Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Simões-
dc.date.accessioned2025-01-29T13:37:48Z-
dc.date.available2025-01-29T13:37:48Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Simões. Educação física na educação básica sob a perspectiva de alunos egressos: análise acerca de atitudes, competências, suporte social e aprendizagens. 2023. 242f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19930-
dc.description.abstractConsiderando ainda as tensões relativas à legitimidade pedagógica e curricular da Educação Física (EF), essa pesquisa teve como objetivo analisar o perfil atitudinal, de competências e suporte social de egressos da EF escolar, bem como as aprendizagens concretizadas na disciplina durante a escolarização. Recorreu-se ao método de pesquisa misto sequencial, mediante delineamento transversal, com viés retrospectivo. Adotou-se caráter descritivo, exploratório e comparativo. Compuseram a amostra na fase quantitativa 148 participantes, selecionados a partir da técnica bola de neve (snowball sampling) e oito participantes na fase qualitativa da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionários fechados e da técnica de Grupo Focal. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva e inferencial e aqueles qualitativos foram objeto de análise de conteúdo mediante o suporte do software MaxQda. Os resultados evidenciaram atitudes positivas dos respondentes frente à EF escolar. O estímulo docente recebido era capaz de influenciar ou restringir a participação nas aulas de EF. Quase metade dos participantes se concebiam com perfil habilidoso para realizar as aulas da disciplina, embora, em sua maioria, tenham indicado possuir competências necessárias para cumprir as exigências da EF. O nível de habilidade foi indicado como fator capaz de influenciar a participação dos alunos, sobretudo em momentos de escolha de times. Considerando a rede de suporte social, os pais/responsáveis foram considerados aqueles que menos estimularam os respondentes à participação nas aulas de EF, com o apoio social mais frequente dos professores de EF e colegas de turma. Aprendizagens de caráter procedimental, conceitual e atitudinal foram evidenciadas na fase quantitativa da pesquisa. No Grupo Focal, embora aprendizagens atitudinais tenham sido pontuadas, evidenciou-se o esporte como monoconteúdo ministrado na EF. Ainda, foi relatado o predomínio prático no desenvolvimento do referido conteúdo. Os Esportes Coletivos e os Jogos Populares foram indicados como prática corrente de atividade física. No que se refere às aprendizagens mobilizadoras da participação dos egressos nas aulas de EF, observou-se maior indicação da diversão, distração e recreação e a estadia em espaço diferente da sala de aula. Considerando o teste de associação entre as variáveis sexo e fatores da atitude, encontrou-se dependências com a frequência de participação em atividades físicas fora do horário escolar (P=.010) e com relação à atitude face à EF (P=.015). Em relação às aprendizagens retidas na EF escolar, foram encontradas dependências com o sexo, referentes a “jogar bem algum(uns) esporte(s)” (P=.024), “importância atribuída ao conhecimento sobre a prevenção ao uso de drogas, DST’s e gravidez na infância e adolescência” (P=.002) e “benefícios das atividades físicas, esportivas e de lazer para a saúde e bem-estar” (P=.037). Ainda, foram encontradas associações entre a prática cotidiana contemporânea de conteúdos aprendidos na EF com o sexo - Danças (P=.005), Lutas (P=.032) e Esportes Coletivos (P=.000); e com a faixa etária - Danças (P=.000). A pesquisa levanta questões relevantes quer relativo a estagnação de aspectos vinculados ao desenvolvimento curricular e a ecologia da classe, mas também a feição de avanços que sobressaem nas evidências de consolidação de aprendizagens nos planos conceitual e atitudinal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLegitimidadept_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLegitimacypt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleEducação física na educação básica sob a perspectiva de alunos egressos: análise acerca de atitudes, competências, suporte social e aprendizagenspt_BR
dc.title.alternativePhysical education in basic education from the perspective of graduating students: analysis of attitudes, competences, social support and learningsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherAlso considering the tensions related to the pedagogical and curricular legitimacy of Physical Education (PE), this research aimed to analyze the attitudinal profile, skills and social support of PE school graduates, as well as the learning materialized in the discipline during schooling. A mixed sequential research method was used, using a cross-sectional design, with a retrospective bias. A descriptive, exploratory and comparative character was adopted. The sample in the quantitative phase comprised 148 participants, selected using the snowball sampling technique, and eight participants in the qualitative phase of the research. Data were collected through closed questionnaires and the Focus Group technique. Quantitative data were treated using descriptive and inferential statistics and qualitative data were subject to content analysis using the MaxQda software. The results showed positive attitudes of the respondents towards school PE. The teaching stimulus received was capable of influencing or restricting participation in PE classes. Almost half of the participants conceived themselves as having a skillful profile to take the discipline's classes, although most of them indicated that they had the necessary skills to meet the requirements of PE. Skill level was indicated as a factor capable of influencing student participation, especially when choosing teams. Considering the social support network, parents/guardians were considered those who least encouraged respondents to participate in PE classes, with more frequent social support from PE teachers and classmates. Procedural, conceptual and attitudinal learning was evidenced in the quantitative phase of the research. In the Focus Group, although attitudinal learning was scored, sport was evidenced as a monocontent taught in PE. Still, the practical predominance in the development of the referred content was reported. Collective Sports and Popular Games were indicated as current practice of physical activity. With regard to mobilizing learning from the participation of graduates in PE classes, there was a