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dc.contributor.authorBandeira, Tanusa Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-30T22:59:09Z-
dc.date.available2025-01-30T22:59:09Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Tanusa Oliveira. A Rural e o urbano em Seropédica/RJ: Imagens territoriais e relações de poder. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19949-
dc.description.abstractO campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é um dos maiores da América Latina. O território universitário, situado no Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, influencia e é influenciado pelo seu entorno, o Município de Seropédica. A Universidade ocupa aproximadamente 12% da área municipal e se localiza entre os dois principais centros urbanos, conhecidos como Km 49 e Km 40, cujo desenvolvimento é desordenado, sem restrições e apresenta carências infraestruturais e sociais. Diante do debate sobre o papel da universidade pública, o planejamento e gestão de seus espaços e o desenvolvimento sócio- espacial municipal, a pesquisa objetiva analisar a integração territorial entre o campus Seropédica da Rural e o município onde se insere, a partir das imagens territoriais dos diferentes atores que com eles se relacionam. São analisados os aspectos sócio-espaciais do Município e do campus, bem como dados institucionais para identificação dos atores e agentes, considerando tanto a comunidade universitária como os habitantes impactados pela presença da Universidade, mapeamento e especialização das desigualdades sociais e urbanas existentes. Como método de leitura do território e dos conflitos e convergências a respeito dos espaços do campus e suas imediações, levanta-se, por meio de entrevistas e questionários, as imagens territoriais percebidas pelos diversos sujeitos; e são analisadas as articulações relativas ao desenvolvimento do Município. Dentre as abordagens do conceito de território, considera-se aquela que o relaciona ao poder e representação agregada às perspectivas simbólicas de apropriação e de territorialidade. A investigação revela que os atores sociais reconhecem a relação entre os dois territórios e a maioria considera a Rural como uma das principais referências do lugar, pela função educacional que atrai pessoas de vários lugares e pela influência que exerce na economia local. A mobilidade ineficiente é um dos pontos negativos em comum entre os territórios e prejudica a integração espacial entre eles. A maior crítica é relativa à Rodovia BR-465, que corta Seropédica e o território ruralino. Apesar de ser um dos elementos fragmentadores da paisagem, representa o principal eixo de estruturação do Município, concentrando a vida urbana nos núcleos principais. Os resultados apontam para o necessário envolvimento político, social, ambiental, cultural e de lazer entre os territórios com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do Município, promovendo qualidade de vida e justiça social, e uma maior integração da Universidade com a Cidade, por meio do envolvimento da sociedade, valorização da educação pública, redução da violência no campus e aproveitamento de seus espaços livres e verdes pela população. Dentre as estratégias e sugestões indicadas nos questionários, a extensão universitária figura com grande potencial e apesar de já adotada pela instituição, ainda não reflete as mudanças sócio-espaciais necessárias. A pesquisa aponta para ações em desenvolvimento pelas gestões universitária e municipal, no sentido de integrar os territórios, o que é visto com grande potencial de retorno positivo. A construção política do território revela que as ações são transitórias de acordo com os objetivos e intenções dos poderes atuantes e nem sempre atendem as demandas locais. Para enfrentar essa questão, a Universidade deve se aproximar da comunidade seropedicense contribuindo com seus saberes, incentivando a participação social e fortalecendo a identidade local.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectImagens territoriaispt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Urbanopt_BR
dc.subjectUFRRJpt_BR
dc.subjectSeropédicapt_BR
dc.subjectTerritorial imagespt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subjectUrban Developmentpt_BR
dc.titleA Rural e o urbano em Seropédica/RJ: Imagens territoriais e relações de poderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe Seropédica campus of the Federal Rural University of Rio de Janeiro is one of the largest in Latin America. The university territory, located in the Metropolitan West of Rio de Janeiro, influences and is influenced by its surroundings, the municipality of Seropedica.The university occupies approximately 12% of the municipal area and is located between the two main urban centers, known as Km 49 and Km 42, whose development is disorderly, without restrictions and presents infrastructural and social deficiencies. Due to the debate on the role of the public university, the planning and management of its spaces and the municipal socio- spatial development, the research aims to analyze the territorial integration between the university campus and the municipality where it operates, based on the territorial images of the different actors who relate to them. Socio-spatial aspects of the municipality and campus are analyzed, as well as institutional data to identify actors and agents, considering both the university community and the inhabitants impacted by the presence of the university, analyzing and plotting existing social and urban inequalities. As a method to understanding the territory and measuring the conflicts and convergences regarding the spaces on the campus and its surroundings, through interviews and questionnaires, the territorial images perceived by the various subjects are surveyed and the articulations related to the development of the County. Among the conceptual approaches of territory, the one considered is that related to power and representation added to the symbolic perspectives of appropriation and territoriality. The investigation reveals that social actors recognize the relationship between the two territories and most consider Rural as one of the main references of the place, for the educational function that attracts people from various places and for the influence it exerts on the local economy. Inefficient mobility is one of the common negative points between the territories and impairs the spatial integration between them, with the biggest criticism being related to the BR-465 Highway, which cuts through Seropédica and the rural territory; despite being one of the fragmenting elements of the landscape, it represents the main structuring axis of the municipality, concentrating urban life in the main nuclei. The results point to the necessary political, social, environmental, cultural and leisure involvement between the territories with the objective of promoting the development of the municipality, promoting quality of life and social justice, and a greater integration of the university with the city, through society's involvement, valuing public education, reducing violence on campus and making the most of its free and green spaces by the population. Among the strategies and suggestions indicated in the questionnaires, university extension has great potential and, although already adopted by the institution, it still does not reflect the necessary socio-spatial changes. The research points to actions being developed by the university and municipal administrations, in the sense of integrating the territories, which is seen with great potential for positive return. The political construction of the territory reveals that actions are transitory according to the objectives and intentions of the acting powers and do not always meet local demands. To face this issue, the university must get closer to the neighboring community and contribute with its knowledge, encouraging social participation and strengthening the local identity.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Denise de Alcantara-
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Denise de Alcantara-
dc.contributor.referee1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Humberto Kzure-Cerquera Cerqueira da-
dc.contributor.referee2Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee3Rego, Andréa Queiroz da Silva Fonseca-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3801-8017pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2843943597304391pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspt_BR
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dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
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