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Tipo do documento: Dissertação
Title: Reeducação financeira: Implementação do pensamento crítico visando a desmistificação do dinheiro no orçamento familiar com estudantes do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Queimados (RJ)
Other Titles: Reeducação financeira: Implementação do pensamento crítico visando a desmistificação do dinheiro no orçamento familiar com estudantes do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Queimados (RJ)
Authors: Mendes, Taffarel da Silva
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Oliveira Junior, Montauban Moreira de
Terceiro membro da banca: Freire, Emerson Souza
Keywords: orçamento familiar;raciocínio crítico;matemática financeira;reeducação financeira;ensino fundamental;family budget;critical reasoning;financial math;financial reeducation;elementary school
Área(s) do CNPq: Matemática
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 23-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: MENDES, Taffarel da Silva. Reeducação financeira: implementação do pensamento crítico visando a desmistificação do dinheiro no orçamento familiar com estudantes do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Queimados (RJ). 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Este trabalho de pesquisa visa analisar o uso do pensamento crítico em estimativas de orçamento familiar por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Queimados (RJ). São objetivos específicos: (1) investigar o uso do pensamento crítico pelos alunos participantes em situações de estimativas de orçamento familiar; (2) desenvolver um jogo didático sobre o tema abordado; e (3) classificar a aptidão para o pensamento crítico desses estudantes em matemática financeira. A metodologia é definida como aplicada, qualitativa, exploratória e etnometodológica. Há a criação e a aplicação de um produto educacional - um jogo didático - que simula os gastos com supermercado, abrangendo a incidência da reduflação, de acréscimos e descontos nos preços, de maneira lúdica. O referencial teórico inclui a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –, e as competências definidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A análise dos dados foi feita considerando o raciocínio crítico dos estudantes, valorizando “os meios”, isto é, os caminhos utilizados por eles para as resoluções de problemas. Observou-se como resultado, apesar das carências iniciais, uma evolução significativa na aprendizagem dos conteúdos de proporcionalidade e porcentagem, e na percepção desses conteúdos, por parte dos estudantes, em como melhor aplicá-los em seu cotidiano, a partir dos insumos fornecidos nesta abordagem autônoma, com intervenções ocasionais do professor pesquisador, quando requisitado. A expectativa deste trabalho é de contribuir futuramente para a reeducação financeira e o desenvolvimento do raciocínio crítico dos estudantes deste ano do ensino fundamental, auxiliando-os no que diz respeito à sua cidadania, com tomadas de decisão financeiras mais conscientes.
Abstract: This research work aims to analyze the use of critical thinking in family budget estimates by students in the 8th year of elementary school at a public school in Queimados (RJ). The specific objectives are: (1) to investigate the use of critical thinking by participating students in family budget estimation situations; (2) develop a didactic game on the topic covered; and (3) classify these students' aptitude for critical thinking in financial mathematics. The methodology is defined as applied, qualitative, exploratory and ethnomethodological. There is the creation and application of an educational product - a didactic game - that simulates supermarket spending, covering the incidence of reduction, price increases and discounts, in a playful way. The theoretical framework includes the LDB – Law of Guidelines and Bases of National Education –, and the competencies defined by the BNCC –National Common Curricular Base. Data analysis was carried out considering the students' critical reasoning, valuing “the means”, that is, the paths used by them to solve problems. As a result, despite the initial deficiencies, a significant evolution was observed in the learning of proportionality and percentage content, and in the students' perception of these contents, in terms of how to best apply them in their daily lives, based on the inputs provided in this autonomous approach, with occasional interventions by the research professor, when requested. The expectation of this work is to contribute in the future to the financial re-education and development of critical reasoning of this year's elementary school students, helping them with regard to their citizenship, with more conscious financial decision-making.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19721
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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