Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Pâmella Trayci da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-24T17:30:50Z-
dc.date.available2025-01-24T17:30:50Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Pâmela Trayci da Silva. Os sentidos da verticalização na formação dos egressos do curso Técnico em Agropecuária do campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19777-
dc.description.abstractAs frequentes mudanças no mundo do trabalho e a exigência por profissionais cada vez mais qualificados fazem com que muitos indivíduos optem por investir um tempo maior em sua formação educacional. A possibilidade de percorrer um itinerário formativo que contemple desde o curso técnico até a pós-graduação, através da verticalização oferecida nos Institutos Federais, mostra-se como uma alternativa. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a perspectiva dos egressos do curso técnico em agropecuária do campus Rio Verde, que tiveram suas formações verticalizadas. Para alcançar o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) com o auxílio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), executada no software IRaMuTeQ. Os resultados mostram que a motivação para percorrer um itinerário formativo verticalizado não se amparou somente na elevação da escolaridade, mas em um conjunto de fatores, no qual estão incluídas as políticas institucionais de pesquisa e de extensão. No entanto, essas políticas só tiveram uma ação mais efetiva na motivação dos egressos a partir da graduação. A formação verticalizada conferiu aos egressos o sentimento de segurança para atuar no mundo através do trabalho e do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectformação educacionalpt_BR
dc.subjectpesquisa de egressopt_BR
dc.subjectWorld of workpt_BR
dc.subjecteducational backgroundpt_BR
dc.subjectegress researchpt_BR
dc.titleOs sentidos da verticalização na formação dos egressos do curso técnico em agropecuária do campus Rio Verde do Instituto Federal Goianopt_BR
dc.title.alternativeThe meanings of verticalization in the training of graduates from the technical course in agriculture at the Rio Verde campus of the Federal Institute of Goianoen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherFrequent changes in the labor market and the increasing demand for highly qualified professionals lead many individuals to invest more time in their educational training. The possibility of following an educational pathway that includes everything from technical courses to postgraduate studies, through the verticalization offered by Federal Institutes, emerges as an alternative. Thus, the present research aimed to analyze the perspective of graduates from the technical course in agriculture at the campus Rio Verde, who had their education vertically integrated. To achieve the proposed objective, an exploratory-descriptive research was conducted, with a qualitative approach. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to the Content Analysis methodology proposed by Bardin (2011), with the aid of Descending Hierarchical Classification (DHC) executed in the IRaMuTeQ software. The results show that the motivation to pursue a vertical educational pathway was not solely based on the desire to increase schooling levels but on a combination of factors, including institutional research and extension policies. However, these policies had a more effective impact on the motivation of graduates starting from their undergraduate studies. The vertically integrated education provided the graduates with a sense of security to operate in the world through work and knowledge.en
dc.contributor.advisor1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Silva, Fabiano Guimarães-
dc.contributor.referee3Stefanuto, Vanderlei Antônio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8329778139249598pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Pâmella Trayci da Silva Gonçalves.Pdf5.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.