Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19755Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Gusmão, Elaine Tavares de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-23T17:53:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-23T17:53:33Z | - |
| dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
| dc.identifier.citation | GUSMÃO, Elaine Tavares de. Resgate da beleza e do sagrado na imaginária colonial duquecaxiense: a recuperação das esculturas do rei Davi e Betsabá. 2023. 238 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19755 | - |
| dc.description.abstract | A proposta desta investigação é identificar a origem, periodização, materiais construtivos, características sociais, estilísticas e iconográficas, a partir de pesquisas científicas e laboratoriais realizadas nas esculturas do Rei Davi e uma de suas rainhas consortes, Betsabá. Busca-se compreender a historiografia da imaginária na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, localizada no bairro do Pilar, no hoje município de Duque de Caxias (RJ), procurando, assim, ressaltar a sua importância histórica e sob uma perspectiva patrimonial. Nossa investigação é de natureza qualitativa e quantitativa documental, científica, bibliográfica e iconográfica. Por meio da metodologia proposta, lançamos a pesquisa e abordagem dos documentos disponíveis nos arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Biblioteca Nacional (BN), da Diocese de Duque de Caxias e da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Apoiamos nossa pesquisa em Araujo (1820), Maravall (1997), Nigra (1943), Megale (2001), Oliveira (2014), Coelho & Quites (2014), Panofsky (2014), Rèau (1998) e Pizarro (2008). Para analisarmos a historicidade do município de Duque de Caxias, que é o cenário atual do nosso objeto de estudo, usamos referências bibliográficas dos autores locais, como Almeida (2014), Braz & Almeida (2010) e Souza (2014). Iniciamos as análises dos elementos iconográficos como fontes para catalogação da imaginária e bens integrados que pertenciam à Igreja de Nossa Senhora do Pilar e que, atualmente, integram o acervo da Diocese de Duque de Caxias. Além disso, analisaremos fotografias produzidas entre o ano de 1910 e os dias atuais, que estão disponíveis nos acervos da BN, IPHAN e da Diocese de Duque de Caxias. Acreditamos que será útil reuni-las para que possamos refletir acerca das características, estilos, época e período da imaginária da Igreja. A pesquisa se propõe a descrever os bens integrados e a imaginária por meio dos métodos ligados à historiografia, tendo como base a própria iconografia e a análise científica realizada nas esculturas retabulares do Rei Davi e da Rainha Betsabá. Procuramos, com isso, identificar as semelhanças e diferenças, a fim de compreender as informações nelas contidas, como a época de produção da obra em questão, objetivando entender como se deu a presença da arte sacra colonial no território que hoje compreende o município de Duque de Caxias (RJ). Por fim, ressaltaremos a importância do resgate da memória e da preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Duque de Caxias. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Imaginária | pt_BR |
| dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
| dc.subject | Rei Davi | pt_BR |
| dc.subject | Betsabá | pt_BR |
| dc.subject | Imaginary | pt_BR |
| dc.subject | Heritage | pt_BR |
| dc.subject | King Davi | pt_BR |
| dc.subject | Bathsheba | pt_BR |
| dc.title | Resgate da beleza e do sagrado na imaginária colonial duquecaxiense: a recuperação das esculturas do rei Davi e Betsabá | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The purpose of this investigation is to identify the origin, periodization, construction materials, social, stylistic and iconographic characteristics, based on scientific and laboratory research on the sculptures of King David and one of his queen consorts, Bathsheba. We seek to understand the historiography of the imaginary in the Church of Our Lady of the Pilar, located today in the neighborhood of Pilar, in the municipality of Duque de Caxias (RJ), thus seeking to highlight its historical importance and from a heritage perspective. Our investigation is of a qualitative and quantitative documentary, scientific, bibliographical and iconographic nature. Through the methodology of the proposed methodology, we launched the research and approach of the documents available in the archives of the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN), the National Library (BN), the Diocese of Duque de Caxias and the Archdiocese of Rio de Janeiro. We support our research in Araujo (1820), Maravall (1997), Nigra (1943), Megale (2001), Oliveira (2014), Coelho & Quites (2014), Panofsky (2014), Rèau (1998) and Pizarro (2008). In order to analyze the historicity of the municipality of Duque de Caxias, which is the current scenario of our object of study, we used bibliographic references from local authors, such as Almeida (2014), Braz & Almeida (2010) and Souza (2014). We started the analysis of the iconographic elements as sources for cataloging the imagery and integrated goods that belonged to the Church of Our Lady of the Pilar and that are currently part of the collection of the Diocese of Duque de Caxias. In addition, we will see, analyze, bring photographs produced between the year 1910 and the present day and are available in the collections of BN, IPHAN and the Diocese of Duque de Caxias. We believe it will be useful to bring them together so that we can reflect on the characteristics, styles, times and periods of the church‟s imagination. The research proposes to describe the integrated goods and the imaginary through methods linked to the historiography itself, based on the iconography itself and the scientific analysis carried out on the altarpiece sculptures of King David and Queen Bathsheba. With this, we seek to identify the similarities and differences, in order to understand the information contained therein, such as the time of production of the work in question, in order to understand how the presence of colonial sacred art occurred in the territory that today comprises the municipality of Duque de Caxias (RJ). Finally, we will emphasize the importance of rescuing memory and preserving the historical and cultural heritage of the municipality of Duque de Caxias. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Macêdo, Fábio Ricardo Reis de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3070-6798 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6904450078250156 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Motta Junior, Edson | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5540315430366465 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Macêdo, Fábio Ricardo Reis De | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3070-6798 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6904450078250156 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lazzari, Alexandre | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4470716331292436 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Pereira, Ricardo Antonio Barbosa | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6857271969200707 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1625312150330488 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.relation.references | 1. FONTES PRIMÁRIAS 1.1.DOCUMENTAIS: Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro (ACMRJ) Códice - E-278 – Ordens Regias (1681-1809). Breve Apostólico - Cód. 026 - solicitação para ter um Oratório Privado – Fazenda da Posse (1733) Breve Apostólico - Cód. 105 - solicitação de Altar Privilegiado – Devotos de Santana (1749) Arquivo Eclesiástico da Diocese de Petrópolis (AEDP) Inventários: Livro do inventário realizado pelo Monsenhor Pizzaro (1794) Irmandades: Irmandade de Nossa Senhora do Pilar Livro de Bens da Fábrica (1789) Livro de Entrada e Eleição dos Irmãos (1789) Livro de Arrendamento (1785 a 1820) Livro de Arrendamento (1792 a 1822) Livro de Arrendamento (1824 a 1859) Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Livro de Compromisso (1728) Irmandade do Santíssimo Sacramento Livro de Atas (1911) Irmandade de São Miguel Arcanjo Livro de Compromisso (1730) Biblioteca Nacional - Projeto Resgate Biblioteca Luso Brasileira (Arquivo Histórico Ultramarino) AHU_CU_RIO DE JANEIRO-CA, Cx. 20, D. 4584 (1724) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 14, D. 1511 (1724) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 14, D. 1537 (1724) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 16, D. 1729 (1725) AHU_CU_RIO DE JANEIRO-CA, Cx. 22, D. 4946-4947 (1725) 210 AHU_CU_RIO DE JANEIRO-CA, Cx. 24, D. 5338 (1726) AHU_CU_RIO DE JANEIRO-CA, Cx. 45, D. 10641-10658 (1739) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 37, D. 3905 (1745) AHU_CU_RIO DE JANEIRO-CA, Cx. 61, D. 14315 (1749) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 48, D. 4846 (1754) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 59, D. 5664 (1760) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 77, D. 6960 (1766) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 96, D. 8268 (1773), AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 93, D. 8107 (1771) AHU_CU_BRASIL-GERAL, Cx. 21, D. 1842 (1770) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 128, D. 10231 (1786) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 152, D. 11527 (1794) AHU_CU_RIO DE JANEIRO, Cx. 152, D. 11552 (1794) 1.2. IMPRESSAS: ABREU, C. Capítulos de História Colonial – 1500-1800. