Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19717
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Propostas para a redução da evasão nos cursos técnicos de Automação Industrial e Eletrônica, modalidade subsequente, no IFAM Campus Manaus Distrito Industrial |
Other Titles: | Proposals to reduce dropout rates in technical courses in Industrial Automation and Electronics, subsequent modality, at IFAM Campus Manaus Distrito Industrial |
Authors: | Oliveira, Ricardo Augusto Medeiros de |
Orientador(a): | Drumond e Castro, Maria Cristina |
Primeiro membro da banca: | Drumond e Castro, Maria Cristina |
Segundo membro da banca: | Cova, Márcia Cristina Rodrigues |
Terceiro membro da banca: | Queiroz Neto, José Pinheiro de |
Keywords: | Evasão;Evasão de Curso Técnico;Educação Modalidade Subsequente;Ensino Profissionalizante;Relatório Técnico Conclusivo;Dropout;Technical course;Subsequent modality;Vocational education;Conclusive Technical Report |
Área(s) do CNPq: | Administração Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 12-Jul-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | OLIVEIRA, Ricardo Augusto Medeiros de. Propostas para a redução da evasão nos Cursos Técnicos de Automação Industrial e Eletrônica, modalidade subsequente, no IFAM Campus Manaus Distrito Industrial. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | Objetivo: Elaborar um Relatório Técnico Conclusivo que permita aos gestores do IFAM do Campus Manaus Distrito Industrial ações para reduzir a evasão escolar nos cursos técnicos de eletrônica e automação industrial na modalidade subsequente. Metodologia: No procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, classificada quantos aos objetivos como explicativa buscando compreender o fenômeno e seu escopo. Foi realizado um estudo de caso ex-post-facto por meio de um levantamento bibliográfico e a análise documental, além de um estudo de campo em que foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos matriculados, alunos evadidos, docentes e técnicos administrativos dos cursos estudados. Para a análise dos dados, foi feito uma análise do perfil sociodemográfico dos alunos e profissional de docentes e técnicos administrativos e adotado o método de análise de conteúdo (Bardin, 2016) para análise do material oriundo das entrevistas, culminando na produção de um Relatório Técnico Conclusivo como Produto Tecnológico (PTT). Limitações para aplicabilidade: A pesquisa baseou-se em dados do período selecionado, restritos aos cursos técnicos de automação industrial e eletrônica, da modalidade subsequente no turno noturno pelo Campus Manaus Distrito Industrial, que tem como público-alvo os alunos que já concluíram o ensino médio regular e buscam uma habilitação profissional. Considera-se que estas características são inerentes ao período estudado e a estes cursos e poderão variar significativamente se comparado à realidade de outros locais ou outras modalidades de ensino. Aplicabilidade do trabalho na organização estudada ou no setor econômico: O trabalho possui ampla aplicabilidade visto que traz uma alternativa de solução do problema diante da alta evasão nos cursos técnicos subsequentes da instituição analisada. Contribuições práticas para a sociedade: O estudo revelou que um número significativo de estudantes que ingressaram em cursos técnicos na instituição não conseguiu concluir seus estudos. Esse abandono traz prejuízos tanto para os estudantes quanto para a instituição e a sociedade, já que os recursos investidos não geraram os resultados esperados. Assim, esta pesquisa contribuiu de forma prática ao formular propostas para reduzir a evasão nos cursos técnicos subsequentes, ajudando a aplicar os recursos públicos de maneira mais eficaz. Contribuições teóricas para a sociedade: Este estudo enriquece o conhecimento teórico sobre a evasão escolar ao explorar as causas e dinâmicas específicas da evasão em cursos técnicos subsequentes. A análise detalhada das práticas de gestão escolar e sua integração com o planejamento estratégico institucional oferece uma nova perspectiva para entender e abordar a evasão. Essas contribuições teóricas não apenas ampliam o campo de pesquisa acadêmica, mas também fornecem uma base sólida para futuras investigações e intervenções educativas, potencializando políticas públicas mais eficazes para o segmento estudado. Originalidade: Embora haja muitas pesquisas sobre evasão, a complexidade do problema faz com que causas e soluções variem conforme o contexto. Esta pesquisa se diferencia ao analisar especificamente a evasão em cursos técnicos subsequentes no campus estudado, considerando as práticas de gestão escolar e o planejamento estratégico da instituição. O objetivo foi diagnosticar como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vê o problema e sua eficácia no tratamento do tema. |
Abstract: | Objective: To develop a Conclusive Technical Report to help IFAM Campus Manaus Distrito Industrial managers reduce dropout rates in the technical courses of electronics and industrial automation in the subsequent modality. Methodology: An applied, explanatory, and qualitative approach was adopted. An ex-post-facto case study was conducted, including bibliographic research, document analysis, and field study with questionnaires and semi-structured interviews with enrolled students, dropouts, teachers, and administrative staff. Data analysis included sociodemographic profiling of students and professional profiling of teachers and administrative staff, using Bardin's content analysis method for interview materials, and producing a Conclusive Technical Report. Limitations of applicability: The research was based on data restricted to the technical courses of industrial automation and electronics in the subsequent modality, night shift, at Campus Manaus Distrito Industrial, targeting students who have completed regular high school and seek professional qualification. These characteristics may vary in other contexts or educational modalities. The work has broad applicability in the studied organization or economic sector, offering alternatives to improve the high dropout rates in the technical courses of the analyzed institution. Practical contributions to society: The study revealed that many students who enrolled in technical courses did not complete them, resulting in losses for students, the institution, and society. This research proposes actions to reduce dropout rates and improve the efficiency of public resource use. Theoretical contributions to society: The study enriches the theoretical knowledge about school dropout by exploring specific causes and dynamics in subsequent technical courses. Analyzing school management practices and their integration with institutional strategic planning offers new perspectives on addressing dropout, expanding academic research, and informing future educational interventions and public policies. Originality: Despite extensive research on dropout, the complexity of the problem varies by context. This research focuses on dropouts in subsequent technical courses at the studied campus, considering school management practices and institutional strategic planning. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19717 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Ricardo Augusto Medeiros de Oliveira.Pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.