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Tipo do documento: Dissertação
Title: Implicações do SAEB no trabalho docente da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ
Other Titles: Implications of SAEB in the teaching work of the Municipal Education Network of Duque de Caxias/RJ
Authors: Souza, Viviana da Silva Gmach
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, José dos Santos
Segundo membro da banca: Figueiredo, Bruno de Oliveira
Terceiro membro da banca: Macedo, Jussara Marques de
Keywords: Política Educacional;Avaliação Externa;Avaliação em Larga Escala;Avaliação Educacional;Trabalho docente;SAEB;Educational Politics;External Assessment;Large-Scale Assessment;Educational Assessment;Teaching Work
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SOUZA, Viviana da Silva Gmach. Implicações do SAEB no trabalho docente da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ. 2024, 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: Em virtude da hegemonia neoliberal, a gestão pública vem sofrendo profundas reformas gerenciais, especialmente a proliferação de estratégias de accountability que demandam a implementação de políticas de avaliação em larga escala para medir o desempenho de instituições públicas na prestação de serviços sociais. Estas reformas visam garantir o enxugamento e a flexibilização do serviço público numa perspectiva mercantil. Estas reformas atingem a gestão educacional, promovendo mudanças no currículo, no método de ensino e aprendizagem e na gestão administrativa e financeira das Redes de Ensino público. Neta perspectiva, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) implantou um conjunto de avaliações externas que constituem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Diante desta realidade, levanta-se a hipótese de que a avaliação educacional em larga escala desenvolvida pelo SAEB implica considerável perda de autonomia dos docentes no planejamento, execução e avaliação de seu trabalho pedagógico. A partir desta hipótese, elegeu-se como objeto de análise a experiência do SAEB na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ (RMEDC). O objetivo é explicar de que forma as avaliações do SAEB determinam a perda de autonomia docente na RMEDC. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem referenciada no materialismo histórico-dialético, de análise explicativa que, em virtude dos instrumentos de coleta de dados utilizados, pode ser classificada como um levantamento, embora também se utilize de fontes bibliográficas primárias e secundárias. Toma-se como amostra aleatória um conjunto de quatro unidades de ensino da RMEDC, uma de cada um dos quatro distritos municipais, tomando como único critério de escolha aquela unidade de ensino com maior número de matrículas de cada distrito. Verificou-se que, com o argumento de atingir melhor desempenho no sistema avaliativo do SAEB e, consequentemente, atingir as metas de obtenção de melhor desempenho no IDEB, a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ (SMEDC) implementou um plano executivo de avaliação da educação municipal. Este plano propõe estratégias metodológicas para o trabalho docente na RMEDC orientadas por uma perspectiva neotecnicista. Embora os docentes investigados evidenciem implicações da avaliação do SAEB em seu trabalho, não foi percebida qualquer iniciativa contra-hegemônica com potencial de resistência ou de articulação política da parte deles. Também não se percebeu da parte dos docentes investigados a real compreensão dos mecanismos de disputa que duelam no cotidiano escolar da RMEDC, tampouco qualquer percepção desta realidade como a materialidade da ofensiva do capital no campo educacional para garantir a formação de trabalhadores/cidadãos de novo tipo e, assim, atender às demandas do modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital. Conclui-se que a avaliação desenvolvida pelo SAEB implica perda de autonomia dos docentes no planejamento, execução e avaliação de seu trabalho pedagógico. Isto se dá por meio da despolitização característica do modelo de gestão gerencialista e da pedagogia política do capital inerente a ele. Isto garante a conformação ética e moral dos docentes, assegurando o consentimento ativo e passivo dos sujeitos investigados. Assim, os docentes conduzem seu trabalho pedagógico sem autonomia, de modo a acatar diretrizes e orientações estabelecidas pela SMEDC sem consciência crítica das implicações sociopolíticas delas, o que os caracteriza uma postura profissional heterônoma.
Abstract: Due to neoliberal hegemony, public management has undergone profound management reforms, especially the proliferation of accountability strategies that require the implementation of large-scale evaluation policies to measure the performance of public institutions in the provision of social services. These reforms aim to ensure the downsizing and flexibility of the public service from a commercial perspective. These reforms affect educational management, promoting changes in the curriculum, teaching and learning methods and administrative and financial management of public education networks. From this perspective, the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) implemented a set of external assessments that constitute the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Given this reality, the hypothesis is raised that the large-scale educational evaluation developed by SAEB implies a considerable loss of autonomy for teachers in the planning, execution, and evaluation of their pedagogical work. Based on this hypothesis, the SAEB experience in the Municipal Education Network of Duque de Caxias/RJ (RMEDC) was chosen as the object of analysis. The objective is to explain how SAEB evaluations determine the loss of teaching autonomy at RMEDC. This is research of a basic nature, with an approach based on historical-dialectical materialism, with an explanatory analysis that, due to the data collection instruments used, can be classified as a survey, although it also uses primary and bibliographical sources. secondary. A set of four RMEDC teaching units is taken as a random sample, one from each of the four municipal districts, taking as the only criterion for choosing the teaching unit with the highest number of enrollments in each district. It was found that, with the argument of achieving better performance in the SAEB evaluation system and, consequently, achieving the goals of obtaining better performance in IDEB, the Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ (SMEDC) implemented an executive plan assessment of municipal education. This plan proposes methodological strategies for teaching work at RMEDC guided by a neo technicist perspective. Although the teachers investigated highlighted the implications of the SAEB assessment in their work, no counter-hegemonic initiative was perceived with potential for resistance or political articulation on their part. The teachers investigated also did not perceive a real understanding of the dispute mechanisms that duel in the daily school life at RMEDC, nor any perception of this reality as the materiality of capital's offensive in the educational field to guarantee the formation of new type of workers/citizens. and, thus, meet the demands of the lean and flexible development model of capital. It is concluded that the assessment developed by SAEB implies a loss of autonomy for teachers in the planning, execution, and evaluation of their pedagogical work. This occurs through the depoliticization characteristic of the managerialist governance model and the political pedagogy of capital inherent to it. This guarantees the ethical and moral conformation of teachers, ensuring the active and passive consent of the subjects investigated. Thus, teachers conduct their pedagogical work without autonomy, in order to comply with guidelines and guidelines established by SMEDC without critical awareness of their sociopolitical implications, which characterizes them as having a heteronomous professional stance.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19701
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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