greater indication of fun, distraction and recreation and staying in a space other than the classroom. Considering the association test between the gender variables and attitude factors, dependencies were found with the frequency of participation in physical activities outside school hours (P=.010) and with regard to the attitude towards PE (P=.015). Regarding the learning retained in school PE, dependencies were found with gender, referring to “playing some sport(s) well” (P=.024), “importance attributed to knowledge about the prevention of drug use, STDs and pregnancy in childhood and adolescence” (P=.002) and “benefits of physical, sports and leisure activities for health and well-being” (P=.037). Also, associations were found between the contemporary daily practice of contents learned in PE with sex - Dances (P=.005), Fights (P=.032) and Collective Sports (P=.000); and with the age group - Dances (P=.000). The research raises relevant questions regarding the stagnation of aspects linked to curriculum development and the ecology of the classroom, but also the feature of advances that stand out in the evidence of consolidation of learning at the conceptual and attitudinal levels.en
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2159-6611pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2159-6611pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Rodrigo Lema Del Rio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1082-2425pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9215131825606115pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Aldair José de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669724967517451pt_BR
dc.contributor.referee4Moura, Diego Luz-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6054-4542pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726163469750495pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1041-340Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1503828976374593pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Andréa Bonato et al. Percepção discente sobre a Educação Física Escolar e motivos que levam à sua prática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 10, n. 2, p. 109-116, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/291148431. Acesso em: 26 jul. 2021. ALMEIDA, Uilian Maciel; FONSECA, Gerard Maurício Martins. Jogos Escolares de Vacaria: retrato da participação dos estudantes. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 1, p. 89-99, jan./jun. 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/6954/6452. Acesso em: 29 mar. 2023. ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em Educação Física: “meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, mai./ago. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012. Acesso em: 08 abr. 2023. AMES, C. Salas de aula: objetivos, estruturas e motivação dos alunos. Journal of Educational Psychology, v. 84, n. 3, p. 261-271, 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-0663.84.3.261. Acesso em: 08 abr. 2023. ANISZEWSKI, Ellen. O desinteresse discente pelas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental: análise sob a perspectiva das necessidades psicológicas básicas. 2018. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/Seropédica, 2018. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4701. Acesso em: 07 abr. 2023. ANISZEWSKI, Ellen et al. A (des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44939. Acesso em: 30 mar. 2023. ANISZEWSKI, Ellen et al. A satisfação das necessidades dos alunos e o afastamento das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 21, n. 1, 2022. Disponível em: https://fontouraeditora.com.br/periodico/article/1604. Acesso em: 07 abr. 2023. ANISZEWSKI, Ellen; HENRIQUE, José. Relação entre a satisfação da competência, autonomia e vínculos sociais e o desinteresse pelas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, e36854, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/NhZZjvH3KB3ghLF8dj3KSBJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023. ARAÚJO, Denise Sardinha Mendes Soares; ARAÚJO, Claudio Gil Soares. Autopercepção corporal de variáveis da aptidão física relacionada à saúde. Revista 187 Brasileira de Medicina do Esporte, v. 8, n. 2, mar./abr. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-86922002000200003. Acesso em: 07 abr. 2023. BARBOSA, Diego Grasel et al. Lembranças sobre a educação física escolar: uma narrativa de estudantes de educação física. Cadernos de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 123-129, mai./ago. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p123. Acesso em: 22 jul. 2021. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. BARRERA, Sylvia Domingos. Teorias cognitivas da motivação e sua relação com o desempenho escolar. Poíesis Pedagógica, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 159-175, ago./dez., 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14065. Acesso em: 01 nov. 2020. BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; SALGADO, Simone da Silva. Educação Física: dilemas da disciplina no espaço escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 204-220, jul./dez. 2011. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2011/vol11/no2/13.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021. BEGGIATO, Claudson Lincoln; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Educação Física Escolar no ciclo II do ensino fundamental: aspectos valorizados pelos alunos. Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 2, p. S29-S35, mai./ago. 2007. BELTRAMI, Dalva Marim. Dos fins da Educação Física escolar. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 12, n. 2, p. 27-33, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3743/2575. Acesso em: 23 jul. 2021. BENVEGNÚ JÚNIOR, Arnaldo Elói. Educação Física escolar no Brasil e seus resquícios históricos. Revista de Educação do Ideau, v. 6, n. 13, p. 1-15, jul., 2011. Disponível em: https://www.bage.ideau.com.br/wp- content/files_mf/c6c2c313da7798b65af08ed1f95e79de151_1.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021. BETTI, Mauro. Perspectivas para a Educação Física escolar. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 5, n. 1⁄2, p. 70-75, jan./dez. 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/138292/133744. Acesso em: 23 jul. 2021. BETTI, Mauro. