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dc.contributor.authorReis, Denise Elidia de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-27T13:46:05Z-
dc.date.available2025-01-27T13:46:05Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationREIS, Denise Elidia de Souza. Implicações do distanciamento social na práxis docente mediadora do conhecimento no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19841-
dc.description.abstractO estudo intitulado “Implicações do distanciamento social na práxis docente mediadora do conhecimento no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)” objetiva investigar as consequências da medida do distanciamento social na prática dos docentes que atuam no respectivo programa. A pesquisa qualitativa contará com a participação de cinquenta docentes de ambos os sexos, de diversas faixas etárias, que lecionam num período superior a dois anos, ministrando qualquer Componente Curricular (Disciplina), na Modalidade de Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA –, em oito unidades escolares, no Ensino Fundamental - 1o e 2o segmento-, que oferecem o PEJA diurno e noturno, situados na 6a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Foram utilizados o Questionário e o Grupo Focal como instrumentos dedicados a garimpar e extrair no universo cotidiano, muitas vezes invisibilizado pela ciência moderna, preciosas informaçõesque contribuíssem para o entendimento da realidade do distanciamento social, vivida pelos docentes na sua práxis, na transposição do Ensino Presencial para o Remoto, considerando o contexto pandêmico. Berino, Esteban, Han, Krenak, Oliveira e Santos foram autores eleitos, por assumirem um lugar de liderança nesta pesquisa relacionada com a contemporaneidade. Como o estudo com o cotidiano não analisa dados, as falas dos docentes que refletem os sentimentos norteadores de suas práticas serão associadas aos conceitos Freireanos de “Situações Limites” ou “Inéditos Viáveis”. Esperamos que as conclusões alcançadas nos remetam a reflexões as quais poderão possibilitar novas sondagens concernentes ao tema, baseadas na ética e solidariedade aos educadores nesse momento atípico, inimaginável e epidemiológico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectInédito Viávelpt_BR
dc.subjectPEJApt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectSituação Limitept_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectViable Unprecedentedpt_BR
dc.subjectPraxis and Limit Situationpt_BR
dc.titleImplicações do distanciamento social na práxis docente mediadora do conhecimento no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)pt_BR
dc.title.alternativeImplications of social distancing in the teaching practice that mediates knowledge in the Youth and Adult Education Program (PEJA)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe study entitled “Implications of social distancing in the teaching practice that mediates knowledge in the Youth and Adult Education Program (PEJA)” aims to investigate the consequences of measuring social distancing in the practice of teachers working in the respective program. The qualitative research will have the participation of fifty professors of both sexes, of different age groups, who teach for a period of more than two years, teaching any Curriculum Component (Discipline), in the teaching modality of Youth and Adult Education - EJA -, in eight school units, in Elementary School - 1st and 2nd segment -, which offer day and night PEJA, located in the 6th Regional Education Coordination (CRE) in the Municipal Network of Education in Rio de Janeiro. The Questionnaire and the Focus Group were used as instruments dedicated to prospecting and extracting in the everyday universe, often made invisible by modern science, precious information that would contribute to the understanding of the reality of social distancing, experienced by teachers in their practice, in the transposition of teaching face-to-face to remote, considering the pandemic context. Berino, Esteban, Han, Krenak, Oliveira and Santos were chosen authors, for assuming a leadership role in this research related to contemporaneity. As the study with everyday life does not analyze data, the speeches of the professors that reflect the guiding feelings of their practices will be associated with the Freirean concepts of “Limit Situations” or “Viable Unpublished”. We hope that the conclusions reached lead us to reflections which may enable new surveys concerning the theme, based on ethics and solidaritywith educators in this atypical, unimaginable and epidemiological moment.en
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fabiana de Moura Maia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4987-2737pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1757475868025140pt_BR
dc.contributor.referee3Sangenis, Luiz Fernando Conde-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2833-0365pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3642667436336700pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0222-8968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3904126030271765pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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