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Tipo do documento: Dissertação
Title: Modelo de melhoria de processo, uma estratégia de gestão organizacional para o setor de estágio do campus IFAM Distrito Industrial
Other Titles: Process Improvement Model, an Arganizational Management Strategy for the Internship Sector of the IFAM Distrito Industrial campus
Authors: Pereira, Susy Samanda Gonçalves
Orientador(a): França, Juliana Baptista dos Santos
Primeiro membro da banca: França, Juliana Baptista dos Santos
Segundo membro da banca: Almentero, Eduardo Kinder
Terceiro membro da banca: Bacovis, Márcia Maria Costa
Keywords: Processos de Negócios;Princípios da Agilidade;Estágio Técnico Supervisionado;Automatização de Processos;Business Process Management;Agile Principles;Supervised Technical Internship;Process Automation
Área(s) do CNPq: Administração
Administração
Idioma: por
Issue Date: 12-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: PEREIRA, Susy Samanda Gonçalves. Modelo de melhoria de processo, uma estratégia de gestão organizacional para o setor de estágio do campus IFAM Distrito Industrial. 2024, 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Para que uma instituição organizacional garanta a prestação de serviço de maneira satisfatória é necessário que as etapas de seus processos de negócios estejam bem definidas, e que essas atividades estejam claras aos atores envolvidos. Objetivo do TFC: Por isso, se propõe um modelo de melhoria no acesso às informações, ao qual o método BPM atrelado aos princípios da agilidade e transformação digital fomentem eficiência e melhorias ao processo burocrático de registro de estágio obrigatório no Instituto Federal de Educação do Amazonas, Campus Distrito Industrial, a fim de reduzir os gargalos de comunicação entre a os setores de estágio, discentes e coordenação de curso. Metodologia Utilizada: Se define como qualitativa e quantitativa, com abordagem estatística descritiva e técnicas de entrevista com grupo focal. Limitações para aplicabilidade do TFC: Foi constatado a vulnerabilidade quanto ao grupo amostral, podendo para trabalhos futuros, abranger o caso de estágios na condição de não obrigatório e assim tornar os resultados mais robustos. Aplicabilidade do Trabalho na Organização Estudada ou no Setor Econômico: O maior reflexo foi a realização do Modelo de Aceitação de Tecnologia, pois, pode simular a melhoria proposta para a organização do setor. Quanto aos resultados se evidencia os obstáculos que acarretam às problemáticas, assim como os pontos nevrálgicos que causam o desencontro de informações, como o não cumprimento dos prazos em cada segmentação do processo. Dessa forma, pretende-se desenvolver diretrizes para modelagens de processos que atendam as especificidades do setor de estágio e que sejam direcionadas aos envolvidos. Contribuição para a Sociedade (prática e teórica): A proposta organizacional baseada nos princípios da agilidade é adaptável e pode ser revisitado por outras instituições em situação semelhante, visto que, o sistema utilizado (SIPAC) é utilizado para como plataforma de mediação burocrática em vários institutos. No que diz respeito a relevância teórica, a discussão dos conceitos de agilidade e transformação digital desempenhadas internamente em um Instituto Federal de Educação, podem ser aplicadas no âmbito de outras instituições públicas, tal qual em órgãos privados. Originalidade: Está no aprofundamento dos estudos da temática, o estágio supervisionado em um Instituto Federal de educação, assim como, na proposta de solução da pesquisa pautada na técnica BPMN como diretrizes aos envolvidos no processo e sua aplicabilidade em um produto tecnológico.
Abstract: In order for an organizational institution to ensure satisfactory service delivery, it is necessary for the stages of its business processes to be well defined, and for these activities to be clear to the actors involved. TFC Objective: Therefore, a model is proposed to improve access to information, in which the BPM method combined with the principles of agility and digital transformation foster efficiency and improvements to the bureaucratic process of mandatory internship registration at the Federal Institute of Education of Amazonas, Industrial District campus, in order to reduce communication bottlenecks between the internship triad sector, students, and course coordination. Methodology used: The research methodology is defined as qualitative and quantitative, with a descriptive statistical approach and interview techniques with a focus group. Limitations on TFC Aplicability: Regarding applicability limitations, vulnerability was found in terms of the sample group, which could, for future work, cover the case of non-mandatory internships and thus make the results more robust. Aplicability of Work in the Studied Organization or Economic Sector: In terms of applicability of the work in the organization studied, the biggest impact was the implementation of the Technology Acceptance Model, as it can simulate the improvement proposed for the organization of the sector. As for the results, the obstacles that lead to these issues are highlighted, as well as the critical points that cause the mismatch of information, such as non-compliance with deadlines in each segment of the process. Thus, the aim is to develop guidelines for process modeling that meet the specificities of the internship sector and are directed at those involved. Contribution to Society (Practical and Theoretical): Regarding the practical contribution, the organizational proposal based on the principles of agility is adaptable and can be revisited by other institutions in a similar situation, since the system used (SIPAC) is used as a bureaucratic mediation platform in several institutes. With regard to theoretical relevance, the discussion of the concepts of agility and digital transformation carried out internally in a Federal Institute of Education, can be applied within the scope of other public institutions, just as in private bodies. Originality: It lies in the in-depth studies of the topic, the supervised internship at a Federal Institute of Education, as well as in the proposed solution for the research based on the BPMN technique as guidelines for those involved in the process and its applicability in a technological product.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19720
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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