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, p. 282-287, 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280922054. Acesso em: 23 ago. 2021. BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Facco. Educação Física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, p. 135-142, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/08MBetti.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021. 188 BETTI, Mauro; FERRAZ, Osvaldo Luiz; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Educação Física Escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. esp., p. 105-115, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/fXMBxzhw98N3yfWyZfMhxDf/. Acesso em: 26 jul. 2021. BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, n. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. BRANDOLIN, Fabio; KOSLINSKI, Mariane; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a Educação Física no Ensino Médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 4, p. 601-610, 4. trim., 2015. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29836/15612. Acesso em: 04 nov. 2020. BRASIL. Carta Imperial de 30 de abril de 1828. Aprova os estatutos da Casa Pia e Colégio de S. Joaquim dos Meninos Órfãos da Cidade da Bahia. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1828. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/carimp/1824-1899/cartaimperial-38296-30-abril- 1828-566421-publicacaooriginal-89998-pe.html. Acesso em: 08 jul. 2021. BRASIL. Decreto no 2.006, de 24 de outubro de 1857. Aprova o Regulamento para os colégios públicos de instrução secundária do Município da Corte. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1857. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2006-24-outubro-1857- 558097-publicacaooriginal-78997-pe.html. Acesso em: 08 jul. 2021. BRASIL. Decreto no 7.247, de 19 de abril de 1879. Reforma o ensino primário e secundário no município da Corte e o superior em todo o Império. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1879. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879- 547933-publicacaooriginal-62862-pe.html. Acesso em: 01 jul. 2021. BRASIL. Decreto no 14.784, de 27 de abril de 1921. Aprova o Regulamento de Instrução Física Militar, destinado a todas as armas, 1a parte. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1921. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-14784-27-abril-1921- 511224-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Decreto-Lei no 1.212, de 17 de abril de 1939. Cria, na Universidade do Brasil, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1939. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1212-17-abril-1939- 349332-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 29 jun. 2021. 189 BRASIL. Decreto-Lei no 2.072, de 8 de março de 1940. Dispõe sobre a obrigatoriedade da educação cívica, moral e física da infância e da juventude, fixa as suas bases, e para ministrá-la organiza uma instituição nacional denominada Juventude Brasileira. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1940. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-2072-8-marco- 1940-412103-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Decreto-Lei no 3.199, de 14 de abril de 1941. Estabelece as bases de organização dos desportos em todo o País. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1941. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940- 1949/decreto-lei-3199-14-abril-1941-413238-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Decreto-Lei no 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. Legislação Informatizada, Câmara dos Deputados, 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro- 1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 07 jul. 2021. BRASIL. Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Decreto-Lei no 705, de 25 de julho de 1969. Altera a redação do artigo 22 da Lei no 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1969a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del0705.htm. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1969b. Disponível em: 190 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del1044.htm. Acesso em: 07 jul. 2021. BRASIL. Decreto no 69.450, de 1 de novembro de 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei número 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e alínea c do artigo 40 da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968 e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1971a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D69450.htm. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Lei no 5.692, de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2o graus, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1971b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 29 jun. 2021. BRASIL. Lei no 6.251, de 8 de outubro de 1975. Institui normas gerais sobre desportos, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1975. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6251.htm. Acesso em: 23 ago. 2021. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 jul. 2021. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 jul. 2021. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1a a 4a série): Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (5a a 8a série): Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução. Volume 1. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 09 jul. 2021. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Volume 3. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 09 jul. 2021. 191 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 09 jul. 2021. BRASIL. Lei no 10.328, de 12 de dezembro de 2001. Introduz a palavra “obrigatório” após a expressão “curricular”, constante do § 3o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10328.htm. Acesso em: 27 mar. 2022. BRASIL. Lei no 10.793, de 01 de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2003a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.793.htm. Acesso em: 07 jul. 2021. BRASIL. Mensagem no 672, de 01 de dezembro de 2003. Mensagem de veto sobre alteração da redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2003b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/Mensagem_Veto/2003/Mv672-03.htm. Acesso em: 07 jul. 2021. BRASIL. Currículo Básico. Canal Pedagógico. SEEDUC, 2012. Disponível em: https://seeduconline.educa.rj.gov.br/curr%C3%ADculo-b%C3%A1sico. Acesso em: 02 abr. 2023. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1344 8-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 jul. 2021. BRASIL. Constituição de 1824. Arquivo Nacional MAPA – Memória da Administração Pública Brasileira. Dicionário Período Imperial. Pub. 2016. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/305-constituicao-de-1824. Acesso em: 28 jun. 2021. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em: 12 jul. 2021. BRITO, Leandro Teófilo; SANTOS, Mônica Pereira. Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 235-246, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/kWCNMFRrjx6XDq8LZGtRvfS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023. 192 CABRAL, Luciana Gatto de Azevedo. Autoeficácia, apoio social, percepção do ambiente e atividade física de adolescentes: uma análise longitudinal. 94f. 2020. Tese (Doutorado em Saúde, Desempenho e Movimento Humano) – Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE/UFPB, João Pessoa/PB, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20934/1/LucianaGattoDeAzevedo Cabral_Tese.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023. CAETANO, Angélica; JANUÁRIO, Carlos. Motivação, Teoria das Metas discentes e competência percebida. Pensar a Prática, v. 12/2, p. 1-12, mai./ago. 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/5891/5364. Acesso em: 30 mar. 2023. CALLIYERIS, Vasiliki et al. Pesquisa via internet como técnica de coleta de dados: um balanço da literatura e os principais desafios para sua utilização. REMark – Revista Brasileira de Marketing, v. 14, n. 4, p. 479-491, out./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12106/5751. Acesso em: 14 jun. 2021. CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a História que não se conta. São Paulo: Papirus, 1989. CASTRO, Leonardo Paula Fraga. Base Nacional Comum Curricular e suas relações epistemológicas com as abordagens da Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, a. VI, v. 3, p. 36-50, mar. 2021. Disponível em: https://47e1bf12-b02d-4d36-84f4- 15827910c76d.filesusr.com/ugd/99e0c4_4f2cc0ce13c5465295bc4e99c7ca14ff.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021. CERNEV, Francine Kemmer; HENTSCHKE, Liane. A teoria da autodeterminação e as influências das necessidades psicológicas básicas na motivação dos professores de música. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 29, p. 88-102, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/a rticle/view/93/78. Acesso em: 14 jun. 2021. CHANG, Yu-Kai. et al. Effect of autonomy support on self-determined motivation in elementar pshysical education. Journal of Sports Science and Medicine, v. 15, n. 3, p. 460-466, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4974858/. Acesso em: 30 abr. 2021. CHAN-VIANNA, Alexandre Jackson; MOURA, Diego Luz; MOURÃO, Ludmila. Educação Física, gênero e escola: uma análise da produção acadêmica. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 149-164, abr./jun. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9492/8925. Acesso em: 08 abr. 2023. CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na Teoria da Educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. 159p. 193 CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 47-63, mai., 1996. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/803/814. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. Práticas linguageiras e fracasso escolar. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 124-133, 2000. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/estic/v5n9/_10.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. Ensinar, formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas. Educação em Debate, Fortaleza, a. 22, v. 1, n. 41, 2001. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14575/3/2001_art_bcharlot.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. especial, p. 17-34, jul./dez. 2002a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10237/9476. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, a. 4, n. 8, p. 432-443, jul./dez. 2002b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/fDDGcftS4kF3Y6jfxZt5M5K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. O sujeito e a relação com o saber. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 23-33. CHARLOT, Bernard. Qualidade social da escola pública e formação dos docentes. Revista Espaço Pedagógico, REP, Passo Fundo, v. 12, n. 2, p. 39-48, jul./dez. 2005. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7977/4680. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?lang=pt&format= pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2007a. CHARLOT, Bernard. Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Revista de Ciências da Educação, n. 4, p. 129-136, out./dez. 2007b. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/84/127. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, 194 n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008. Disponível em: https://educerehomini.files.wordpress.com/2017/08/charlot-o-professor-na-sociedade- contemporc3a2nea.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021. CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos. Revista de Ciências da Educação, n. 10, p. 89-96, set./dez. 2009a. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/165/286. Acesso em: 15 jun. 2021. CHARLOT, B. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender seu corpo- sujeito? In: DANTAS JUNIOR, H. S.; KUHN, R.; DORENSKI, S. (Orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. V. 3. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009b. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez Editora, 2013. 133p. CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 73, p. 161-180, jan./fev., 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62350/37913. Acesso em: 15 jun. 2021. CHICATI, Karen Cristina. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3799/2611. Acesso em: 28 out. 2020. CORREIA, Walter Roberto. Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 171-178, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/M5NYxBZY88VPkVkqjSDbJBx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 jun. 2021. COSTA, Barbara Regina Lopes. Bola de Neve Virtual: O Uso das Redes Sociais Virtuais no Processo de Coleta de Dados de uma Pesquisa Científica. RIGS: revista interdisciplinar de gestão social, v. 7, n. 1, p. 15-37, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24649/16131. Acesso em: 30 mar. 2021. COSTA, Marcia de Sousa; MATTOS, Luiz Otavio Neves. Representações de escolares sobre as aulas de educação física: estudo exploratório. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01-14, jan./mar. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/motrivivencia/v32n61/2175-8042-motri-32-61-e65278.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023. COZZENSA DA SILVA, Marcelo et al. Fontes de informação sobre benefícios à prática de atividade física e fatores associados em adolescentes: estudo de base escolar. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 21, n. 3, p. 237-245, 2016. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/6804/6026. Acesso em: 08 abr. 2023. 195 CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. Currículo Lattes. Currículo do sistema de Currículo Lattes. Informações sobre o Dr. Bernard Charlot. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, última atualização do currículo em: 13 abr. 2021. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4687158600283895. Acesso em: 24 abr. 2021. DARIDO, Suraya Cristina. Apresentação e análise das principais abordagens da Educação Física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 20, n. 1, p. 58- 66, set. 1998. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/apresentacao-analise- das-principais-abordagens-educacao-fisica-escolar.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021. DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, jan./mar. 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551/18264. Acesso em: 23 ago. 2021. DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Coord.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-79. DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: realidade, aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual Paulista, UNESP. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012a. p. 21-33, v. 16. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41547/4/01d19t01.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021. DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes concepções sobre o papel da Educação Física na escola. In: Universidade Estadual Paulista, UNESP. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012b. p. 34-50, v. 16. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41548/1/01d19t02.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021. DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Overview of self-determination theory: an organismic dialectical perspective. In: DECI, E. L.; RYAN, R. M. (Orgs.). Handbook of self-determination research. New York: University of Rochester Press, p. 3-36, 2002. DELGADO, Danilo Müller; PARANHOS, Tiago Leite; VIANNA, José Antonio. Educação Física escolar: a participação das alunas no ensino médio. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 14, n. 140, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd140/educacao-fisica-escolar-a-participacao-das- alunas.htm. Acesso em: 30 mar. 2023. 196 DIAS, Cláudia Augusto. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade: Estudos, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/330. Acesso em: 25 mar. 2022. EAGLY, Alice H.; CHAIKEN, Shelly. Attitude Structure and Function. In: GILBERT, Daniel T.; FISKE, Susan T.; LINDZEY, Gardner. The Handbook of Social Psychology. USA: OUP, 4. ed., v. 1, chapter seven, 1998. p. 269-309. FEITOSA, Fabio Biasotto et al. Suporte social, nível socioeconômico e o ajustamento social e escolar de adolescentes portugueses. Temas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 129- 138, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751425005.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023. FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da Educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424/2546. Acesso em: 14 jun. 2021. FERREIRA, Mayara Luana dos Santos; GRAEBNER, Luciane; MATIAS, Thiago Sousa. Percepção dos alunos sobre as aulas de Educação Física no ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 734-750, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/25587/17108. Acesso em: 23 ago. 2021. FONSECA, Rubiane Giovana; HONORATO, Tony; SOUZA NETO, Samuel. As práticas corporais na legislação imperial e a construção de uma sociologia da profissão para a educação física. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 509-526, abr./jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104- 59702021000200010. Acesso em: 08 jul. 2021. FONTELLES, Mauro José. et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0101- 5907/2009/v23n3/a1967.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. FREIRE, Juliana de Oliveira; BARRETO, Aldecilene Cerqueira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Currículo e prática pedagógica no cotidiano escolar da educação física: uma revisão em periódicos nacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.93986. Acesso em: 16 mar. 2022. FREITAS, Henrique et al. Pesquisa via internet: características, processo e interface. Revista Eletrônica GIANTI, p. 1-11, 2004. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gianti/files/artigos/2004/2004_140_rev_eGIANTI.pdf. Acesso em: 29 out. 2020. FREY, Mariana Camargo. Educação Física no Ensino Médio: a opinião dos alunos sobre as aulas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 12, n. 113, 2007. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd113/educacao-fisica-no-ensino- medio.htm. Acesso em: 30 mar. 2023. 197 GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Liber Livro Editora Ltda.: Brasília-DF, 2012. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação Física Progressista: a Pedagogia Crítico- Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1991. Disponível em: https://docplayer.com.br/12641208-Educacao-fisica-progressista.html. Acesso em: 28 jun. 2021. GIACOMONI, Cristian. A Educação Física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989). 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/4188/Dissertacao%20Cristian% 20Giacomoni.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jul. 2021. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008. GÓIS JUNIOR, Edivaldo; MELO, Victor Andrade de; SOARES, Antônio Jorge Gonçalves. Para a construção da nação: debates brasileiros sobre a educação do corpo na década de 1930. Educação & Sociedade, v. 36, n. 131, p. 343-360, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/36MDdX9S8zX8c9Xm4Z4bTJr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jun. 2021. GOMES, Edileide de Jesus; CASCÃO, Isabela Lemos de Lima. Participação de meninos e meninas nas aulas de Educação Física: uma questão de gênero. Revista Científica UMC, Edição Especial PIBIC, out. 2019. Disponível em: http://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/download/882/664. Acesso em: 07 abr. 2023. GUIMARÃES, Ana Archangelo et al. Educação Física Escolar: Atitudes e Valores. Motriz, Rio Claro/SP, v. 7, n. 1, p. 17-22, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/07n1/Guimaraes.