Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19939Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Gomes, Gerson Gabriel Moura | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-30T16:15:29Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-30T16:15:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
| dc.identifier.citation | GOMES, Gerson Gabriel Moura. Utilização de tecnologias da informação e comunicação por docentes do IFMG - Campus São João Evangelista no ensino remoto emergencial. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19939 | - |
| dc.description.abstract | Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus(SARS-CoV-2), diversasinstituições de ensino, inclusive o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (IFMG-SJE),suspenderam as atividades presenciais. Para possibilitar a continuidade das atividades do ensino, surgiu um novo modelo de ensino: o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste estudo, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório, levando em consideração informações obtidas por meio de questionário online respondido por professores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG-SJE que lecionavam no ano letivo 2020/2021. O objetivo do estudo foi avaliar o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos professores do IFMG-SJE e o impacto de seu uso no ERE durante a pandemia. De modo geral, observou-se que esse período foi de adaptação e aprendizado por parte de professores e alunos no manejo dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Embora os professores tenham enfrentado desafios no ensino remoto durante a pandemia, o uso de TICs no ensino apresentou um cenário positivo, mas é necessário avaliar e adequar o ensino para garantir uma aprendizagem efetiva. Para isso, é preciso identificar pontos fracos, criar ferramentas e metodologias adaptadas às necessidades dos alunos, além de implementar uma cultura de aprendizagem contínua. É recomendável avaliar o uso das TICs sob diferentes perspectivas e observar as reflexões dos professores após o ensino remoto. As plataformas digitais podem ajudar a aumentar o repertório didático dos professores e incentivar o uso pedagógico das tecnologias no ensino pós-pandemia. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
| dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | TICs | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Emergency Remote Teaching | pt_BR |
| dc.subject | ICTs | pt_BR |
| dc.title | Utilização de tecnologias da informação e comunicação por docentes do IFMG - Campus São João Evangelista no ensino remoto emergencial | pt_BR |
| dc.title.alternative | Use of information and communication technologies by teachers at IFMG - campus São João Evangelista in emergency remote teaching | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Amid the pandemic caused by the novel coronavirus (SARS-CoV-2), various educational institutions, including the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista Campus (IFMG-SJE), suspended face-to-face activities. To enable the continuity of teaching activities, a new teaching model emerged: Emergency Remote Teaching (ERE). In this exploratory qualitative research, data were collected through an online questionnaire answered by teachers of integrated technical courses at IFMG-SJE who taught in the 2020/2021 academic year. The study aimed to evaluate the use of the Moodle Virtual Learning Environment (VLE) and Information and Communication Technologies (ICTs) by IFMG-SJE teachers and the impact of their use on ERE during the pandemic. Overall, it was observed that this period was one of adaptation and learning for teachers and students in handling these technologies in the teaching-learning process. Although teachers faced challenges during remote teaching, the use of ICTs in teaching presented a positive scenario, but it is necessary to evaluate and adapt teaching to ensure effective learning. This requires identifying weaknesses, creating tools and methodologies adapted to the needs of students, and implementing a culture of continuous learning. It is recommended to evaluate the use of ICTs from different perspectives and to observe teachers’ reflections after remote teaching. Digital platforms can help increase teachers’ didactic repertoire and encourage the pedagogical use of technologies in post-pandemic teaching. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Gabriel de Araujo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363784238484680 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Gabriel de Araujo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363784238484680 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Monteiro, Rosa Cristina | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4703453783397917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Silva, José Fernandes da | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-5798-5379 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3777760667525907 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8685819477144138 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
