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Tipo do documento: Dissertação
Title: Impactos do programa nacional de assistência estudantil durante a pandemia sob a perspectiva dos estudantes contemplados: caso IF goiano campus Posse
Other Titles: Impacts of the national student assistance program during the pandemic from the perspective of contemplated students: case IF Goiano campus Posse
Authors: Castro, Lôise Alves de
Orientador(a): Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Segundo membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Terceiro membro da banca: Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva
Keywords: Assistência Estudantil;Pandemia;Políticas Públicas;Student Assistance;Pandemic;Public policy
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CASTRO, Lôise Alves de. Impactos do programa nacional de assistência estudantil durante a pandemia sob a perspectiva dos estudantes contemplados: caso IF goiano campus Posse. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política pública educacional, sendo que uma de suas finalidades é ampliar as condições de permanência dos estudantes nas Instituições Públicas Federais. Esta pesquisa abordou o PNAES, objetivando investigar seu impacto durante a pandemia de COVID-19 para os estudantes contemplados em cursos da área agrária no Campus Posse do IF Goiano. Como objetivos específicos pretendemos conhecer o perfil socioeconômico desses discentes, analisar como eles acompanharam as aulas durante a pandemia, suas percepções sobre o programa e levantar dados sobre a execução do PNAES. Para atingirmos nossos objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, exploratória e análise documental. Os participantes foram 40 discentes, com idade entre 17 e 25 anos, de ambos os sexos, cursando Agronomia, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Agropecuária Concomitante e que foram contemplados pelos auxílios alimentação ou permanência da Assistência Estudantil nos anos de 2020 e 2021, período em que as aulas aconteceram em formato remoto em decorrência da COVID-19. Os estudantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) concordando em participar da pesquisa e todos os princípios éticos foram seguidos pelos pesquisadores. Utilizamos um questionário misto e análise documental para o levantamento de dados. O questionário foi disponibilizado impresso aos participantes. A partir das respostas recebidas, realizamos categorização das respostas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin, utilizando a técnica de análise temático-categorial. Os dados levantados foram organizados em tabelas e gráficos em frequência simples e percentual; e as figuras foram utilizadas para apresentar as categorias encontradas nas respostas dos questionários. Como resultados, concluímos que o perfil dos estudantes da área de agrárias contemplados com o auxílio nos anos de 2020 e 2021 no Campus Posse foram 55% de alunas, jovens, solteiras, residentes em zona urbana, com número de membros da família entre três e quatro pessoas e com renda per capita muito baixa de até meio salário mínimo (R$ 606,00). Dessa forma, o PNAES está atendendo o público ao qual se destina prioritariamente conforme Decreto 7.234. Em relação à pandemia, esses estudantes tiveram dificuldades com as aulas online, a falta de computadores para realizar as atividades e ausência de internet de qualidade. Em relação a percepções quanto ao PNAES, os estudantes de forma geral sentem-se satisfeitos com os auxílios recebidos. Entretanto, apontam como pontos a melhorar o aumento da oferta de vagas, aumento do valor do auxílio e cumprimento dos prazos de pagamentos. Também foi possível fazer uma caracterização da execução do programa durante o período de pandemia, destacando as alterações procedimentais implantadas e a satisfação dos estudantes com essas mudanças. Entretanto, é relevante apontar que os recursos recebidos durante a pandemia sofreram um decréscimo, o que comprometeu bastante a melhoria dos valores e aumento do número de vagas nesse período.
Abstract: The National Student Assistance Program (PNAES) is a public educational policy whose purpose is to expand the conditions for students to stay in Federal Public Institutions. This research will address the PNAES, aiming to investigate its impact during the COVID-19 pandemic for students enrolled in courses in the agricultural area at the Posse Campus of IF Goiano. As specific objectives, we intend to understand the socioeconomic profile of these students, analyze how they followed classes during the pandemic, their perceptions about the program and collect data on the implementation of the PNAES. To achieve our objectives, we use qualitative exploratory research and documentary analysis as methodology. The participants were 40 students, aged between 17 and 25 years old, of both sexes, studying Agronomy, Agricultural Technician Integrated into High School and Concurrent Agricultural Technician and who were covered by Student Assistance food or permanence aid in the years 2020 and 2021, a period in which classes took place remotely due to COVID-19. The students signed the Free and Informed Consent Form (TCLE) agreeing to participate in the research and all ethical principles were followed by the researchers. We used a mixed questionnaire and document analysis to collect data. The questionnaire was made available in printed form to participants. From the responses received, we carried out categorization according to Bardin's content analysis, using the thematic-categorical analysis technique. The data collected was organized into tables and graphs with simple frequency and percentage; and the figures were used to present the categories found in the questionnaire responses. As a result, we concluded that the profile of students in the agricultural area receiving aid in 2020 and 2021 at Campus Posse were 55% female students, young, single, residing in urban areas, with a number of family members between three and four people with a very low per capita income of up to half the minimum wage (R$606.00). In this way, PNAES is serving the public for which it is primarily intended according to Decree 7,234. In relation to the pandemic, these students had difficulties with online classes, the lack of computers to carry out activities and the absence of quality internet. Regarding perceptions regarding PNAES, students generally feel satisfied with the assistance received. However, points to improvement include increasing the number of vacancies, increasing the value of aid and meeting payment deadlines. It was also possible to characterize the execution of the program during the pandemic period, highlighting the procedural changes implemented and student satisfaction with these changes. However, it is important to point out that the resources received during the pandemic suffered a decrease, which significantly compromised the improvement in values and the increase in the number of vacancies during this period.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19969
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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