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. HAKKERT, Ralph. Fontes de dados demográficos. Belo Horizonte: ABEP, 1996. 57p. HASTIE, Peter; SIEDENTOP, Daryl. An Ecological Perspective on Physical Education. European Physical Education Review, v. 5, p. 9-29, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249710749_An_Ecological_Perspective_on_P hysical_Education. Acesso em: 08 abr. 2023. HENRIQUE, José. Processos Mediadores do Professor e do Aluno: Uma abordagem quali-quantitativa do pensamento do professor, da interação pedagógica e das percepções pessoais do aluno na disciplina de Educação Física. 2004. 586f. Tese (Doutor em Ciências da Educação), Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, 2004. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/1829/1/Santos.Jose_Tese.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023. 198 HENRIQUE, José; JANUÁRIO, Carlos. Educação física escolar: a perspectiva de alunos com diferentes percepções de habilidade. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 1, p. 37- 48, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n1/11n1_henrique.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023. ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: ILLERIS, Knud. (Org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. 1. Ed. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 15-30. KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos. Sobre as aulas de Educação Física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo? Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 20, n. 43, p. 01- 23, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1302/1455. Acesso em: 08 abr. 2023. KRAVCHYCHYN, Claudio et al. Educação Física escolar brasileira: caminhos percorridos e “novas/velhas” perspectivas. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 107-118, jan./abr., 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16109/8717. Acesso em: 02 jul. 2021. LEMES, Vanilson Batista et al. Motivos para a participação nas aulas de educação física segundo adolescentes do ensino fundamental. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 625-640, jul./dez. 2022. Disponível em: https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/50455/44370. Acesso em: 02 abr. 2023. LIMA, Rubens Rodrigues. História da Educação Física: algumas pontuações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 07, n. 13, p. 246-257, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199/pdf. Acesso em: 28 jun. 2021. LOUREIRO, Marcus Wagner Antunes. O Regulamento no 7 e o método francês de ginástica: um projeto de Educação Física Nacional (1928-1934). 259f. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados/MS, 2019. LOURENÇO, Abílio Afonso; PAIVA, Maria Olímpia Almeida. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, Portugal, v. 15, n. 2, p. 132-141, ago., 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n2/v15n2a12.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. MAGALHÃES, Luís Felipe Aires. Fontes de dados demográficos e estudos de população em Santa Catarina. Revista NECAT, a. 4, n. 7, p. 23-37, jan./jun. 2015. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/necat/article/view/3624/4268. Acesso em: 14 jun. 2021. 199 MAIA, Francisco Eraldo da Silva et al. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da Educação Física na escola brasileira. Revista do PEMO, v. 1, n. 3, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580/3138. Acesso em: 23 ago. 2021. MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Fundamentação teórica da educação física em propostas curriculares da escola pública de São Paulo: uma análise das abordagens pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698203577. Acesso em: 16 mar. 2021. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2003. 310p. MARINHO, Mikaela da Silva et al. Aptidão física: percepção de escolares da cidade de Manaus em relação ao do nível requerido. Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 16, n. 10, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/7170. Acesso em: 07 abr. 2023. MATOS, Julio Araújo; ORTIGARA, Vidalcir. O discurso midiático e a formação de atletas: uma questão para a educação física escolar. Motrivivência, a. XXV, n. 41, p. 234-246, dez. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175- 8042.2013v25n41p234. Acesso em: 27 mar. 2022. MATOS, Meriane Teixeira; CABO VERDE, Evandro Jorge Souza Ribeiro; CORRÊA, Lionela da Silva. Educação Física e os Temas Transversais. Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem-Estar, a. 2, v. IV, n. 1, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/5817/4538. Acesso em: 02 abr. 2023. MCCAUGHTRY, Nate; TISCHLER, Amy; FLORY, Sara B. The Ecology of the Gym: Reconceptualized and Extended. National Association for Kinesiology and Physical Education in Higher Education, 60, p. 268-289, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00336297.2008.10483581. Acesso em: 08 abr. 2023. MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria. O corpo da nação: posicionamentos governamentais sobre a educação física no Brasil monárquico. História, Ciências e Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1131-1149, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/kvN7Jyw5h8bn6sTxxqPGZ4d/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 jun. 2021. MELO, Victor Andrade de. Preocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 - anos 1850). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-28, e175905, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678- 4634201844175905. Acesso em: 08 jul. 2021. 200 MORAES, Bruna Caroline Soares Lopes; DIAS, Juliana Rocha Adelino; OLIVEIRA, Rogério Cruz. As narrativas de gênero na Educação Física escolar: scoping review da literatura científica brasileira nas Ciências da Saúde. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, e39104, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/8dVTp5WRPgHHyfFpRzVbrnk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 abr. 2023. MOREIRA, Caroline Herzer et al. Motivação de estudantes nas aulas de Educação Física: um estudo de revisão. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 21, n. 2, p. 67-79, mai./ago. 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786/3 561. Acesso em: 31 mar. 2023. MOURA, Diego Luz et al. As contra funcionalidades: a concepção de discentes sobre a Educação Física. Revista Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 20-32, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9213. Acesso em: 07 abr. 2023. NASCIMENTO, Janaina Vargas et al. Fatores que geram a não participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, n. 1, 2007. Disponível em: https://sigpibid.ufpr.br/site/uploads/institution_name/arquivo/Educacao%20fisica%200/ 2048/Vol5n1-2007-pag-329a336_Maurem.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023. NEUENFELDT, Derli Juliano; KLEIN, Jaqueline Luiza. Jogos escolares e Educação Física Escolar: investigando esta (des)articulação. Revista Thema, v. 17, n. 1, p. 151- 171, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1207/1440. Acesso em: 29 mar. 2023. NICHOLLS, John G. Achievement Motivation: Conceptions of Ability, Subjective Experience, Task Choice, and Performance. Psychological Review, v. 91, n. 3, p. 328- 346, 1984. NOLASCO, Ronaldo César. As percepções pessoais, crenças e valores dos alunos na disciplina de Educação Física. 190f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Motricidade Humana) – Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACA O_FISICA/dissertacao/BoletimEF.org_As-percepcoes-pessoais-dos-alunos-de- Educacao-Fisica.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023. NÖRNBERG, Letícia Leal. Aptidão física e percepção de competência de escolares. 114f. 2004. Monografia (Especialização em Ciência do Movimento Humano) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13022. Acesso em: 07 abr. 2023. NUNES, Tatiene Germano Reis; PONTES, Fernando Augusto Ramos; SILVA, Lúcia Isabel da Conceição. Juventude e apoio social: um olhar sobre as redes sociais de 201 estudantes paraenses. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v15.13534.017. Acesso em: 08 abr. 2023. OLIVEIRA, Flavio; MACEDO, Romário; SILVA, Adson. Fatores associados a participação das alunas nas aulas de Educação Física: uma questão de gênero? Revista Acta Brasileira do Movimento Humano, v. 4, n. 5, p. 73-86, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280737479. Acesso em: 07 abr. 2023. OLIVEIRA, Louise Cruz Pontes et al. A percepção dos alunos do ensino médio da rede pública em relação às aulas de Educação Física. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://fontouraeditora.com.br/periodico/article/217. Acesso em: 07 abr. 2023. OLIVEIRA, Marieli Nepomuceno et al. Cultura Afro-brasileira na Educação Física escolar: expectativa ou realidade na prática docente? Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e36101321438, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21438. Acesso em: 08 abr. 2023. OLIVEIRA, Marta Regina Puhl; PEREIRA, Neiva. Memórias da educação física escolar e escolha do curso de graduação. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 5, p. 13565-13577, set./out. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/17510. Acesso em: 22 jul. 2021. OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2004. 51p. ORNELAS, José. Suporte Social: Origens, Conceitos e Áreas de Investigação. Análise Psicológica, 2-3, XII, p. 333-339, 1994. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/70652982.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021. PAIXÃO, Jairo Antônio; TUCHER, Guilherme. Abordagens pedagógicas: prática docente e percepção discente sobre as finalidades da EF na escola. Revista Científica da FAMINAS, v. 8, n. 2, p. 11-21, mai./ago. 2012. Disponível em: https://1library.org/document/qmwgel9z-abordagens-pedagogicas-pratica-percepcao- discente-finalidades-educacao-fisica.html. Acesso em: 21 ago. 2021. PATREZE, Nathalia Sara et al. Educação Física escolar a partir de Mauro Betti. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, a. VI, v. 3, mar. 2021. Disponível em: https://47e1bf12-b02d-4d36-84f4- 15827910c76d.filesusr.com/ugd/99e0c4_8ab76e4e61664977a3e8ffb2cbc3a3f8.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021. PEIXOTO, Márcio Botelho. Prática de atividade física e suporte social em adolescentes: um estudo de base populacional. 128f. 2012. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2012. Disponível em: http://www.guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1940/1/Dissertacao_Marcio_Bot elho_Peixoto.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023. 202 PEREIRA, Paulo; COSTA, Francisco Carreiro; DINIZ, José Alves. As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: um estudo plurimetodológico. Boletim SPEF, n. 34, p. 83-94, 2009. Disponível em: https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/132/119. Acesso em: 15 jun. 2021. PIOLA, Thiago Silva. Associação entre o apoio social, nível de atividade física e comportamento sedentário em adolescentes. 76f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br/downloads/DISSERTACAO/2015/Disserta%C3%A7%C3%A 3o%20Thiago%20Silva%20Piola.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023. RAMOS, Jayr Jordão. Os Exercícios Físicos na História e na Arte: do homem primitivo aos nossos dias. São Paulo: IBRASA, 1983. RANGEL-BETTI, Irene C. Educação Física e o Ensino Médio: Analisando um Processo de Aprendizagem Profissional. Motriz, v. 7, n. 1, p. 23-31, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/07n1/Rangel.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023. REVERDITO, Riller Silva et al. Competições escolares: reflexões e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a Prática, v. 11/1, p. 37-45, jan./jul. 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1207/3617. Acesso em: 29 mar. 2023. RIBEIRO, Bruna Almeida; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO, André da Silva. Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área. Revista Pensar a Prática, v. 24, e67737, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/67737/37463. Acesso em: 08 abr. 2023. RIPARI, Rennan et al. Educação física escolar sob o olhar dos alunos do ensino médio. Educación Física y Ciencia, v. 20, n. 2, e049, p. 1-12, abr./jun. 2018. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFYCe049/9869. Acesso em: 23 ago. 2021. ROBITAILLE, Marie-Pier. Perceptions d'élèves du secondaire au sujet de leurs cours d'éducation physique. 