| dc.relation.references | ALMEIDA, M. E. B. Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem, São Paulo, v. 29, n. 2, 2003. Disponivel em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200010>. Acesso em: 20 nov. 2020. ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação, Formação de Educadores e Recursividade entre Teoria e Prática: Trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo. E-Curriculum, São Paulo, v. 1, dez-jul 2005-2006. AQUINO, ESTELA M. L.; ET AL. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID- 19: potenciais impactos e desafios no Brasil, 2020. Disponivel em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/4BHTCFF4bDqq4qT7WtPhvYr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 24 nov. 2021. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4a. ed. Lisboa: Edições 70, 2010. 44 p. BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância, 2020. Disponivel em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: 25 set. 2021. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 21 p. BRASIL. www.planalto.gov.br. Lei no 9.394,de 20 de dezembro de 1996, 1996. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. www2.camara.leg.br. Decreto no 5.622,de 19 de dezembro de 2005, 2005. Disponivel em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654- publicacaooriginal-39018-pe.html>. Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. portal.mec.gov.br. Educação Superior a Distância, 15 Agosto 2020. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia>. Acesso em: 18 nov. 2020. BRASIL. www.in.gov.br. Portaria no 544, de 16 de junho de 2020, 2020. Disponivel em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872>. Acesso em: 18 nov. 2020. CARVALHO, L. D. S. et al. Ensino remoto emergencial: proposições e tutoriais para o uso de Recursos Digitais em aulas remotas, 2021. Disponivel em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32035>. Acesso em: 19 jan. 2023. CARVALHO, L. D. S.; MELO, M. S. D. As redes sociais no ensino remoto: As possibilidades de aplicação e as percepções de professores a partir de uma experiência formativa. Revista Extensão em Foco, Polatina, 2022. COSTA, E. D. et al. OS DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO REMOTO. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 38, p. n.p, 19 out. 2021. Disponivel em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/38/os-desafios-do-ensino-hibrido-no-ensino-remoto#>. Acesso em: 22 jan. 2023. DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE SAÚDE ESCOLAR - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Ano letivo de 2020 e a covid-19, 13 Maio 2020. 3. Disponivel em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22514c-NA_-_O_Ano_Letivo_de_2020_e_a_COVID-19.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2020. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GONÇALVES, D. A. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. 2a. ed. São Paulo: Avercamp, 2014. 58p. 68 IFMG. Instrução Normativa No 05 de 18 de junho de 2020 do IFMG., 18 maio 2020. Art 3. IFMG. https://www.ifmg.edu.br. IFMG estabelece diretrizes para o Ensino Remoto Emergencial, 2020. Disponivel em: <https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/ifmg-estabelece-diretrizes-para-o-ensino-remoto- emergencial#:~:text=Segundo%20a%20IN%2005%2F2020,em%20fun%C3%A7%C3%A3o%20da%20Covid% 2D19>. Acesso em: 15 set. 2021. IFMG. https://www.ifmg.edu.br. RESOLUÇÃO No 10 DE 06 DE JULHO DE 2020, 2020. Disponivel em: <https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/SEI_IFMG0592449ResoluodoConselhoSuperior.pdf>. Acesso em: 15 set. 2021. IFMG. https://www.ifmg.edu.br. INSTRUÇÃO NORMATIVA No 05 18 DE JUNHO DE 2020, 2020. Disponivel em: <https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/ifmg-estabelece-diretrizes-para-o-ensino-remoto- emergencial/in-05-2020-ensino-remoto-emergencial.pdf>. Acesso em: 07 17 2021. IFMG. https://www.ifmg.edu.br/. Aplicativos e plataformas, 2020. Disponivel em: <https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/aplicativos-e-plataformas>. Acesso em: 22 set. 2021. IFMG-SJE. https://www.ifmg.edu.br/. Regulamentações do ensino remoto, 2020. Disponivel em: <https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/regulamentacoes-do-ensino-remoto>. Acesso em: 02 set. 2021. IFMG-SJE. https://www.sje.ifmg.edu.br. RESOLUÇÃO No 1 DE 26 DE MARÇO DE 2020, 2020. Disponivel em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images/artigos/institucional/conselho- academico/2020/resolucoes/resolucao-1-2020.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2021. IFMG-SJE. https://www.sje.ifmg.edu.br/. IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), 20 jul. 2020. Disponivel em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images/noticias/2020/07-jul/ere/Informativo_- _Perguntas_e_Respostas_sobre_o_ERE-11-11-2020.pdf>. Acesso em: 2021. IFMG-SJE. https://www.sje.ifmg.edu.br/. Comunicado No 2/2020/SJR-GAB/SJR-DG/SJR/IFMG, 2020. Disponivel em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images/noticias/2020/07-jul/ere/Comunicado-aos-pais- responsaveis-sobre-o-ERE-03-07-2020.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2021. IFMG-SJE. https://www.sje.ifmg.edu.br/. Comunicado No 2/2020/SJR-DDE/SJR-DG/SJR/IFMG, 2020. Disponivel em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images/noticias/2020/05-mai/comunicado- ensino/Comunicado-02-Servidores-e-Estudantes-do-IFMG-SJE.