Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19755| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Resgate da beleza e do sagrado na imaginária colonial duquecaxiense: a recuperação das esculturas do rei Davi e Betsabá |
| Autor: | Gusmão, Elaine Tavares de |
| Orientador(a): | Macêdo, Fábio Ricardo Reis de |
| Primeiro coorientador: | Motta Junior, Edson |
| Primeiro membro da banca: | Macêdo, Fábio Ricardo Reis De |
| Segundo membro da banca: | Lazzari, Alexandre |
| Terceiro membro da banca: | Pereira, Ricardo Antonio Barbosa |
| Palabras clave: | Imaginária;Patrimônio;Rei Davi;Betsabá;Imaginary;Heritage;King Davi;Bathsheba |
| Área(s) do CNPq: | História |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 25-may-2023 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
| Citación: | GUSMÃO, Elaine Tavares de. Resgate da beleza e do sagrado na imaginária colonial duquecaxiense: a recuperação das esculturas do rei Davi e Betsabá. 2023. 238 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, Nova Iguaçu, 2023. |
| Resumen: | A proposta desta investigação é identificar a origem, periodização, materiais construtivos, características sociais, estilísticas e iconográficas, a partir de pesquisas científicas e laboratoriais realizadas nas esculturas do Rei Davi e uma de suas rainhas consortes, Betsabá. Busca-se compreender a historiografia da imaginária na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, localizada no bairro do Pilar, no hoje município de Duque de Caxias (RJ), procurando, assim, ressaltar a sua importância histórica e sob uma perspectiva patrimonial. Nossa investigação é de natureza qualitativa e quantitativa documental, científica, bibliográfica e iconográfica. Por meio da metodologia proposta, lançamos a pesquisa e abordagem dos documentos disponíveis nos arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Biblioteca Nacional (BN), da Diocese de Duque de Caxias e da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Apoiamos nossa pesquisa em Araujo (1820), Maravall (1997), Nigra (1943), Megale (2001), Oliveira (2014), Coelho & Quites (2014), Panofsky (2014), Rèau (1998) e Pizarro (2008). Para analisarmos a historicidade do município de Duque de Caxias, que é o cenário atual do nosso objeto de estudo, usamos referências bibliográficas dos autores locais, como Almeida (2014), Braz & Almeida (2010) e Souza (2014). Iniciamos as análises dos elementos iconográficos como fontes para catalogação da imaginária e bens integrados que pertenciam à Igreja de Nossa Senhora do Pilar e que, atualmente, integram o acervo da Diocese de Duque de Caxias. Além disso, analisaremos fotografias produzidas entre o ano de 1910 e os dias atuais, que estão disponíveis nos acervos da BN, IPHAN e da Diocese de Duque de Caxias. Acreditamos que será útil reuni-las para que possamos refletir acerca das características, estilos, época e período da imaginária da Igreja. A pesquisa se propõe a descrever os bens integrados e a imaginária por meio dos métodos ligados à historiografia, tendo como base a própria iconografia e a análise científica realizada nas esculturas retabulares do Rei Davi e da Rainha Betsabá. Procuramos, com isso, identificar as semelhanças e diferenças, a fim de compreender as informações nelas contidas, como a época de produção da obra em questão, objetivando entender como se deu a presença da arte sacra colonial no território que hoje compreende o município de Duque de Caxias (RJ). Por fim, ressaltaremos a importância do resgate da memória e da preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Duque de Caxias. |
| Abstract: | The purpose of this investigation is to identify the origin, periodization, construction materials, social, stylistic and iconographic characteristics, based on scientific and laboratory research on the sculptures of King David and one of his queen consorts, Bathsheba. We seek to understand the historiography of the imaginary in the Church of Our Lady of the Pilar, located today in the neighborhood of Pilar, in the municipality of Duque de Caxias (RJ), thus seeking to highlight its historical importance and from a heritage perspective. Our investigation is of a qualitative and quantitative documentary, scientific, bibliographical and iconographic nature. Through the methodology of the proposed methodology, we launched the research and approach of the documents available in the archives of the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN), the National Library (BN), the Diocese of Duque de Caxias and the Archdiocese of Rio de Janeiro. We support our research in Araujo (1820), Maravall (1997), Nigra (1943), Megale (2001), Oliveira (2014), Coelho & Quites (2014), Panofsky (2014), Rèau (1998) and Pizarro (2008). In order to analyze the historicity of the municipality of Duque de Caxias, which is the current scenario of our object of study, we used bibliographic references from local authors, such as Almeida (2014), Braz & Almeida (2010) and Souza (2014). We started the analysis of the iconographic elements as sources for cataloging the imagery and integrated goods that belonged to the Church of Our Lady of the Pilar and that are currently part of the collection of the Diocese of Duque de Caxias. In addition, we will see, analyze, bring photographs produced between the year 1910 and the present day and are available in the collections of BN, IPHAN and the Diocese of Duque de Caxias. We believe it will be useful to bring them together so that we can reflect on the characteristics, styles, times and periods of the church‟s imagination. The research proposes to describe the integrated goods and the imaginary through methods linked to the historiography itself, based on the iconography itself and the scientific analysis carried out on the altarpiece sculptures of King David and Queen Bathsheba. With this, we seek to identify the similarities and differences, in order to understand the information contained therein, such as the time of production of the work in question, in order to understand how the presence of colonial sacred art occurred in the territory that today comprises the municipality of Duque de Caxias (RJ). Finally, we will emphasize the importance of rescuing memory and preserving the historical and cultural heritage of the municipality of Duque de Caxias. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19755 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Elaine Tavares de Gusmão.pdf | 11.91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