2019. 144f. Tese (Mestrado em Psicopedagogia) – Université Laval, Québec-Canadá, 2019. Disponível em: https://corpus.ulaval.ca/server/api/core/bitstreams/8b374636-f37c-4ff6-8ed5- 990eab18959b/content. Acesso em: 31 mar. 2023. ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-178, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/10LRF.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023. ROSÁRIO, Maria José Aviz; MELO, Clarice Nascimento. A educação jesuítica no Brasil Colônia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 61, p. 379-389, mar. 2015. Disponível em: 203 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640534/8093. Acesso em: 26 jun. 2021. SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013. cáp. 1, p. 16-35. SANTOS, José Henrique et al. Questionário de Sondagem sobre a Educação Física na Educação Básica (QSEFEB). 2020. SANTOS, K. S. A prática das aulas de Educação Física no Desenvolvimento Escolar. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar) – Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2014. SANTOS, Verônica Freitas et al. Educação Física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 4, p. 539-553, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566/14383. Acesso em: 23 ago. 2021. SANTOS, Wagner et al. A relação dos alunos com os saberes nas aulas de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 27, e2737, p. 1-17, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/7RQZqnSckL5pVFPNMmcrVBj/. Acesso em: 26 jul. 2021. SANTOS, Wagner; MAXIMIANO, Francine de Lima. Memórias discentes em Educação Física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 79-101, abr./jun. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/31062/25255. Acesso em: 22 jul. 2021. SCHNEIDER, Omar; BUENO, José Geraldo Silveira. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 23-46, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115315992003.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023. SEDORKO, Clóvis Marcelo; FINCK, Silvia Christina Madrid. Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar. Journal Physical Education, v. 27, e2745, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/npMY7sSH4jLpDkkhxjtyyND/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 mar. 2023. SILVA, Aracéli Girardi. Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência, ACHS Joaçaba, v. 9, n. 1, p. 97-106, jan./jun., 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235124902.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022. SILVA, Gabriela Simões et al. Cultura Afro-Brasileira: a capoeira na escola e na Educação Física. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 94- 113, ago./dez. 2019. 204 SILVA, Rosângela Ramos Veloso; SILVA, Nayra Suze Souza. Educação Física no Ensino Médio: participação, interesse e opinião dos alunos quanto à obrigatoriedade no currículo escolar. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 109-118, jan./mar. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184425/170699. Acesso em: 23 ago. 2021. SILVEIRA, Sergio Roberto; GUEDES, Claudia; TUIBEO, Jeff. Participação feminina no Pré-mirim nos Jogos Escolares de São Paulo: declínio de interesse ou aumento das barreiras? Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 34, p. 97- 107, jul. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173154/163525. Acesso em: 29 mar. 2023. SO, Marcos Roberto et al. Gosto, importância e participação: a relação dos estudantes do ensino médio com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01-23, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76302/44684. Acesso em: 30 mar. 2023. SO, Marcos Roberto et al. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na Educação Física no ensino médio. Educación Física y Ciencia, v. 23, n. 1, e158, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4399/439966635010/html/. Acesso em: 02 abr. 2023. SOARES, Everton Rocha. Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, a. 17, n. 169, jun. 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm. Acesso em: 26 jun. 2021. SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2017. SOUZA, Adriano Lopes; TAVARES, Otávio. A percepção discente em relação às aprendizagens dos conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 01-16, abr./jun. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/motrivivencia/v31n58/2175-8042- motrivivencia-31-58-e56259.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023. SOUZA, Crislaine Amelia; FREITAS, Josiane Fujisawa Filus; FURLAN, Cássia Cristina. A aula de Educação Física no ensino médio: um panorama da participação dos alunos da região da Grande Dourados – MS. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 3, p. 79-85, 2020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25012/16610. Acesso em: 29 mar. 2023. SUTIL, Cristina. Memórias escolares do ensino de Educação Física: “o tempo fez com que a gente aprendesse a ver as coisas com outros olhos...”. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 205 2009. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/6497/1/Dissertacao_Cristina_Sutil .pdf. Acesso em: 22 jul. 2021. TADIOTTO, Maiara Cristina et al. Associação do nível de atividade física habitual entre pais e filhos. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 3, p. 43-47, 2020. Disponível em: https://e- revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25462/16393. Acesso em: 02 abr. 2023. TENÓRIO, Jederson Garbin; SILVA, Cinthia Lopes. Educação Física Escolar e a não participação dos alunos nas aulas. Ciência em Movimento, a. XV, n. 31, 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas- ipa/index.php/EDH/article/viewFile/168/125. Acesso em: 07 abr. 2023. THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 479p. TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013. Acesso em: 25 mar. 2022. VALLADÃO, Rafael. Da pré-história à regulamentação: breve ensaio sobre a história da Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, a. 13, n. 129, fev. 2009. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd129/a-regulamentacao-ensaio- sobre-a-historia-da-educacao-fisica.htm. Acesso em: 26 jun. 2021. VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, ago./dez. 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977/6250. Acesso em: 28 jun. 2021. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Gabriela Simões Silva.Pdf4.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.