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Tipo do documento: Dissertação
Title: Desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o ensino de química: dando asas aos jogos educacionais
Other Titles: Development of technological tools for chemistry teaching: giving wings to educational games
Authors: Lira, Ernesto Sousa
Orientador(a): Castilho, Roberto Barbosa de
Primeiro membro da banca: Castilho, Roberto Barbosa de
Segundo membro da banca: Santos, André Marque dos
Terceiro membro da banca: Lopes, Natália Drumond
Keywords: TIC;jogos educativos;Química;Rpg Maker;PowerPoint;ICT;educational games;Chemistry
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Citation: LIRA, Ernesto Sousa. Desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o ensino de química: dando asas aos jogos educacionais. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Novas ferramentas tecnológicas surgem a cada instante para compor a sociedade atual, logo, analisá-las e compreendê-las, em seu espaço didático, é de suma importância. Esta dissertação, portanto, tem como proposta - base desenvolver uma coletânea de jogos e ideias para a utilização de docentes como forma de diversificar os métodos de ensino e aprendizagem a fim de fornecer alternativas ao modelo de ensino tradicional. Diante disso, a contextualização dessa temática acontece através da correlação entre o ensino da Química e os conteúdos administrados no ensino médio. Ademais, os mecanismos utilizados no trabalho foram elaborados através de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC`s), com o auxílio do PowerPoint professional plus 2016 da Microsoft e com a utilização do software RPG Maker MV, originando a criação dos jogos educativos intitulados: Quimicaleta, Jogo da forca, jogo da memória e Q-Maker. Os jogos foram disponibilizados gratuitamente na forma de coletânea por meio da ferramenta ‘google sites’, com tutoriais de utilização para os mesmos. Logo, como meio de validação do produto e coleta de dados, foi aplicado, em sala de aula e em quatro ocasiões, o jogo Quimicaleta, com dados da interação durante o processo para verificar a compreensão dos conteúdos propostos. Sobre o Q-Maker foi avaliado a percepção de satisfação dos usuários participantes quanto aos jogos educacionais a partir de formulário google. Cabe ressaltar que a coletânea criada se encontra disponível no link deste presente trabalho podendo ser avaliado e atualizado recorrentemente. Os resultados mostram que a utilização da tecnologia envolvendo os games se insere numa alternativa relevante como possibilidade de estratégia de ensino a ser aplicado por profissionais da educação, podendo ser entendida como uma ferramenta viável independente dos moldes que se espera atingir.
Abstract: New technological tools emerge every moment to make up today's society, so analyzing and understanding them, in their teaching space, is of paramount importance. This dissertation, thus, aims to develop a collection of for the use of teachers as a way of diversifying teaching and learning methods in order to provide alternatives to the traditional teaching model. Therefore, the contextualization of this theme takes place through the correlation between the teaching of Chemistry and the content taught in high school. Furthermore, the mechanisms used in the work were developed through Information and Communication Technologies (ICTs), with the aid of Microsoft's PowerPoint professional plus 2016 and with the use of RPG Maker MV software, resulting in the creation of educational games entitled: Quimicaleta, Hangman, memory game and Q-Maker. The games were made available free of charge in the form of a collection through the ‘google sites’ tool, with tutorials on how to use them. Thus, as a form of product validation and data collection, the Quimicaleta game was applied in the classroom on four occasions, with data from the interaction during the process to verify the understanding of the proposed contents. Regarding Q-Maker, the perception of satisfaction of participating users about educational games was evaluated using a Google form. It is worth noting that the collection created is available at the link of this work and can be evaluated and updated regularly. It should be noted that the collection created is available at the link of this present work and can be evaluated and updated recurrently. The results show that the use of technology involving games is part of a relevant alternative as a possibility of teaching strategy to be applied by education professionals, and can be understood as a viable tool regardless of the molds that are expected to be achieved.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19772
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

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