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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19695
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Narrativas de pescadores e pescadoras como recurso para o ensino de química em uma abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
Other Titles: | Narratives of fishermen and fisherwomen as a resource for the teaching of chemistry in a science, technology, society and environment approach |
Authors: | Freitas, Wiverson Weslley da Silva |
Orientador(a): | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Segundo membro da banca: | Vianna, Márcio de Albuquerque |
Terceiro membro da banca: | Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da |
Keywords: | Ciência;Tecnologia;Sociedade e Ambiente;Ensino de Química;Narrativas;Science;Technology;Society and Environment;Chemistry teaching;Narratives |
Área(s) do CNPq: | Educação Química Química Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Apr-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | FREITAS, Wiverson Weslley da Silva. Narrativas de pescadores e pescadoras como recurso para o ensino de Química em uma abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | O ensino de Ciências em uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA – propõe uma Educação Científica na qual se busca enfatizar as relações cada vez mais intrínsecas e complexas que se criam e se desenvolvem em nossa civilização. As discussões sobre inovação educacional dos currículos de ciências no Brasil têm como principal orientação, analisar as implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. Nesse trabalho defendemos uma proposta que trata a relação entre a abordagem CTSA e o papel da experiência e o saber da experiência presentes nas narrativas de pescadores e pescadoras de uma comunidade pesqueira do Município de Magé/RJ. As narrativas dos pescadores e pescadoras foram problematizadas no espaço escolar em uma turma de Educação de Jovens e Adultos do ensino médio do município do Rio de Janeiro onde novas narrativas foram elaboradas. As narrativas dos estudantes foram integradas ao presente estudo com o objetivo de estudar o potencial das narrativas de uma comunidade pesqueira do Município de Magé/RJ e de estudantes do ensino médio do Município do Rio de Janeiro/RJ para um projeto de ensino fundamentado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Neste trabalho buscamos identificar de que forma as narrativas podem se constituir em um recurso para uma educação científica que dialogue com os demais conhecimentos e elaborar material didático na forma de uma Sequência Didática trazendo os relatos dos pescadores/pescadoras e apresentação/discussão de conceitos relevantes para uma educação científica, com destaque para os conhecimentos de química em uma abordagem CTSA. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foi desenvolvida por meio de fontes empíricas orais/narrativas, textuais (sejam os oficiais ou não) e recursos visuais. O acesso às narrativas dos pescadores e pescadoras se deu através da técnica de entrevista durante atividade desenvolvida no Projeto “Águas da Guanabara: Vivências para a cidadania e desenvolvimento sustentável” com financiamento da FAPERJ através do Edital: E_03/2021 - Programa TCT - Apoio ao Desenvolvimento Setor Agropecuário e da Agroindústria do RJ – 2021. No que tangenciou as fontes textuais, utilizamos publicações científicas, artigos publicados em veículos de comunicação e livros didáticos de química oficiais. As narrativas dos estudantes foram obtidas através dos textos produzidos em suas tarefas e do debate gerado após assistirem o filme “Estrelas além do tempo”. Os discursos produzidos se referem, principalmente, aos problemas ambientais enfrentados pelas diferentes comunidades e a relação desenvolvimento científico-tecnológico e sociedade. A construção e a exploração de saberes e experiências ligadas aos diferentes universos narrativos, sejam esses próximos ou distantes da realidade dos alunos, possibilitaram o diálogo entre os diferentes conteúdos/conhecimentos e uma melhor leitura do mundo. Esses universos narrativos estão tanto na história das ciências, através de livros e filmes de ficção ou não, quanto nas histórias contadas por diferentes narradores, como por exemplo trabalhadores e trabalhadoras de uma comunidade pesqueira, professores e professoras de Química, estudantes de uma comunidade ribeirinha, entre outros diferentes universos. A exploração das narrativas como experiências e saberes da humanidade ajudam a superar o “nefasto conteudismo” que ainda é encontrado no ensino de química. Consideramos que as narrativas se constituem em um material com grande potencial para o diálogo entre os vários conteúdos, por meio da linguagem oral exposta pelos sujeitos da pesquisa. |
Abstract: | Science teaching in a Science, Technology, Society and Environment approach - CTSA – proposes a Scientific Education that seeks to emphasize the increasingly intrinsic and complex relationships that are created and developed in our civilization. The main focus of discussions on educational innovation in science curricula in Brazil is to analyze the social implications of scientific and technological development. In this work we defend a proposal that addresses the relationship between the CTSA approach and the role of experience and knowledge of experience present in the narratives of fishermen and fisherwomen from a fishing community in the Municipality of Magé/RJ. The narratives of fishermen and fisherwomen were problematized in the school space in a high school Youth and Adult Education class in the city of Rio de Janeiro where new narratives were created. The students' narratives were integrated into the present study with the objective of studying the potential of the narratives of a fishing community in the Municipality of Magé/RJ and of high school students in the Municipality of Rio de Janeiro/RJ for a teaching project based on the approach Science, Technology, Society and Environment. In this work we seek to identify how narratives can constitute a resource for scientific education that dialogues with other knowledge and develop teaching material in the form of a Didactic Sequence bringing the reports of fishermen and fisherwomen and presentation/discussion of concepts relevant to a scientific education, with emphasis on knowledge of chemistry in a CTSA approach. The research was qualitative in nature and empirical oral/narrative, textual sources (whether official or not) and visual resources were developed Access to the narratives of fishermen and fisherwomen took place through the interview technique during an activity developed in the Project “Águas da Guanabara: Experiences for citizenship and sustainable development” with funding from FAPERJ through Notice: E_03/2021 - TCT Program - Support for Development of the Agricultural and Agroindustry Sector of RJ – 2021. Regarding textual sources, I used scientific publications, articles published in media outlets and official chemistry textbooks. The students' narratives were obtained through the texts produced in their tasks and the debate generated after watching the film “Stars Beyond Time. The speeches produced mainly refer to environmental problems faced by different communities and the relationship between scientific-technological development and society. The construction and exploration of knowledge and experiences linked to different narrative universes, whether close or distant from the students' reality, enabled dialogue between different content/knowledge and a better reading of the world. These narrative universes are present both in the history of science, through fiction and non-fiction books and films, and in the stories told by different narrators, such as workers from a fishing community, chemistry teachers, students from a riverside community., among other different universes. The exploration of narratives as experiences and knowledge of humanity helps to overcome the “harmful contentism” that is still found in chemistry teaching. We consider that narratives constitute material with great potential for dialogue between the various contents, through language. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19695 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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