Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCanhaço, Danielle Oliveira da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-17T17:20:45Z-
dc.date.available2025-01-17T17:20:45Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationCANHAÇO, Danielle Oliveira da Silva. Interface morfologia-fonologia na aprendizagem do emprego dos grafemas <l> e <u> em contexto pós-vocálico por meio de jogo digital. 2023. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19710-
dc.description.abstractDentre os aspectos característicos do português brasileiro, destaca-se a diversidade no campo fonético-fonológico, fenômeno que perfaz as diferentes variedades linguísticas representativas de cada região do país. Essa diversidade na língua muitas vezes se reflete na aprendizagem da escrita, de modo que é comum, no momento da alfabetização, a ocorrência de erros ortográficos ocasionados pela falta de correspondência biunívoca entre o sistema de fonemas e o sistema de grafemas. Um dos fenômenos fonético-fonológicos que afeta a aprendizagem da grafia padrão no Brasil é a vocalização da consoante lateral /l/ em posição final de sílaba (coda), como em saltar [w] e Brasil [w], que ocorre na fala da maioria dos estados do país (CALLOU; LEITE; MORAES, 2007), inclusive no Rio de Janeiro, onde se desenvolveu a presente pesquisa. Para amenizar questões ortográficas, pode-se lançar mão do componente morfológico da gramática, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Em vista disso, este trabalho tem como objetivos (i) geral: oferecer uma contribuição ao ensino da ortografia, considerando aspectos fonético- fonológicos do PB em interface com a morfologia; (ii) específico: elaborar um jogo, destinado a alunos do Ensino Fundamental I, envolvendo aspectos morfológicos que podem auxiliar no ensino-aprendizagem do emprego dos grafemas <l>e <u> em coda silábica. O jogo digital está organizado em fases que exploram os seguintes aspectos morfológicos: (i) uso categórico de <u> nas flexões verbais de terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo; (ii) plural dos nomes para definir o uso de <l> ou <u> em coda silábica nas formas do singular; (iii) relação entre palavras cognatas (p. ex. ouro/dourado; bolsa/ bolsinha). O produto final apresentado nesta pesquisa pode auxiliar o professor em sala de aula, pois representa a aplicação da gamificação (cf. GONÇALVES et al., 2016) no contexto escolar, podendo ser usado como forma de competição recreativa envolvendo um conteúdo da ortografia ou até mesmo como forma de avaliação, haja vista a pontuação atribuída pelo aplicativo ao usuário no fim do jogo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectConsoante lateralpt_BR
dc.subjectVocalizaçãopt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLateral consonantpt_BR
dc.subjectVocalizationpt_BR
dc.subjectOrthographypt_BR
dc.subjectMorphologypt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleInterface morfologia-fonologia na aprendizagem do emprego dos grafemas <l> e <u> em contexto pós-vocálico por meio de jogo digitalpt_BR
dc.title.alternativeMorphology-phonology interface in learning to use the graphemes <l> and <u> in a post-vocalic context through a digital gameen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherAmong the characteristic aspects of Brazilian Portuguese (BP), diversity in the phonetic-phonological field stands out, a phenomenon that makes up the different linguistic varieties representative of each region of the country. This diversity in the language is often reflected in the learning of writing, so that it is common, at the time of literacy, the occurrence of spelling deviations caused by the lack of one-to-one correspondence between the phoneme system and the grapheme system. One of the phonetic-phonological phenomena that affects the learning of the standard spelling in Brazil is the vocalization of the lateral consonant /l/ in final syllable position (coda), as in “saltar” [w] and “Brasil” [w], which occurs in the speech of most states in the country (CALLOU; LEITE; MORAES, 2007), including Rio de Janeiro, where this research was developed. To solve spelling issues, the morphological component of grammar can be used, as guided by the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) and the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017). In view of this, this work has the following objectives (i) general: to offer a contribution to the teaching of spelling, considering phonetic-phonological aspects of BP in interface with morphology; (ii) specific: develop a game, aimed at Elementary School I students, involving morphological aspects that can help in the teaching-learning of the use of the graphemes <l> and <u> in syllabic coda. The developed digital game is organized into phases that explore the following morphological aspects: (i) categorical use of in third-person verbal inflections of the simple past tense of the indicative; (ii) plural of nouns to define the use of <l> or <u> in syllabic coda in singular forms; (iii) relationship between cognate words (eg. “ouro”/”dourado”; “bolsa”/”bolsinha”). The final product presented in this research can help the teacher in the classroom, as it represents the application of gamification (GONÇALVES et al., 2016 ) in the school context, and can be used as a form of recreational competition involving spelling content or even as a form of evaluation, given the score assigned by the application to the user at the end of the game.en
dc.contributor.advisor1Freire, Gilson Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Gilson Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Mônica de Toledo Piza Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647934166928603pt_BR
