Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Marcelo da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-30T18:13:46Z-
dc.date.available2025-01-30T18:13:46Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Marcelo da Silva. A correferenciação nas campanhas de conscientização dos laços coloridos: uma estratégia de leitura e escrita para o 8°ano do ensino fundamental. 2024. 625 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19941-
dc.description.abstractEste estudo tem como tema a referenciação textual, mais especificamente a correferencialidade (anáfora direta). O tema tem seus estudos desenvolvidos por pesquisas embasadas na área da Linguística Textual. A pesquisa se desenvolve em caráter propositivo, amparada na Resolução nº 002/2022 – Conselho Gestor da Coordenação Geral do Profletras, de 01 de fevereiro de 2022. Trata-se de um estudo de metodologia qualitativa, categorizada conforme Gil (2002) por procedimentos bibliográficos e exploratórios. O objetivo geral é a proposição de um caderno pedagógico de atividades como produto educacional, que desenvolve uma sequência didática com o emprego de anáforas diretas (correferenciação), tanto no eixo da leitura quanto na produção de textos com diversificados gêneros textuais. Esse material foi desenvolvido para utilização de professores de língua materna aplicarem em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. Esse produto conta com nove módulos desenvolvidos a partir de atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais. As temáticas escolhidas de campanhas dos laços coloridos são: Abril Azul (TEA), Maio Amarelo (Trânsito), Junho Verde (Meio Ambiente) /Junho Vermelho (Doação de sangue), Agosto Lilás (Violência Doméstica), Setembro Amarelo (Suicídio), Outubro Rosa (Saúde da Mulher), Novembro Azul (Saúde do Homem) e Dezembro Vermelho (Aids/HIV/IST). Os objetivos específicos da pesquisa são: a) descrever o percurso metodológico proposto nesta pesquisa como uma ferramenta para o docente referente ao aprimoramento da leitura e da escrita mediante gêneros textuais vinculados a campanhas públicas; b) avaliar, nos textos selecionados como corpus, a anáfora direta como um processo de progressão e de manutenção temática por meio do qual se realiza a categorização e dos referentes; c) analisar o processo de correferenciação como os sintagmas nominais, pronomes, elipses, numerais, advérbios, sinonímia, hiperonímia, expressões nominais definidas e indefinidas como mecanismos de correferencialidade. O respaldo teórico desta pesquisa é constituído por Apothéloz e Reichler-Beguelin (1995), Antunes (2009, 2014); Cavalcante (2012, 2021); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Geraldi (1996, 2005); Koch (1989, 2001, 2006, 2014, 2015, 2022); Koch, Elias (2021); Marcuschi (2005, 2008, 2012); Mondada, Dubois (2003); Morato, Bentes (2005); Santos, Riche, Teixeira (2012); Travaglia (2008), entre outros estudiosos. Fundamenta-se o caminho metodológico do estudo por Dolz, Noverraz, Schnewuly (2004); Gil (2002) e Goldenberg (1997).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectreferenciaçãopt_BR
dc.subjectcorreferenciaçãopt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectgêneros textuaispt_BR
dc.subjectcampanhas públicaspt_BR
dc.subjectreferencingpt_BR
dc.subjectcoreferencingpt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjecttextual genrespt_BR
dc.subjectpublic campaignspt_BR
dc.titleA correferenciação nas campanhas de conscientização dos laços coloridos: uma estratégia de leitura e escrita para o 8°ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCo-referencing in the awareness campaigns of colored bows: a reading and writing strategy for the 8th grade of elementary schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study has as its theme textual referencing, more specifically coreferentiality (direct anaphora). The theme has its studies developed by research based on the area of Textual Linguistics. The research is developed in a propositional nature, supported by Resolution No. 002/2022 - Managing Council of the General Coordination of Profletras, of February 1, 2022. This is a study of qualitative methodology, categorized according to Gil (2002) by bibliographic and exploratory procedures. The general objective is to propose a pedagogical notebook of activities as an educational product, which develops a didactic sequence with the use of direct anaphoras (coreferencing), both in the reading axis and in the production of texts with diversified textual genres. This material was developed for use by mother tongue teachers to apply in the grade 8th classes of Elementary School. This product has nine modules developed from pre-textual, textual and post-textual activities. The chosen themes for the colored ribbon campaigns are: Blue April (ASD), Yellow May (Traffic), Green June (Environment)/Red June (Blood Donation), Purple August (Domestic Violence), Yellow September (Suicide), Pink October (Women's Health), Blue November (Men's Health) and Red December (AIDS/HIV/STI). The specific objectives of the research are: a) to describe the methodological path proposed in this research as a tool for teachers regarding the improvement of reading and writing through textual genres linked to public campaigns; b) to evaluate, in the texts selected as corpus, direct anaphora as a process of progression and thematic maintenance through which categorization and referents are carried out; c) to analyze the coreferencing process such as nominal syntagms, pronouns, ellipses, numerals, adverbs, synonymy, hyperonymy, definite and indefinite nominal expressions as mechanisms of coreferentiality. The theoretical support for this research is provided by Apothéloz and Reichler-Beguelin (1995), Antunes (2009, 2014); Cavalcante (2012, 2021); Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014); Geraldi (1996, 2005); Koch (1989, 2001, 2006, 2014, 2015, 2022); Koch, Elias (2021); Marcuschi (2005, 2008, 2012); Mondada, Dubois (2003); Morato, Bentes (2005); Santos, Riche, Teixeira (2012); Travaglia (2008), among other scholars. The methodological path of the study is based on Dolz, Noverraz, Schnewuly (2004); Gil (2002) and Goldenberg (1997).en
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee2Nogueira, Rafael Guimarães-
dc.contributor.referee3Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4564989698128771pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Marcelo da Silva Gonçalves.pdf4.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.