Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraujo, Rafael Abreu de-
dc.date.accessioned2025-01-17T19:15:15Z-
dc.date.available2025-01-17T19:15:15Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationARAUJO, Rafael Abreu de. Rio, pontes e ancestrais: vozes indígenas e o ensino de História na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19715-
dc.description.abstractO trabalho resulta de uma pesquisa de cunho colaborativo, tendo como participantes indígenas de diferentes etnias que vivem em situação urbana e estudantes de um CIEP da periferia do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada visando priorizar o Ensino de História e Cultura Indígena na educação básica, procurando caminhos para fazer valer a lei 11.645/08, com a perspectiva de romper padrões colonizados de educação e estereótipos acerca dos povos originários. Através da colaboração coletiva entre todos os envolvidos, criamos as condições no espaço institucional da escola para que histórias indígenas fossem apresentadas em sua própria voz. O objetivo foi construir possibilidades de diálogos pedagógicos decoloniais para uma consciência da diversidade dos mais de 300 povos que habitam o Brasil, rompendo com generalizações, estigmas e estereótipos. Defendemos que essa aproximação entre indígenas, estudantes e educadores promove uma experiência de encontros dialógicos e pode produzir um aumento significativo de consciência histórica, com ampliação do autoconhecimento identitário e indicações de formas de agir em favor dos povos indígenas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória Indígenapt_BR
dc.subjectEducação Decolonialpt_BR
dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
dc.subjectIdentidades Pluraispt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Indigenous Historypt_BR
dc.subjectDecolonial Educationpt_BR
dc.subjectLaw 11.645/08pt_BR
dc.subjectPlural Identitiespt_BR
dc.titleRio, pontes e ancestrais: vozes indígenas e o ensino de História na Zona Oeste do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeRio, bridges and ancestors: indigenous voices and the teaching of History in the West Zone of Rio de Janeiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper is the result of a collaborative study involving indigenous people from different ethnic groups living in urban areas and students from a CIEP on the outskirts of Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). The research was carried out with the aim of problematizing the teaching of Indigenous History and Culture in basic education, looking for ways to enforce Law 11.645/08, with a view to breaking colonized patterns of education and stereotypes about indigenous peoples. Through collective collaboration between all those involved, we created the conditions in institutional spaces for indigenous people to be their own voice in the classroom. The aim was to build possibilities for decolonial pedagogical dialogues and an awareness of the diversity of the more than 300 peoples who inhabit Brazil, breaking with generalizations. This rapprochement between indigenous people, students and educators, in an organic way, will produce a significant increase in historical and identity awareness after the experience of these dialogical encounters.en
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Coutinho, Maria Angelica da Gama Cabral-
dc.contributor.referee3Evaristo, Rosinere-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295993859625247pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Rafael Abreu de Araujo.Pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.