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Publifolha, 2000. ALBERTI, L. B. L’Archittetura (De re aedificatoria (1452)). Milano: Edizioni Il Polifilo, 1966. BLUTEAU, R. Vocabulario Portuguez e Latino. Coimbra: Real Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712. GREGÓRIO I (1996-1999). Registrum Epistolarum. Ed. Bilíngue (latim-Italiano). A cura de Vincenzo Recchia. Roma: Città Nuova Editrice, 4 vols. GREGORIVS MAGNVS. Registri epistolarum (col. 1128-1130). Paris: Migne, 1895. (Patrologia Latina 77). 1.3. DIGITAIS BORROMEO, C. Instructiones Fabricae et Supellectilis Ecclesiasticae (1577). Trattati d’arte del Cinquecento: Fondazione Memofonte, cap. I. Disponível em: <http://www.memofonte.it/home/files/pdf/scritti_borromeo.pdf.>. Acesso em 28 de janeiro de 2021. 211 CATECISMO da Igreja Católica. Disponível em: <http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html>. Acesso em: 07 de novembro de 2021. Código de Direito Canônico. Disponível em:http://www.vatican.va/archive/codiuris- canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf. Acesso em: 16 de outubro de 2021. CONCÍLIO Ecumênico de Trento – Sessão XXV. Celebrada no tempo do Sumo Pontífice Pio IV, em 03 e 04 de dezembro de 1563. Disponível em: <http://agnusdei.50webs.com/trento30.htm>. Acesso em: 26 de outubro de 2021. CONCÍLIO Ecumênico de Trento (1545-1563). Contra as inovações doutrinárias dos protestantes. Disponível em: <http://www.montfort.org.br/bra/documentos/concilios/trento/>. Acesso em: Acesso em: 26 de outubro de 2021. 1.4. ICONOGRÁFICAS: Arquivo da Cúria Diocesana de Duque de Caxias. Setor Administrativo – Pasta: Igreja do Pilar Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Arquivo Central - GEDAB / COPEDOC. ANS - Arquivo Noronha Santos - Seção História. IPHAN/ D.ET. Processo no 160-T-38 Igreja: Pilar (Matriz) – Duque de Caxias – RJ. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Arquivo Central - GEDAB / COPEDOC. ANS - Arquivo Noronha Santos - Seção Rio de Janeiro. IPHAN/ Arquivo Técnico Administrativo/ Roubos de Obras de Arte (Duque de Caxias/RJ): Igreja: Pilar. Período: 1962 – 1978. IPHAN/ Arquivo Técnico: OBRAS, Módulo 056, Pasta 1252, Cx. 0437. IPHAN/Arquivo Técnico: Série Inventário, Duque de Caxias, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar – Notação: I. RJ-0190.01. IPHAN. Relação das restaurações efetuadas pelo Centro de Restauração de Bens Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, durante os anos de 1945 a 1978. Rio de Janeiro, 1979. Série: Arquivo Técnico Administrativo, Subsérie: Centro de Restauração de Bens Culturais, caixa 1. 212 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Arquivo da Superintendência do IPHAN no Rio De Janeiro. 6a Coordenação Regional – 6a CR/IPHAN. Área de Identificação e Documentação: Relação de Bens Móveis Furtados no Rio de Janeiro. 6a Coordenação Regional – 6a CR/IPHAN. Área de Identificação e Documentação: Processo: 01400.013324/2005 – Histórico de obras. 1.5. PERÍODICOS: SEM AUTOR: Festa na Freguezia do Pilar. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1853. Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_04&pagfis=4794 >. Acesso em 31 de janeiro de 2021. SEM AUTOR: Roubo na Igreja matriz da freguesia de N. S. do Pilar do Iguassu. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 12 de março de 1838. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_02&pagfis=9866>. Acesso em 31 de janeiro de 2021. 2. FONTES SECUNDÁRIAS 2.1 LIVROS, DECRETOS, DISSERTAÇÕES, TESES E ARTIGOS: ABREU, Capistrano de. 1853-1924. Capítulos de história colonial: 1500-1800, Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998. ALBERNAZ, Maria Paula; LIMA, Cecília Modesto. Dicionário ilustrado de arquitetura. 1a ed. São Paulo: Pro Editores, 1998. ALMEIDA, Tania Maria Amaro e GUSMÃO, Elaine Tavares de. Patrimônio da Fé: Diocese de Duque de Caxias. Duque de Caxias: ASAMIH, 2019. 213 ALMEIDA, Tania Maria Amaro de. Olhares sobre uma cidade refletida: memória e representações de Santos Lemos sobre Duque de Caxias (1950-1980). Duque de Caxias: ASAMIH, 2014. ALVIM, Sandra Poleschuck de Faria. Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro: revestimentos, retábulos e talha. Rio de Janeiro: UFRJ/ IPHAN, 1996. _______________. Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro: as três fases. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ-Faperj. 