos de Souza-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6054-071Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561pt_BR
dc.contributor.referee1Abboud, Antonio Carlos de Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6054-071Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561pt_BR
dc.contributor.referee2Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266pt_BR
dc.contributor.referee3Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Willerson Custodio da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-1705-8025pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7100345720446348pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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