Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19946
Tipo do documento: Dissertação
Title: O problema da evasão escolar no instituto Federal Goiano: o caso do Campus Trindade
Other Titles: The problem of school dropout at the Goiano Federal Institute: the case of the Trindade Campus
Authors: Sousa, Maria Alessandre de
Orientador(a): Sanchez, Liliane Barreira
Primeiro membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira|
Segundo membro da banca: Silva, Wanderley da
Terceiro membro da banca: Couto, Leonardo Diniz do
Keywords: Educação;Ensino médio integrado;Políticas educacionais;Fatores de evasão;Desafios institucionais;Education;Integrated secondary education;Educational policies;Dropout factors;Institutional challenges
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-May-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUSA, Maria Alessandre de. O problema da evasão escolar no instituto Federal goiano: o caso do Campus Trindade. 2024. 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2024.
Abstract: O presente trabalho aborda o problema da evasão escolar no Instituto Federal Goiano - Campus Trindade. Através de uma análise detalhada, examinou-se a complexidade do fenômeno, seus determinantes e impactos no contexto educacional. Utilizando uma abordagem multidisciplinar e dados empíricos, investigou-se os fatores internos e externos que contribuem para a evasão, bem como as possíveis estratégias de prevenção e intervenção. Ao final, são apresentadas recomendações para mitigar o problema e promover uma educação mais inclusiva e equitativa. Para tanto, explorou-se a história, missão e objetivos do IF Goiano como uma instituição de ensino técnico e tecnológico de referência, com apresentação de informações específicas sobre o Campus Trindade, com vistas a fornecer um entendimento abrangente do ambiente institucional analisado. O foco recaiu sobre a evasão escolar, abordando dados estatísticos, causas e impactos sociais e econômicos. tanto no contexto nacional quanto no específico como objeto de estudo, incluindo os índices de evasão ao longo dos anos, os cursos mais afetados e possíveis razões para esse fenômeno. O objetivo foi estabelecer um quadro abrangente da evasão escolar como um problema relevante e multifacetado, destacando sua importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo. Foram apresentados os resultados obtidos a partir da análise dos dados coletados, expondo os principais motivos e causas da evasão, identificados os fatores internos e externos que contribuem para a evasão, incluindo questões relacionadas à infraestrutura, currículo, gestão administrativa, dificuldades financeiras dos estudantes, entre outros. Essa análise permitiu uma compreensão aprofundada do problema, fornecendo insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias e políticas institucionais voltadas para a prevenção e redução da evasão escolar, visando garantir a permanência do discente até a conclusão do curso. Fundamentada nos dados e análises realizados, a proposta se pauta em implementar estratégias específicas, visando promover uma mudança significativa e sustentável no cenário da evasão escolar no Campus Trindade.
Abstract: This paper addresses the problem of school dropout at the Federal Institute of Goiás - Trindade Campus. Through a detailed analysis, the complexity of the phenomenon, its determinants and impacts on the educational context were examined. Using a multidisciplinary approach and empirical data, we investigated the internal and external factors that contribute to dropout, as well as possible prevention and intervention strategies. At the end, recommendations are presented to mitigate the problem and promote a more inclusive and equitable education. To this end, the history, mission and objectives of IF Goiano as a benchmark technical and technological education institution were explored, with specific information on the Trindade Campus being presented, with a view to providing a comprehensive understanding of the institutional environment analyzed. The focus was on school dropout, addressing statistical data, causes and social and economic impacts, both in the national context and specifically as an object of study, including dropout rates over the years, the courses most affected and possible reasons for this phenomenon. The aim was to establish a comprehensive picture of school dropout as a relevant and multifaceted problem, highlighting its importance for the academic community and society as a whole. The results obtained from the analysis of the data collected were presented, exposing the main reasons and causes of dropout, identifying the internal and external factors that contribute to dropout, including issues related to infrastructure, curriculum, administrative management, students' financial difficulties, among others. This analysis enabled an in-depth understanding of the problem, providing valuable insights for the development of institutional strategies and policies aimed at preventing and reducing dropout, with a view to ensuring that students remain in school until they complete the course. Based on the data and analysis carried out, the proposal is based on implementing specific strategies aimed at promoting a significant and sustainable change in the dropout scenario at the Trindade Campus.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19946
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Maria Alessandre de Sousa.Pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.