Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19716
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os desafios na formação de estudantes trabalhadores da Baixada Fluminense no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ
Other Titles: The challenges in the education of working students from Baixada Fluminense in the Geography Bachelor's Degree program at the Multidisciplinary Institute/UFRRJ
Authors: Mendes, Renan da Silva
Orientador(a): Ribeiro, Guilherme da Silva
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Guiherme da Silva
Segundo membro da banca: Rocha, André Santos da
Terceiro membro da banca: Aragão, Luciano Ximenes
Keywords: Educação;trabalho;qualificação;sujeito-periférico;formação;Education;work;qualification;peripheral subject;training
Área(s) do CNPq: Geografia
Geografia
Idioma: por
Issue Date: 31-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Geociências
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: MENDES, Renan da Silva. Os desafios na formação de estudantes trabalhadores da Baixada Fluminense no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2024.
Abstract: Esta dissertação visa destaca os principais desafios encontrados na formação de estudantes trabalhadores da Baixada Fluminense no curso de Licenciatura Plena em Geografia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. Assim, destacando a importância da educação como caminho emancipador e autônomo para a vida desses alunos, além de analisar as políticas institucionais de auxílio e permanência. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, com foco em compreender as experiências e percepções dos estudantes-trabalhadores, abordando temas como Educação, Trabalho e Processo Formativo. A pesquisa visa propor medidas e políticas que melhorem as condições de estudo e trabalho desses alunos, contribuindo para a redução da evasão e o aumento da qualidade da formação acadêmica na Baixada Fluminense. Como resultado foi possível obter e elencas alguns dos principais desafios enfrentados pelos estudantes-trabalhadores do curso de Licenciatura Plena em Geografia para concluírem a graduação e pensar em possibilidades para ajudar e este discentes a permaneceram e concluírem seus cursos e futuramente outros estudantes.
Abstract: This dissertation aims to highlight the main challenges encountered by working students from the Baixada Fluminense region enrolled in the Bachelor's Degree in Geography at the Multidisciplinary Institute/UFRRJ. It underscores the importance of education as a path to emancipation and autonomy for these students, while also analyzing institutional policies for support and retention. The adopted methodology is exploratory and qualitative, focusing on understanding the experiences and perceptions of working students, addressing themes such as Education, Work, and the Formative Process. The research aims to propose measures and policies to improve the study and work conditions of these students, contributing to the reduction of dropout rates and the enhancement of academic training quality in the Baixada Fluminense region. As a result, it was possible to identify and list some of the main challenges faced by working students in the Bachelor's Degree in Geography program, as well as to explore possibilities for assisting these students in remaining in and completing their courses, thereby helping future students as well.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19716
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Renan da Silva Mendes.Pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.