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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Infantil do Campo: o caso da Escola Rural do Assentamento São José do Pontal
Other Titles: Rural Early Childhood Education: the case of the Rural School of the São José Do Pontal Settlement
Authors: Benati, Wanessa de Souza
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Bahia, Bruno Cardoso Menezes
Terceiro membro da banca: Silva, Fabiano Guimarães
Keywords: Educação Infantil;Educação do Campo;Práticas Político-Pedagógicas;Culturas Infantis;Early Childhood Education;Rural Education;Political-Pedagogical Practices;Children's Cultures
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 15-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BENATI, Wanessa de Souza. Educação infantil do campo: o caso da Escola Rural do Assentamento São José do Pontal. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as práticas político pedagógicas dos professores de Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José do Pontal e refletir juntamente com a equipe gestora e com os professores perspectivas de constituir outras propostas que respeitem as infâncias do campo buscando compreender como a Educação Infantil do Campo vê e vive as culturas infantis das crianças que residem na zona rural. Conheceremos as práticas pedagógicas, sociais e culturais desenvolvidas com as crianças que integram a Educação Infantil IV e V de uma instituição educacional localizada no Assentamento Pontal dos Buritis, na zona rural do município de Rio Verde - GO. Além disso, o estudo forneceu contexto histórico para compreender a evolução da Educação Infantil do Campo ao longo dos anos. Pretende-se também compreender os principais aspectos que envolvem a Educação Infantil dentro de uma Escola Municipal Rural, com base no Projeto Político- Pedagógico (PPP) e pesquisas bibliográficas em livros, teses, dissertações e artigos científicos, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos, bem como a legislação em vigor. O suporte teórico fundamentou-se em autores como Arenhart (2007), Arroyo (2004), Barbosa (2007, 2012, 2013 e 2014), Bicalho (2017), Caldart (2002, 2008, 2012), Corsaro (2011), Freire (2001), Paludo (2011), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, incluindo-se também análise documental e pesquisa bibliográfica. O tratamento dos dados produzidos deu-se por meio do procedimento metodológico da Triangulação (YIN, 2015) e para fins de seleção e organização dos materiais recolhidos, serão utilizadas às contribuições da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Essa dissertação buscou contribuir para a compreensão da Educação Infantil do Campo sempre considerando as práticas pedagógicas desta etapa e as culturas infantis únicas das crianças que não são apenas geográficas, considerando a oportunidade que oferecem na construção de identidades.
Abstract: This research was carried out with the aim of investigating the political pedagogical practices of Early Childhood Education teachers at Escola Municipal de Ensino Fundamental São José do Pontal and reflecting together with the management team and teachers on the perspectives of constituting other proposals that respect rural childhoods. and seeking to understand how Rural Early Childhood Education sees and lives the childhood cultures of children who live in rural areas. We will learn about the pedagogical, social and cultural practices developed with children who are part of early childhood education IV and V at an educational institution located in the Pontal dos Buritis Settlement, in the rural area of the municipality of Rio Verde-GO. Furthermore, the study provided historical context to understand the evolution of Rural Early Childhood Education over the years. It is also intended to understand the main aspects involving Early Childhood Education within a Rural Municipal School, based on the Political- Pedagogical Project (PPP) and bibliographical research in books, theses, dissertations and scientific articles, in order to substantiate the theoretical elements and historical records, as well as current legislation. The theoretical support was based on authors such as Arenhart (2007), Arroyo (2004), Barbosa (2007, 2012, 2013 and 2014), Bicalho (2017), Caldart (2002, 2008, 2012), Corsaro (2011), Freire (2001), Paludo (2011), among others. This is field research with a qualitative approach of an exploratory-descriptive nature, also including documentary analysis and bibliographical research. The data produced was processed using the Triangulation methodological procedure (YIN, 2015) and for the purposes of selecting and organizing the materials collected, the contributions from the Content Analysis proposed by Laurence Bardin will be used. This dissertation sought to contribute to the understanding of Early Childhood Education in the countryside, always considering the pedagogical practices of this stage and the children's unique childhood cultures. that are not just geographic, considering the opportunity they offer in the construction of identities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19698
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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