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Tipo do documento: Dissertação
Título: Rio, pontes e ancestrais: vozes indígenas e o ensino de História na Zona Oeste do Rio de Janeiro
Otros títulos: Rio, bridges and ancestors: indigenous voices and the teaching of History in the West Zone of Rio de Janeiro
Autor: Araujo, Rafael Abreu de
Orientador(a): Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Coutinho, Maria Angelica da Gama Cabral
Terceiro membro da banca: Evaristo, Rosinere
Palabras clave: Ensino de História;História Indígena;Educação Decolonial;Lei 11.645/08;Identidades Plurais;History Teaching;Teaching Indigenous History;Decolonial Education;Law 11.645/08;Plural Identities
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 28-feb-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citación: ARAUJO, Rafael Abreu de. Rio, pontes e ancestrais: vozes indígenas e o ensino de História na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumen: O trabalho resulta de uma pesquisa de cunho colaborativo, tendo como participantes indígenas de diferentes etnias que vivem em situação urbana e estudantes de um CIEP da periferia do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada visando priorizar o Ensino de História e Cultura Indígena na educação básica, procurando caminhos para fazer valer a lei 11.645/08, com a perspectiva de romper padrões colonizados de educação e estereótipos acerca dos povos originários. Através da colaboração coletiva entre todos os envolvidos, criamos as condições no espaço institucional da escola para que histórias indígenas fossem apresentadas em sua própria voz. O objetivo foi construir possibilidades de diálogos pedagógicos decoloniais para uma consciência da diversidade dos mais de 300 povos que habitam o Brasil, rompendo com generalizações, estigmas e estereótipos. Defendemos que essa aproximação entre indígenas, estudantes e educadores promove uma experiência de encontros dialógicos e pode produzir um aumento significativo de consciência histórica, com ampliação do autoconhecimento identitário e indicações de formas de agir em favor dos povos indígenas.
Abstract: This paper is the result of a collaborative study involving indigenous people from different ethnic groups living in urban areas and students from a CIEP on the outskirts of Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). The research was carried out with the aim of problematizing the teaching of Indigenous History and Culture in basic education, looking for ways to enforce Law 11.645/08, with a view to breaking colonized patterns of education and stereotypes about indigenous peoples. Through collective collaboration between all those involved, we created the conditions in institutional spaces for indigenous people to be their own voice in the classroom. The aim was to build possibilities for decolonial pedagogical dialogues and an awareness of the diversity of the more than 300 peoples who inhabit Brazil, breaking with generalizations. This rapprochement between indigenous people, students and educators, in an organic way, will produce a significant increase in historical and identity awareness after the experience of these dialogical encounters.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19715
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Ensino de História

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