Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJanuário, Simone da Conceição-
dc.date.accessioned2025-01-27T15:12:32Z-
dc.date.available2025-01-27T15:12:32Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationJANUÁRIO, Simone da Conceição. A autoria e os processos de inserção do indivíduo para o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita no ambiente escolar. 2022, 263 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19858-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de atividades de leitura e escrita voltadas para o segundo segmento do ensino fundamental a partir de reflexões sustentadas na Análise do discurso de base materialista, que tem Michel Pêcheux (1975) como seu precursor na França e no Brasil é desenvolvida por Eni Orlandi (1999, 2009), dentre outros pesquisadores. O intuito é analisar possíveis efeitos da aplicação da AD ao mobilizá-la como base para as aulas de língua portuguesa para promover práticas de leitura e escrita no ensino fundamental, em escolas públicas municipais do município do Rio de Janeiro, rede para onde o trabalho foi pensado. As propostas foram pensadas para turmas de oitavo ano, podendo também ser estendidas para o nono ano, público para o qual pensei um arquivo textual que traga não só na temática, mas na escrita em si, o cotidiano e a coletividade do povo negro e periférico e, além disso, a escrita de autoras e autores negros. Para mediar e nortear essa seleção textual, me baseei na teoria sobre a “escrevivência” de Conceição Evaristo, teorizada por Duarte e Nunes (2020). As atividades propõem atividades de leitura oral e escrita para formação de memória discursiva que leve o aluno ao processo de escrita, onde ocupará a posição de sujeito-autor, sem necessária ou obrigatoriamente ser limitado a reprodução de sentidos já prontos, podendo produzir sua leitura a partir de seus gestos interpretativos. Os textos literários farão o trabalho de interdisplinaridade entre Literatura e AD, além de atender a opção pela narrativa como modo de estruturação. Os textos formadores dos arquivos serão compostos por Evaristo (2014), Cuti (2016), Lourenço (2013, 2022), Emicida (2020), Ferréz (2020), dentre vários outros. As duas primeiras fases da atividade propõem leituras orais e dinâmicas e sugerem interações entre a turma, que busquem reflexões acerca das vivências periféricas, a terceira fase propõe leituras e produções breves e promovem a autoria coletiva, com textos que refletem sobre, além da vivência periférica, a identidade dessa periferia e a quarta e última fase propõe uma coletânea de produções escritas de cada aluno, com o intuito de compartilhamento da escrita e dos gestos de leitura e autoria. Para reflexões acerca da AD e seus conceitos, aponto as contribuições de Orlandi (2009), Orlandi e Lagazzi-Rodrigues (2017) e Pêcheux (2006). Para pensar e analisar o papel da leitura e da escrita no ambiente escolar e o texto, a leitura e a escrita numa perspectiva discursiva, aponto para Orlandi (1998, 1999, 2009, 2012, 2014 e 2017), Fernandes (2019), Rodrigues e Moraes (2020). Indursky (2001, 2017 e 2019). A perspectiva sociológica de Althusser (1980) também norteou as reflexões e além dela, a concepção freireana de educação, através de Freire (1987, 1989, 1996) conduz o fazer linguístico e pedagógico que proponho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectautoriapt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.titleA autoria e os processos de inserção do indivíduo: desenvolvendo a leitura e escrita no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeAuthorship and the processes of insertion of the individual for the development of reading and writing skills in the school environmenten
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper presents a proposal of reading and writing activities for the second segment of elementary school from reflections supported by the materialist discourse analysis, which has Michel Pêcheux (1975) as its precursores in France and in Brazil is developed by Eni Orlandi 91999, 2009), among other researchers. The purpose is to analyze possible effects of applying AD when mobilizing it as a basis for Portuguese language classes to promote reading and writing practices in elementary schools in the municipality of Rio de Janeiro, the network where the work was conceived. The proposals were designed for eighth-grade classes, and may also be extended to ninth-grade classes, for which I thought of a textual archive that brings not only in the theme, but also in the writing itself, the daily life and collectivity of black and peripheral people and, in addition, the writing of black authors. To mediate and guide this textual selection, I based myself on the theory about Conceição Evaristo's "writing-life", theorized by Duarte and Nunes (2020). The activities propose oral and written reading activities for the formation of discursive memory that will lead the student to the writing process, where