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dc.contributor.authorMarinho, Fabio Cardoso-
dc.date.accessioned2025-01-24T15:38:16Z-
dc.date.available2025-01-24T15:38:16Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.identifier.citationMARINHO, Fábio Cardoso. A educação financeira crítica como ferramenta de interdisciplinaridade nos estudos de ciências e matémática no ensino fundamental. 2023. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19773-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo abordar a Educação Financeira a partir de um viés crítico e interdisciplinar dos estudos de Ciências e Matemática por meio da Educação Ambiental e da Educação Matemática Críticas. Por intermédio de um formato Multipaper, foram desenvolvidos dois artigos independentes que dialogam entre si. Tendo como condução metodológica a revisão sistemática, o primeiro artigo da pesquisa investigou de dissertações que trazem Educação Financeira como discussão nuclear, a fim de entender como esse assunto vem sendo discutido. O segundo artigo evidenciou um estudo teórico e integralizador da Educação Matemática e Ambiental Críticas como sustentadoras de um trabalho de Educação Financeira Crítica, de modo a possibilitar ações em sala de aula que promovam a discussão e práticas pedagógicas nos campos socioeconômicos e socioambientais. A pesquisa promoveu a criação de um produto educacional que consiste em um material audiovisual, com o objetivo de auxiliar professores em suas aulas tendo como balizadoras do produto, as habilidades sugeridas na Base Nacional Comum Curricular. A partir dos estudos e reflexões gerados por esta pesquisa, foi possível verificar a importância da Educação Financeira como ferramenta de interdisciplinaridade nos estudos das áreas de conhecimentos nela delimitadas, assim como elemento fomentador de transformações social, econômica e ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
dc.subjectEducação Financeira Críticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectCritical Environmental Educationpt_BR
dc.subjectCritical Financial Educationpt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.titleA educação financeira crítica como ferramenta de interdisciplinaridade nos estudos de ciências e matémática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to address Financial Education from a critical and interdisciplinary perspective of Science and Mathematics studies through Environmental Education and Critical Mathematics Education. By means of a Multipaper format, two independent articles were developed that dialogue with each other. Having a systematic review as methodological conduction, the first article of the research investigated dissertations that bring Financial Education as a core discussion, in order to understand how this subject has been discussed. The second article highlighted a theoretical and integral study of Critical Mathematics and Environmental Education as supporters of a work of Critical Financial Education, in order to enable actions in the classroom that promote discussion and pedagogical practices in the socioeconomic and socioenvironmental fields. The research promoted the creation of an educational product that consists of audiovisual material, with the objective of helping teachers in their classes, having as a beacon of the product, the skills suggested in the BNCC (Common Curriculum National Base). From the studies and reflections generated by this research, it was possible to verify the importance of Financial Education as an interdisciplinary tool in the studies of the areas of knowledge delimited in it, as well as an element that promotes social, economic and environmental transformations.en
dc.contributor.advisor1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee2Vianna, Márcio de Albuquerque-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6751-7926pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194444335975667pt_BR
dc.contributor.referee3Muzinatti, João Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865797439302288pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3480729113655589pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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