2014. ANDRADE, Edla Tuane Monteiro. Devoções Católicas Sergipanas: História, Representações e Fé (1590-1718). Monografia. (Licenciatura em História). Curso de História da Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão. 2014. ANDRADE, Mario de. A arte Religiosa no Brasil. São Paulo: ed. Experimento; Giordano, 1993. ARAUJO, José de Souza Azevedo Pizarro e. Memórias históricas do Rio de Janeiro e das Provincias annexas a jurisdição do Vice-Rei do Estado do Brasil dedicadas a El-Rei Nosso Senhor D. João VI. Tomo II. Rio de Janeiro: Impressão Regia, 1820. ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: Ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia da Letras, 2004. ARGAN, Giulio Carlo. FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. Tradução: M. F. Gonçalves de Azevedo. 1a edição. Lisboa: Editorial Estampa, 1992, p. 39. ASTRUGA, Maria del Carmem; SANTIDRIÁN, Pedro R. Dicionário dos Santos. São Paulo: Ed. Santuário, 2010. ÁVILA, Afonso (Org). Barroco Mineiro glossário de arquitetura e ornamentação. 3a ed. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro. Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1996. _______________. Barroco: Teoria e Análise. Editora: Perspectiva. Coleção: Stylus – Vol.10, 1997. BAETA, Rodrigo Espina. Teoria do Barroco. Salvador: EDUFBA: PPGAU, 2012. 214 p. BARATA, Carolina. et al., Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca, Quim. Nova, Vol. 36, No. 1, 21-26, 2013. 214 BARRETO FILHO, Mello; LIMA, Hermeto. História da polícia do Rio de Janeiro: aspectos da cidade e da vida carioca (1565-1831). Rio de Janeiro: Editora S. A. A NOITE, 1939. BAZIN, Germain. A história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1953. _______________. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Vol 1. Rio de Janeiro: Record, 1983. _______________. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Vol 2. Rio de Janeiro: Record, 1983. _______________. Barroco e Rococó. São Paulo: Martins Fontes, 1993. BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução: Centro Bíblico Católico. 34. ed rev. São Paulo: Ave Maria, 1982. BÍBLIA. Nova Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus, 2013. BOGÉA, Katia Santos; RIBEIRO, Emanuela Souza; BRITO, Stella Regina Soares de. Olhos da Alma. Escola Maranhense de Imaginária. São Luís, 2002. BOITO, Camillo. Os restauradores. Conferência feita na Exposição de Turim em 07 de junho de 1884. Tradução de Paulo Mugayar Kühl e de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2002. (Artes & Ofícios). BOMFIM, Juliana Ribeiro; PAULA, Marcelo Fernandes de. Anúncios Celestes e a Trajetória de Veneráveis: Uma Análise Comparada da Vita Dominici Siliensis De Grimaldo e a Lenda do Beato Galgano Confessor, de Rolando Pisano. Oracula, v. 8, n. 13, pp. 45-56, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/elain/Downloads/5810-18752-1-PB.pdf. Acesso em 18 de junho de 2022. BONNET, Jacques. Femmes au bain: Du voyeurisme dans la peinture occidentale. Paris: Hazan, 2006. BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder: Irmandades leigas e Políticas Colonizadoras em Minas Gerais. São Paulo: Ática, 1986. BORGES, Silvana. Estudo Iconográfico dos Putti no Restauro Arquitetônico da Igreja Matriz da Freguesia do Ó. Artigo apresentado na conclusão do Curso de Extensão: Arte, Arquitetura e Mobiliário. Museu de Arte Sacra de SP, 2015. Disponível em: 215 <https://revistarestauro.com.br/o-estudo-iconografico-dos-putti-na-restauracao-da-igreja- matriz-da-freguesia-do-o/?print=pdf> Acesso em 13 de março de 2021. BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004. (Artes & Ofícios) BRASIL. Decreto-Lei no25, de 30 de novembro de 1937 – Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/Decreto_no_25_de_30_de_novembro_de_1937 .pdf>, Acesso em: 07 de novembro de 2021. BRAZ, Antonio Augusto; ALMEIDA, Tania Maria Amaro de. De Merity a Duque de Caxias: encontro com a História da Cidade. Duque de Caxias: APPH-Clio, 2010. BURY, John, Arquitetura e arte no Brasil Colônia. São Paulo: Nobel, 1991. CAMPOS, Adalgisa Arantes. Arte Sacra no Brasil Colonial. Belo Horizonte. Ed. História & Arte. 2011. CIAN, Adriana Quilici Barreto. Materiais usados como pigmento no período colonial brasileiro. Dissertação. (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, p. 89. 2014. CHARRONE, João Paulo. Construindo a Hegemonia na Alta Idade Média: Gregório Magno e as Monarquias no Ocidente. Tese. (Doutorado em História Social) - curso de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), Niterói, p. 375. 