Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19773
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação financeira crítica como ferramenta de interdisciplinaridade nos estudos de ciências e matémática no ensino fundamental
Autor(es): Marinho, Fabio Cardoso
Orientador(a): Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Primeiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Segundo membro da banca: Vianna, Márcio de Albuquerque
Terceiro membro da banca: Muzinatti, João Luiz
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular;Educação Ambiental Crítica;Educação Financeira Crítica;Educação Matemática Crítica;Interdisciplinaridade;Common National Curriculum Base;Critical Environmental Education;Critical Financial Education;Critical Mathematics Education;Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: MARINHO, Fábio Cardoso. A educação financeira crítica como ferramenta de interdisciplinaridade nos estudos de ciências e matémática no ensino fundamental. 2023. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2023.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo abordar a Educação Financeira a partir de um viés crítico e interdisciplinar dos estudos de Ciências e Matemática por meio da Educação Ambiental e da Educação Matemática Críticas. Por intermédio de um formato Multipaper, foram desenvolvidos dois artigos independentes que dialogam entre si. Tendo como condução metodológica a revisão sistemática, o primeiro artigo da pesquisa investigou de dissertações que trazem Educação Financeira como discussão nuclear, a fim de entender como esse assunto vem sendo discutido. O segundo artigo evidenciou um estudo teórico e integralizador da Educação Matemática e Ambiental Críticas como sustentadoras de um trabalho de Educação Financeira Crítica, de modo a possibilitar ações em sala de aula que promovam a discussão e práticas pedagógicas nos campos socioeconômicos e socioambientais. A pesquisa promoveu a criação de um produto educacional que consiste em um material audiovisual, com o objetivo de auxiliar professores em suas aulas tendo como balizadoras do produto, as habilidades sugeridas na Base Nacional Comum Curricular. A partir dos estudos e reflexões gerados por esta pesquisa, foi possível verificar a importância da Educação Financeira como ferramenta de interdisciplinaridade nos estudos das áreas de conhecimentos nela delimitadas, assim como elemento fomentador de transformações social, econômica e ambiental.
Abstract: This research aims to address Financial Education from a critical and interdisciplinary perspective of Science and Mathematics studies through Environmental Education and Critical Mathematics Education. By means of a Multipaper format, two independent articles were developed that dialogue with each other. Having a systematic review as methodological conduction, the first article of the research investigated dissertations that bring Financial Education as a core discussion, in order to understand how this subject has been discussed. The second article highlighted a theoretical and integral study of Critical Mathematics and Environmental Education as supporters of a work of Critical Financial Education, in order to enable actions in the classroom that promote discussion and pedagogical practices in the socioeconomic and socioenvironmental fields. The research promoted the creation of an educational product that consists of audiovisual material, with the objective of helping teachers in their classes, having as a beacon of the product, the skills suggested in the BNCC (Common Curriculum National Base). From the studies and reflections generated by this research, it was possible to verify the importance of Financial Education as an interdisciplinary tool in the studies of the areas of knowledge delimited in it, as well as an element that promotes social, economic and environmental transformations.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19773
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Fábio Cardoso Marinho.pdf1.93 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.