dc.contributor.referee3Roberto, Tania Mikaela Garcia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6339-7602pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443925493118861pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745665549271706pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus. (orgs). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016. BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 48. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 30 abr. 2022. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. 2. ed. Brasília,1998. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 25 abr. 2022. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38. ed. rev, ampl. e atual. Conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. BISOL, Leda. O ditongo na perspectiva da fonologia atual. D.E.L.T.A, v. 5, n. 2, p. 185-224, 1989. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009. CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação à Fonética e à Fonologia. 4. ed. rev. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne; MORAES, João. A. O /l/ em posição de coda silábica: confrontando variedades. Anais do XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa: APL, 2007. p. 423-430.. CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970. CHOMSKY, N.; HALLE, M. The sound pattern of English. New Youk: Harper and Row, 1968. CHOMSKY, N. Remarks on Nominalization. In: JACOBS, R. and ROSENBAUM, P. (eds.). Readings in English Transformational Grammar. Ginn, Waltham: MA, 184- 221, 1970. COLLISCHONN, Gisela e QUEDNAU, Laura Rosane. Variantes da lateral pós- vocálica na região sul: o papel das variáveis linguísticas envolvidas. Anais do 8o encontro do CELSUL. Porto Alegre: EDUCAT, 2008. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CELSUL_VIII/variantes_da_lateral_ pos_vocalica.pdf . Acesso em: 28 jul. 2022. p.1-12. COSTA, Cristine Ferreira. Fonologia lexical e controvérsia neogramática: análise das regras de monotongação de /ow/ e vocalização do /l/ no PB. 2003. Dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Letras – Estudos da 65 Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017 [1985]. DRUMOND, Kelly. Gamificação da Educação Básica. Somos Educação, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.somoseducacao.com.br/gamificacao-na- educacao-basica/. Acesso em: 12 dez. 2022. FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008. FREIRE, Gilson Costa. Norma-padrão, norma gramatical e norma culta no Brasil: convergências, divergências e implicações para o ensino da escrita. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 659-680, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32219. Acesso em: 27 set. 2022. GONÇALVES, Carlos Alexandre V. Interface Morfologia-Fonologia: Teorias, Abordagens e Temas. Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Língua em uso. n. 47, Niterói: Instituto de Letras UFF 2013, p. 333-355. GONÇALVES, Leila L. et al. Gamificação na Educação: um modelo conceitual de apoio ao planejamento em uma proposta pedagógica. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na educação. Criciúma, p.1305-1310, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1305. Acesso em: 15 jan. 2023. HAHN-NONNENMACHER, Laura Helena. Vocalização e velarização de /l/ em coda: o papel da diacronia na estruturação da gramática a partir da análise do Português Brasileiro. 2019. Tese (Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. HALLE, M. Prolegomena to theory of word formation. Linguistic Inquiry, 4, 3-16, 1973. HORA, Demerval da, PEDROSA, Juliene L. R.; CARDOSO,Walcir. Status da consoante pós-vocálica no português brasileiro: coda ou onset com núcleo preenchido foneticamente? Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n 1, 2010, p.71-79. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/6860/4992/. Acesso em: 07 out. 2022. KLOCK, Ana Carolina Tomé; CUNHA, Luís Felipe da; GASPARINI, Isabela. Um modelo conceitual para a gamificação de ambientes virtuais de aprendizagem. Renote novas tecnologias na educação.vol. 13, n. 1. Porto Alegre: UFRGS. 2015, p. 1-10. LAMPRECHT, Regina Ritter et al Aquisição Fonológica do português. Porto Alegre: ABDR, 2004. 66 LEE, Seung Hwa. Morfologia e fonologia lexical do português do Brasil. 1995. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. MARTINS, Rosemari Lorenz; LIMA, Bruna Melo de. Influências da vocalização da lateral /l/ na escrita de alunos do 3o e 4o ano do Ensino Fundamental. Caligrama: Revista de Estudos Românicos. Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p.41-56, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/14067. Acesso em: 30 ago. 2022. MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Um estudo sobre a natureza dos erros (orto)gráficos produzidos por crianças dos anos iniciais. Educ. rev. - Dossiê alfabetização e letramento no campo educacional, v. 36. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Z3trLgDyBBZWB466FLHFXtz/?lang=pt Acesso em: 20 out. 2022. MOTA, Maria Antónia. Morfologia nas interfaces. In: MARTINS, Ana Maria; CARRILHO, Ernestina (orgs). Manual de linguística portuguesa (MRL 16). Berlin/Boston: De Gruyter, 2016. ROBERTO, Tania Mikaela Garcia. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 49. ed. rev. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017 [1972]. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 25.ed. São Paulo: Cultrix, 1999 [1916]. SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia Prático de Alfabetização: baseado em princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003. SEIXAS, Luma da Rocha et al. Gamificação como estratégia no engajamento de estudantes do ensino fundamental. Anais eletrônicos do CBIE. Mato Grosso do Sul, 2014, p.559-568. SILVA, André Pedro da; GALINDO, Yasmin Maria Macedo Torres. Vocalização da lateral /l/: um estudo acerca da sua manifestação nas séries iniciais em sujeitos do ensino particular. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7 (2), p. 394-413, ago/dez 2017. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/837. Acesso em: 30 ago. 2022. SILVA, Thaïs Cristófaro et al. Dicionário de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2011. SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2013. 67 WEINREICH, Uriel.; LABOV Wiliam.; HERZOG, Marvin. Empirical Foundations for a Theory of Language Change. In: LEHMANN, W. P.; MALKYED, M. (ed.). Directions for historicallinguistics. Austin: University of Texas Press, 1968, p. 95-195. WIEDEMER, Marcos Luiz. Introdução aos conceitos básicos da sociolinguística. Cadernos do CNLF, Livro de Minicursos, v. 13, n. 3. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2009. p. 129-140.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Danielle Oliveira da Silva Canhaço.pdf3.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.