2017. CHEREM. Ubiratan Cruz. A Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Morobahí no acervo do arquivo eclesiástico da Cúria Diocesana de Petrópolis. In Documentos: Interpretações e Transcrições, Revista do IHGB. CHIARI, G.; LEONA, M. The State of Conservation Science. Disponível em: <http://www.getty.edu/conservation/publications/newsletters/pdf/v.20.n.2. pdf 2005>. Acesso em 26 de outubro de 2021. CHOAY, F. A alegoria do patrimônio, São Paulo, Estação Liberdade, UNESP, 2001. CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de símbolos. Barcelona: Editorial Labor, 1992. CODEX Iuris Canonici [1917]. Disponível em: <http://www.jgray.org/codes/cic17lat.html>. Acesso em 18 de outubro de 2021. 216 CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, promulgado por João Paulo II, Papa. Tradução Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Loyola, 1987. COELHO, Beatriz (organização). Devoção e Arte - Imaginária Religiosa em Minas Gerais. São Paulo, EDUSP, 2017. COELHO, Beatriz e QUITES, Maria Regina Emery. Estudo da escultura devocional em madeira. Belo Horizonte, Fino Traço Editora, 2014. CRAVEN, Waine. The iconography of the David and Bathsheba cycle at the cathedral of Auxerre. In: Journal of the Society of Architectural Historians, Vol. 34, No 3, p. 226-237. [S.I.]: Society of Architectural Historians, 1975. Disponível em <http://www.jstor.org/stable/989032>. Acesso em: 23 de dezembro de 2022. CRUZ. António João. A matéria de que é feita a cor - Os pigmentos utilizados em pintura e a sua identificação e caracterização. Comunicação ao 1.o Encontro de Conservação e Restauro – Tecnologias, Instituto Politécnico de Tomar: Tomar, Portugal. 2000. Disponível em <http://ciarte.pt/notas/ineditos/200001/200001.html>. Acesso em 23 de dezembro de 2022. ETZEL, Eduardo. Arte Sacra: berço da arte brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1986. ______________. Imagem Sacra Brasileira. São Paulo: EDUSP, 1979. ______________. O Barroco no Brasil. Ed. Melhoramentos, 1974. FABRINO, Raphael João Hallack. Guia de Identificação de Arte Sacra. Rio de Janeiro: PEP/MP/IPHAN, 2012. FAUSTO, Cláudia Maria Guanais Aguiar. Descrição da técnica e análise formal da policromia na imaginária baiana. Revista Ohun, Salvador, ano 3, n. 3, p. 37-71, 2007. Disponível em: <http://www.revistaohun.ufba.br/PDFs/artigo2.pdf>. Acesso em: 28 agosto. 2022. _____________. Padrões, Cromatismos e Douramentos na Escultura Sacra Católica Baiana nos séculos XVIII e XIX. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Bahia, Salvador, p.410, 2010. FIGUEIREDO JUNIOR, João Cura D‟An de. Química aplicada à conservação e restauração de bens culturais: uma introdução. Belo Horizonte: São Jerônimo, 2012. 217 FLEXOR, Maria Helena. A Escultura na Bahia do Século XVIII: autoria a atribuições, Imagem Brasileira, Belo Horizonte, no 01, p.124-129. 2001. FRIDMAN, Fania. Freguesias Fluminenses ao final dos setecentos. artigo publicado: Anais do X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo – ANPUR/UFP, 2008. GALDAMES, Francisco Javier Müller. Entre a Cruz e a Coroa : a trajetória de Mons. Pizarro (1753-1830). Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, UFF, Niterói, 2007. Disponível em: <pp.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/27007/ENTRE%20A%20CRUZ%20E%20A%20COROA _%20A%20TRAJETÓRIA%20DE%20MONS.%20PIZARRO%20%281753%20- %201830%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 2 de fevereiro de 2021. GOMBRICH. Ernest Hans. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A Retórica da Perda: os discursos do Patrimônio Cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; IPHAN, 1996. GONZAGA, Armando Luiz. Madeira: uso e conservação. 2006. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/CadTec6_MadeiraUsoEConservacao.pdf>. Acesso em: 23 de novembro de 2022. GUSMÃO, Elaine Tavares de. Presença do Barroco no Recôncavo da Guanabara: memória de um passado esquecido na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Aguassu, Morabahi e Iaguaré. Duque de Caxias: ASAMIH, 2019. HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. Edições Vértice, 1990. HAMOY, Idanise Sant‟Ana Azevedo. Itinerário de influências ibero-italianas na arte e na arquitetura: Retábulos da Belém do século XVIII. Dissertação. (Mestrado em Artes) – Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, p.170, 2012. Disponível em: https://www.ppgartes.propesp.ufpa.br/disserta%C3%A7%C3%B5es/2010/Idanise%20Sant% E2%80%99Ana%20Azevedo%20Hamoy%20- 20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Final.pdf. Acesso em 8 de junho de 2022. HANI, Jean. O Simbolismo do templo Cristão. capa de Ed. 70, 1998. HERSTAL, Stanislaw. Imagens Religiosas do Brasil. São Paulo: Ed. do Autor, 1956. HILL, Marcos Cesar de Senna. A imaginária de Francisco Xavier de Brito: atribuição e especulação de mercado. In: Imagem Brasileira. Belo Horizonte, 2001. p.169-170. 