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2021. IFMG-SJE. https://www.sje.ifmg.edu.br/. IFMG Campus São João Evangelista decide suspender atividades acadêmicas por tempo indeterminado, 2020. Disponivel em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/index.php/ensino-remoto-emergencial-ere/1208-ifmg-campus-sao-joao- evangelista-decide-suspender-atividades-academicas-por-tempo-indeterminado>. Acesso em: 14 jul. 2021. JÚNIOR, V. C. D. S. AS ATIVIDADES AVALIATIVAS COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS., Maceió, out. 2020. Disponivel em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4626_02082020 113358.pdf>. Acesso em: 2023 jan. 18. KENSKI, M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. [S.l.]: Papirus, 2003. 28 p. LEITE, M. T. M. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos, São Paulo, 2009. Disponivel em: <https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/324369/mod_resource/content/1/textomoodlevvirtual.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2021. LEKA, A. ; GRINKRAUT, M. L. A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Primus Vitam, v. 7, n. 2, 2014. Disponivel em: <http://delphos-gp.com/primus_vitam/primus_7/aline.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2023. 69 LÜDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGENS QUALITATIVAS. SÃO PAULO: EPU, 1986. MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7a. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010. MAZZOTTI, A. J. A.-; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2a. ed. São Paulo: Pioneira, 1998. Disponivel em: <http://gephisnop.weebly.com/uploads/2/3/9/6/23969914/0_metodo_nas_ciencias_naturais_e_sociais_- _pesquisa_quantitativa_e_qualitativa.pdf>. Acesso em: 25 set. 2021. MEC. http://portal.mec.gov.br/. MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais, 18 mar. 2020. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/86441- mec-autoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais>. Acesso em: 21 jun. 2021. MINAYO, M. C. D. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. MOODLE.ORG. www.moodle.org. Gerenciando mídia no seu Moodle, 2020. Disponivel em: <https://moodle.com/pt/news/gerenciando-midia-no-seu-moodle/>. Acesso em: 03 dez. 2020. MORAN, J. M.; MASETTO, M. ; BEHRENS, M.. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000. MURTA, N. L. Ensino Remoto Emergencial (ERE). Porto Alegre, RS: Fi, 2021. 16 p. NIC.BR. - Núcleo de Informação e coordenação do Ponto. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO BRASIL: um estudo de caso longitudinal sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas, São Paulo, 2016. Disponivel em: <https://nic.br/media/docs/publicacoes/7/EstudoSetorialNICbrTICEducacao.pdf>. Acesso em: 2023 jan. 18. OLIVEIRA, C. D.; MOURA, S. P. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno, 2013. PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, Cruz Alta, 2020. Disponivel em: <https://www.researchgate.net/profile/Janete- Palu/publication/349312858_DESAFIOS_DA_EDUCACAO_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA/links/602a5725 92851c4ed571ff33/DESAFIOS-DA-EDUCACAO-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2023. PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, R. Á. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, 2004. POSSOLLI, G. ; FLEURY, P. F. F. Desafios e mudanças na prática docente no ensino remoto emergencial na Educação Superior em Saúde e Humanidades, v. 10, 09 out. 2021. PRADO, M. E. B. B. Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. Brasilia: Ministério da Educação, 2005. 55 p. RAPHAEL, S.. Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 12, 1995. p. 34. Disponivel em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2299.>. Acesso em: 22 jan. 2023. RODRIGUES, J. M. C.; SANTOS, P. M. G. D. REFLEXÕES E DESAFIOS DAS NOVAS PRÁTICAS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA. João Pessoa: [s.n.], 2020. SELLTIZ, C.; AL, E. Metodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967. 63 p. SENADO, A. www12.senado.leg.br. DataSenado - quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia, 2020. Disponivel em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase- 20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia>. Acesso em: 20 nov. 2020. SILUS, A.; FONSECA, A. L. D. C.; JESUS, D. L. N. D. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, Dez 2020. 70 Disponivel em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336>. Acesso em: 23 set. 2021. SILVA, S. L. R. D.; ANDRADE, A. V. C. D.; BRINATTI, M. Ensino Remoto Emergencial. Ponta Grossa: Ed. dos Autores, 2020. 9 p. SOLA, B. TECNOLOGIAS PARA EAD E SUAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, 2015. Disponivel em: <http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2015/05/media_biblioteca_tecnologias_ead.pdf>. Acesso em: 18 set. 2021. TAKEDA, R. A. et al. Uso do AVA MOODLE como ferramenta de apoio ao ensino presencial: percepção dos professores do curso de engenharia civil da UFSCAR, Juiz de Fora, 2014. TORRES, C. M.; COSTA, C. N. D.; ALVES, R. G. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19, 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Gerson Gabriel Moura Gomes.Pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