he will occupy the position of subject-author, without necessarily or compulsorily being limited to the reproduction of ready-made meanings, being able to produce his reading from his interpretative gestures. The literary texts will perform the interdisciplinary work between Literature and AD, in addition to meeting the option for narrative as a structuring mode. The texts forming the files will be composed by Evaristo (2014), Cuti (2016), Lourenço (2013, 2022), Emicida (2020), Ferréz (2020), among several others. The first two phases of the activity propose oral and dynamic readings and suggest interactions between the class, which seek reflections about the peripheral experiences, the third phase proposes readings and brief productions and promote collective authorship, with texts that reflect on, in addition to the peripheral experience, the identity of this periphery and the fourth and final phase proposes a collection of written productions of each student, in order to share writing and reading gestures and authorship. For reflections about AD and its concepts, I point the contributions of Orlandi (2009), Orlandi and Lagazzi-Rodrigues (2017) and Pêcheux (2006). To think and analyze the role of reading and writing in the school environment and the text, reading and writing in a discursive perspective, I point to Orlandi (1998, 1999, 2009, 2012, 2014 and 2017)), Fernandes (2019), Rodrigues and Moraes (2020). Indursky (2001, 2017 and 2019). The sociological perspective of Althusser (1980) also guided the reflections and beyond it, the Freirean conception of education, through Freire (1987, 1989, 1996) leads the linguistic and pedagogical making that I propose.en
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rivia Silveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6591-854Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1527611853543898pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Rivia Silveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6591-854Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1527611853543898pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9091-6108pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270392475151238pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685521826101850pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos do estado. Tradução de Joaquim José de Mora Ramos. Lisboa: Editorial Presença/ Martins Fontes, 1998. ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo (Fragmento). In Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880> Acessado em fevereiro de 2022. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. ............. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final homologada. Brasília: MEC, 2018. .............. .................................... Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 de março de 2022. .................................................. Lei 10.639/2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 11 de março de 2022. COSTA, Wagner Alexandre dos Santos. Cerveja ou vírus? O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet. Fórum Linguístico v. 18 n. 2 (2021), p. 5989-6000. Disponível em: Acesso em 14 de nov. de 2021. CUTI. “Incidente na raiz.” In CUTI. Contos escolhidos. Rio de Janeiro: Malê, 2016. CHARAUDEAU, Patrick, MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do discurso. Coordenação de tradução KOMESU, Fabiana. 3 ed. São Paulo: Contexto,2014. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 1997. DUARTE, Constância Lima & NUNES, Isabela Duarte (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Ilustrações: Goya Lopes. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. EVARISTO, Conceição. Maria. In Olhos d1água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2014. .................................. Ayoluwa, a alegria do nosso povo. In Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2014. 127 FALCOUNIER, Damien Alain, OLIVEIRA, Leandro Roque de (Emicida). “A ordem natural das coisas”. In EMICIDA. Álbum: AmarElo. 2019. Disponível em: https://www.letras.mus.br/emicida/a-ordem-natural-das-coisas-part-mc-tha/ FERNANDES, Carolina. A leitura na escola e suas formas de controle e de resistência. Disponível em: https://www.academia.edu/35896270/A_LEITURA_NA_ESCOLA_E_SUAS_FORMAS_DE_C ONTROLE_E_DE_RESISTÊNCIA Acessado em 25/04/2022. ..................................... A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor. In SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 163-176, 2 quadrimestre de 2019. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19293. Acessado em 24/05/2022. FERRÉZ. Capão Pecado. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. 23 ed. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1989. Coleção polêmicas do nosso tempo. 2020. ........................ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e terra, 1996 (Coleção Leitura). .......................Pedagogia do oprimido. Disponível em Guia definitivo da bibliografia de Paulo Freire - Centro de Referências em Educação Integral (educacaointegral.org.br). Acesso em 18 de maio de 2022. INDURSKY, Freda. Leitura, escrita e ensino à luz da análise do discurso. In: NASCIMENTO, Lucas (org.). Presenças de Michel Pêcheux: da análise do discurso ao ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019, p. 97-120. Disponível em: https://www.academia.edu/35347893/A_ESCRITA_A_LUZ_DA_AN%C3%81LISE_DO_DISC URSO. Acesso em 18 de abril de 2022. ............................ Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In (org.) ERNST-PEREIRA, Aracy; FUNCK Susana Bornéo. A leitura e a escrita como práticas discursivas. – Pelotas: Educat, 2001. ............................. O texto nos estudos da linguagem: Especificidades e limites. In (orgs.) ORLANDI, Eni P. / LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade. 3 ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2017. Ikosilê – espetáculo teatral “Meus Cabelos de Baobá”, com Fernanda Dias/Coletivo Malungo (RJ/RJ). Disponível em: https://youtu.be/mSkW-dLrp98 Acessado em 18/03/2022ZA JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo – Diário de uma favelada. São Paulo: Círculo do livro, 1960. 128 LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. Texto e autoria. In (orgs.) ORLANDI, Eni P. / LAGAZZI- RODRIGUES, Suzy. Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade. 3 ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2017. LOURENÇO, Valéria. “Réquiem”. In (orgs.) RIBEIRO, Esmeralda, BARBOSA, Márcio. Cadernos Negros, volume 36: Contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2013. .................................. (No prelo) E se o mundo (não) acabasse hoje? 2022. MARIANI, Bethania. O PCB e a imprensa: comunistas no imaginário dos jornais. Rio de Janeiro: Revan; Campinas, São Paulo, UNICAMP, 1998. MULHERES EXTRAORDINÁRIAS #9 Disponível em https://youtu.be/IufWv4430aA Acessado em 18/03/2022. ORLANDI, Eni Puchineli (organizadora). A leitura e os leitores. Campinas, São Paulo: Pontes, 1998. ......................................... Discurso e leitura. Campinas, São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1999. ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico.5 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007. ........................................... Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2009. ........................................... Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012. .......................................... (org.) [et al.]. Gestos de leitura: da história no discurso. 4 ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2014. ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. In (org.) ORLANDI, Eni P. / LAGAZZY-RODRIGUES, Suzy (Orgs.). Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade. 3 ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2017. PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni P. Orlandi.4 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. ............................... Ler o arquivo hoje. In(org.) [et al.]. Gestos de leitura: da história no discurso. 4 ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2014. 129 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação - Subsecretaria de Ensino. Currículo Carioca. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884556/4269410/LINGUAPORTUGUESA.pdf. Acesso em 11 de março de 2022. .................................................................................. Coordenadoria de Educação. Leitura, escrita e análise linguística: alguns pressupostos teóricos. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em https://www.rio.rj.gov.br/web/rioeduca/recursos-pedagogicos. Acesso em março de 2020. RODRIGUES, Andréa; MORAES, Marcos André de Oliveira; DOMINGUES, Mariana Vieira. O impacto da análise do discurso em práticas de ensino: experiências com leitura e escrita na escola. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/47375/31867 acessado em 17/04/2022. Samba-Enredo 2022. Empretecer o Pensamento É Ouvir a Voz da Beija-Flor. Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-flor. Disponível em https://www.letras.mus.br/beija-flor- rj/samba-enredo-2022-empretecer-o-pensamento-e-ouvir-a-voz-da-beija-flor/. SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; MACIEL, Ruberval Franco & FORTILLI Solange de Carvalho (orgs.). Formação docente e ensino de Língua Portuguesa: resultados e perspectivas do/no Proletras- Região Centro-Oeste. Sinop: Editora Unemat, 2017. TARDIM, F. “Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela”: autoria e produção de sentido de alunos em uma escola periférica. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Letras mestrado profissional (PROFLETRAS). Duque de Caxias, p. 143, 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Simone da Conceição Januário.Pdf9.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.