Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19753
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação em direitos humanos e enfrentamento às LGBTIfobias: narrativas de professoras/es do curso normal |
Other Titles: | Human rights education and the confrontation of LGBTIphobia: narratives of teachers in the normal course. |
Authors: | Moura, Douglas Luiz de Oliveira |
Orientador(a): | Silva Junior, Aureliano Lopes da |
Primeiro membro da banca: | Silva Junior, Aureliano Lopes da |
Segundo membro da banca: | Silva, Joyce Alves da |
Terceiro membro da banca: | Cruz, Thalles do Amaral de Souza |
Keywords: | Educação em Direitos Humanos;Narrativas de professoras/es;Enfrentamento às LGBTIfobias;Human Rights Education;Teacher Narratives;Confrontation of LGBTIphobia |
Área(s) do CNPq: | Psicologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 17-Oct-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | MOURA, Douglas Luiz de Oliveira. Educação em Direitos Humanos e enfrentamento às LGBTIfobias: narrativas de professoras/es do curso normal. 2023. 79f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | Esta dissertação tem como tema a Educação em Direitos Humanos e enfrentamento às LGBTIfobias: narrativas de professoras/es do curso normal, tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas e didáticas das/os professoras/es de um curso normal no enfrentamento às LGBTIfobias. Justifica-se a presente pesquisa mediante a necessidade de uma formação de professoras/es voltada para o respeito às diversidades e às diferenças das/os educandas/os. Trata-se de pesquisa qualitativa, em que a metodologia do estudo contempla, inicialmente, a coleta de informações de natureza teórica, através de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se referenciais teóricos que abordam os temas: sexualidades, gênero, diversidades, educação em direitos humanos, formação de professores e narrativas. Em um segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas narrativas com cinco professoras/es do Ensino Médio na modalidade normal de um colégio Estadual localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Essas/es professoras/es foram selecionadas/os a partir de convite e aceite para participarem das entrevistas. As entrevistas narrativas foram categorizadas de acordo com a análise de conteúdo (Bardin, 2016) e, como resultados, chegou-se às seguintes categorias: A primeira categoria se refere à formação das/os professoras/es, tratando especificamente da formação inicial ou continuada sobre estudos de gênero, sexualidade e diversidade sexual. A segunda categoria trata de como as/os professoras/es constroem o tema do enfrentamento às LGBTIfobias na escola, que se organizam em dois movimentos:1) Como tema transversal; 2) Como tema que gera tensões na relação entre escola e família. A terceira categoria refere-se à Gestão da Diversidade na escola, portanto, às respostas que professoras/es dão à urgência do debate de enfrentamento às LGBTIfobias na escola, que se organiza em três movimentos: 1) As discriminações e violências contra alunas/os LGBTI; 2) Transgeneridades na escola; 3) As possíveis práticas pedagógicas e didáticas no enfrentamento às LGBTIfobias na formação de professoras/es. Dessa forma, concluiu-se que a escola não é um cenário estático, mas sim um terreno complexo onde diferentes realidades se entrelaçam. Ela pode tanto reforçar os preconceitos e as desigualdades quanto proporcionar oportunidades para desafiar e transformar esses padrões prejudiciais. Isso enfatiza a importância do ambiente escolar e das práticas pedagógicas e didáticas que reconhecem a pluralidade das/os educandas/os, criando um ambiente que respeita e valoriza as diferenças entre os sujeitos. |
Abstract: | This dissertation explores the theme of Human Rights Education and the confrontation of LGBTIphobia through the narratives of teachers in a normal course, with the objective of analyzing the pedagogical and didactic practices of these teachers in addressing LGBTIphobia. The research is justified by the need for teacher education that emphasizes respect for the diversity and differences of students. It is a qualitative study, with the methodology initially involving the collection of theoretical information through bibliographical and documentary research, using theoretical frameworks that address topics such as sexualities, gender, diversity, human rights education, teacher training, and narratives. In a second phase, field research and narrative interviews were conducted with five high school teachers in the normal course at a state school located in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. These teachers were selected based on invitations and their acceptance to participate in the interviews. The narrative interviews were categorized using content analysis (Bardin, 2016), leading to the following categories: The first category pertains to the training of teachers, specifically focusing on initial or continuing education regarding gender studies, sexuality, and sexual diversity. The second category explores how teachers address the issue of confronting LGBTIphobia in the school, organized into two movements: 1) As a cross-cutting theme; 2) As a topic that generates tensions in the relationship between the school and the family. The third category concerns Diversity Management in the school, focusing on the responses that teachers provide to the urgency of addressing LGBTIphobia in the school, organized into three movements: 1) Discrimination and violence against LGBTI students; 2) Transgender identities in the school; 3) Possible pedagogical and didactic practices in addressing LGBTIphobia in teacher education. As a result, it was concluded that the school is not a static setting but a complex terrain where different realities intersect. It can either reinforce prejudices and inequalities or provide opportunities to challenge and transform these harmful patterns. This emphasizes the importance of the school environment and pedagogical practices that recognize the plurality of students, creating an environment that respects and values the differences among individuals. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19753 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Douglas Luiz de Oliveira Moura.pdf | 990.67 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.