218 HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 26a Ediçao.1995. JANSON. H.W. Iniciação à História da Arte. Ed. Martins Fontes, 2a Edição, 1996. JARDIM, Márcio; PINTO, Herbert Sardinha e COIMBRA, Marcelo. O Aleijadinho: catálogo geral da obra: inventário das coleções públicas e particulares. Itú: Ed. IGIL, 2011. KÜHN, Fábio. Um corpo, ainda que particular: irmandades leigas e Ordens Terceiras no Rio Grande do Sul colonial. Revista História Unisinos, volume 14, no 02, Porto Alegre. 2010, pp: 121-134. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/165022/000774323.pdf?sequence=1. Acesso em 8 de junho de 2022. LACERDA, Stélio e TORRES, Rogério. Pelos Caminhos que a História Deixou - Passeios Culturais aos Principais Sítios e Monumentos Históricos de Duque de Caxias e Municípios Circunvizinhos (1992-1994). Duque de Caxias: Ed. Renascer, 2004. LACOMBE, Luis Lourenço. Ordens Religiosas, Irmandades e Confrarias. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, vol. 288, Rio de Janeiro: IHGB, 1970. LAMEIRA, Francisco. O Retábulo em Portugal: das origens ao declínio. Faro: Universidade do Algarve, 2005. LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. _________. Em busca do tempo sagrado: Tiago de Varazze e a lenda dourada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. LIMA, Mons. Maurilio Cesar de Lima. Breve História da Igreja no Brasil. São Paulo: Ed. Loyola, 2004. LORÊDO, Wanda Martins. Iconografia Religiosa – Dicionário Prático de Identificação. Rio de Janeiro: Pluri Edições, 2002. MAGNANI, Maria Cláudia Almeida Orlando. As Sibilas e a Pintura de Falsa Arquitetura da Capela de Nosso Senhor do Bonfim: singularidade persuasóriana Diamantina do Século XVIII. SÆculum: Revista de História, João Pessoa. 2016, pp.87-103. Disponível em: < https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27344/15830>. Acesso em 20 de maio de 2021. MAIA, Antonio. Pequeno Dicionário Católico. Rio de Janeiro: Imprimatur, 1966. 219 MARAVALL, José Antônio. A cultura do Barroco como conceito da época: análise de uma estrutura histórica. São Paulo, editora da Universidade de São Paulo: Edusp, 1997. MARINO, João. Coleção de Arte Brasileira. São Paulo: Raízes Artes Gráficas, 1983. ______________. Tradição E Ruptura: Síntese De Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1984. MARQUES, Lúcia. Metodologia do Cadastramento de bens móveis da Igreja – Escultura Sacra – Imaginária. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2000. MARTINS, Judith. Dicionário de artistas e artífices dos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Iphan, 1974. v. 1 e 2. MARX, Murillo. Nosso chão: do sagrado ao profano. São Paulo: Edusp, 1989. MATTOS, Theóphilo Antônio da Rocha (org.), História de uma Nova Igreja – Jubileu de Prata da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti. Duque de Caxias: Ed. Renascer, 2006. MAYER, Ralph. Manual do artista: de técnicas e materiais. SP: Martins Fontes, 2015. MEGALE, Nilza Botelho. O Livro de Ouro dos Santos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. _____________________. Invocações da Virgem Maria no Brasil. Petrópolis. Editora Vozes, 2001. MELLO, Suzy de. Barroco. Ed. Brasiliense, 1983. MENDES, Francisco; VERÍSSIMO, Francisco; BITTAR, William. Arquitetura no Brasil: de Cabral a D. João VI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009. (Coleção Arquitetura no Brasil; v. 1). MENEZES, Ivo Porto de. Bens Culturais da Igreja. São Paulo: Edições Loyola, 2006. MOTA, Elis Marina. As práticas de restauração de bens móveis e integrados nas igrejas Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis em São João del Rei/MG (1947- 1976). Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/DISSERTACAO_ELIS_MARINA_MO TA(6).pdf>. Acesso em 6 setembro de 2022. 220 NIGRA, Dom Clemente de Maria da Silva (O.S.B). Construtores e Artistas do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed. Tipografia Beneditina, 1950. __________________, Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – A Antiga Fazenda do São Bento em Iguaçu. Vol. 7. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1943. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat07_m.pdf>. Acesso em 10 de agosto de 2021. NOGUEIRA, Marcus Antonio Monteiro e LAZARONI, Dalva. Devoção e Esquecimento: Presença do Barroco na Baixada Fluminense. Catálogo das Imagens de Esculturas dos Santos das Igrejas e Capelas da Baixada. Exposição de 19 de novembro a 16 de dezembro de 2001, na Casa França Brasil. Rio de Janeiro: Ed. J. Sholna, 2001. NOGUEIRA, Marcus Antonio Monteiro, (coordenação). O Rio de Janeiro nas Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro – Inventário da Arte Sacra. Volume 1. Rio de Janeiro: INEPAC/SESC, 2008. NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. In: Revista Projeto História, São Paulo, no. 10, dez. 1993, p.7-28. OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura é Patrimônio, Um Guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e Rococó nas igrejas de Ouro Preto e Mariana – Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2010. 2 v. (Roteiros do Patrimônio; 10). OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. A Escola Mineira de Imaginária e suas Particularidades. In: Devoção e Arte: Imaginária Religiosa em Minas Gerais / Beatriz Coelho, org. São Paulo: EDUSP, 2005, p. 15-26. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. A imagem religiosa no Brasil. Mostra do Redescobrimento – Arte Barroca. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2000. ______________. Barroco e Rococó no Brasil. Belo Horizonte: Editora Arte, 2014. ______________. Barroco e Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Brasília, DF: Iphan/Programa Monumenta, 2008. (Roteiros do Patrimônio; Volumes: 1, 2 e 3). 221 ______________. Escultura Colonial Brasileira: um estudo preliminar. In: Barroco, no. 13, p. 7-44, 1984/1985. ______________.O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. OLIVEIRA, Rafael da Silva. O ouro e o café na região do Iguaçu: da abertura de caminhos à implantação da estrada de ferro. In Revista Pilares da História, Ano IV, no 6. Duque de Caxias: Ed. APPH-Clio, 2004b. PALAMARA, E.; DAS, P. P.; NICOLOPOULOS, S.; TORMO CIFUENTES, L.; KOULOUMPI, E.; TERLIXI, A.; ZACHARIAS, N. Towards building a Cathodoluminescence (CL) database for pigments: characterization of white pigments. Heritage Science. V. 9, p. 1 – 14, 2021. PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. Tradução. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 4a edição, 2014. _________________. Estudos de Iconologia: Temas humanísticos na Arte do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1986. PEDROZA, Aziz José de Oliveira. A obra do entalhador lisboeta Manuel de Brito na Matriz do Pilar em Ouro Preto. ArtCultura, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-12. Acesso em 09 de junho de 2022. _____________________________. José Coelho de Noronha: artes e ofício nas Minas Gerais do século XVIII. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de História, UFMG, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/elain/Downloads/Jos%C3%A9%20Coelho%20de%20Noronha%20- %20artes%20e%20of%C3%ADcio%20nas%20Minas%20Gerais%20do%20s%C3%A9culo% 20XVIII.pdf. Acesso em 24 de junho de 2021. PEREIRA, Andréa Franco. Madeiras Brasileiras: guia de combinação e substituição. 2a edição. São Paulo. Blucher, 2020. PERES, Guilherme. A Fazenda de São Bento do Iguassú. In: Baixada Fluminense – A construção de uma história. Org. Gênesis Torres. Rio de Janeiro: IPAHB, 2004. _________________. Baixada Fluminense: os caminhos do ouro. Rio de Janeiro: Consócio de Edições, 1996. 222 POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, no 10, 1992. PRIORE, Mary del. Religião e Religiosidade no Brasil colonial. coleção: História em Movimento, Ed. Ática, 1994. _________________. Histórias da gente brasileira: volume 1: colônia. São Paulo: Leya, 2016. PROENÇA, Eduardo. Apócrifos da Bíblia e pseudo epígrafos da Bíblia (Vol 1, 2 e 3). São Paulo: Fonte Editorial, 2004. QUERINO, Manoel Raymundo. Artistas Bahianos: indicações biográficas. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1909. QUITES, Maria Regina Emery. Esculturas Devocionais – Reflexões sobre critérios de conservação-restauração. Belo Horizonte, São Jerônimo, 2019. QUINTÃO, Antônia Aparecida. As irmandades de pretos e pardos em Pernambuco e no Rio de Janeiro na época de D. José I: um estudo comparativo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2000. RABELLO, Sonia. O Estado na preservação dos bens culturais: o tombamento/Sonia Rabello. – Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Introducción general. Barcelona: SERBAL, 2008. __________. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Antiguo Testamento. Tomo 1 - Volumen1. Barcelona: SERBAL, 2008. __________. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Tomo 1- Volumen 2. Barcelona: SERBAL, 2008. __________. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. De la A a la F. Tomo 2 Volumen 3. Barcelona: SERBAL, 2008. __________. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. De la G a la O. Tomo 2Volumen 4. Barcelona: SERBAL, 2008. __________. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. De la P a la Z. Tomo 2Volumen 5. Barcelona: SERBAL, 2008. 223 REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. REIS, João José. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. RIBEIRO, Darcy, O Povo Brasileiro. A Formação e o Sentido do Brasil. Companhia das Letras – 1995, São Paulo.2a Edição. RIPA, Cesare. Iconologia I. Madrid: Ed. AKAL, 2007. ___________. Iconologia II. Madrid: Ed. AKAL, 2007. RÖWER, Basílio. Dicionário Litúrgico. Petrópolis: Vozes, 1928 SACROSSANTUM CONCILIUM. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Paulus: São Paulo, 1997. SANTA MARIA, Agostinho de, Frei (1642-1728). Santuário Mariano, e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora. Tomo décimo e último. Lisboa, 1723. Rio de Janeiro: INEPAC, 2007. SANT‟ANNA, Sabrina Mara. A Boa Morte e o Bem Morrer: Culto, Doutrina, Iconografia e Irmandades Mineiras (1721 A 1822). Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: <file:///C:/Users/elain/Downloads/dissertacaosabrinamarasantanna.pdf>. Acesso em 28 de junho de 2021. SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues. A Escultura na Bahia do Século XVIII, Imagem Brasileira, Belo Horizonte, no 01, p.44 - 55. 2001. SANTOS, Francisco Noronha. As Freguesias do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1965. SARZI-RIBEIRO, Regilene Aparecida. A Figura Humana Fragmentada na Pintura: Tiradentes Esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/87008/sarziribeiro_ra_me_ia.pdf;sequenc e=1. Acesso em 21 de agosto de 2022. 224 SCOMPARIM, Almir Flavio. A iconografia na Igreja Católica, Ed. Paulus, 2008. SEIXAS, Antônio. A devoção a Nossa Senhora da Piedade no Recôncavo da Guanabara: as imagens de Nossa Senhora do Monte da Piedade de Magepe, de Nossa Senhora da Piedade de Anhum-mirim e de Nossa Senhora da Piedade do Orago de Iguassú (Rio de Janeiro, séculos XVII a XVIII). Rocalha. São João del-Rei: 2022 , pp.72; 94. SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Preservação do patrimônio cultural em cidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 (Turismo, Cultura e Lazer, 3, p. 128). SOUZA, Cláudio Rafael Almeida de. Artífices baianos oitocentistas: Vida e obra de possíveis autores do caboclo e da cabocla do préstito ao 2 de Julho. Artigo submetido ao XVII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. UFBA, Salvador/BA. 2021. SOUZA, Luiz Antonio Cruz. Evolução da tecnologia de policromias nas esculturas em Minas Gerais no século XVIII: o interior inacabado da igreja Matriz de Nossa Senhora. da Conceição de Catas Altas do Mato Dentro, um monumento exemplar. 1996. Tese (Doutorado em Ciências Químicas) - ICEX, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996. SOUZA, Marlucia Santos de. Escavando o Passado da Cidade: História Política da Cidade de Duque de Caxias. Duque de Caxias: APPH-CLIO, 2014. SUCHODOLSKI, Sergio Gusmão; GORGULHO, Luciane Fernandes (Org.). Preservação do patrimônio cultural brasileiro. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2016. TAVARES, Jorge Campos. Dicionário de Santos. Porto: Lello Editores, 2001. TORRES, Gênesis Pereira, (organizador). Baixada Fluminense: A construção de uma história: sociedade, economia, política. Rio de Janeiro: INEPAC, 2008. VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea: Vidas de Santos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. VIÑAS, Salvador Muñoz. Teoría Contemporánea de la Restauración. Madri: Editorial Síntesis, 2004. VIDE, Dom Sebastião Monteiro da. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. (Impressas em Lisboa no ano de 1719, e em Coimbra em 1720 e Tip. 2 de Dezembro, 1853). São Paulo: EdUSP, 2010 (Documenta Uspiana). VIOLLET-LE-DUC, Eugène Emmanuel. Restauração. Tradução de Beatriz Mugayar 225 Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2000. (Artes & Ofícios) VOELKER, Evelyn Carol. Charles Borromeo’s Instructiones fabricae et supellectilis ecclesiasticae, 1577. A translation with commentary and analysis (1977). Disponível em: <http://evelynvoelker.com/>. Acesso em: 26 de outubro de 2021. WEHLING, Arno. Wehling, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. Ed. Nova Fronteira, 4a Ed, 2005. WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984. _______________. Renascença e Barroco. ed. Perspectiva, 1988. ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walter Moreira Salles, 1983. Vol.2. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Elaine Tavares de Gusmão.pdf | 11.91 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
