Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19970
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A organização do trabalho pedagógico da educação infantil do campo na Escola Municipal Barão de Tinguá do município de Nova Iguaçu - RJ |
Other Titles: | The organization of pedagogical work in rural early childhood education at the Barão de Tinguá Municipal School in the municipality of Nova Iguaçu - RJ |
Authors: | Tavares, Luana Nunes |
Orientador(a): | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Segundo membro da banca: | Masson, Maximo Augusto Campos |
Terceiro membro da banca: | Macedo, Pedro Clei Sanches |
Keywords: | Organização do trabalho pedagógico;Educação infantil do campo;Educação do campo;Organization of pedagogical work;Rural early childhood education;Rural education |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Jan-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | TAVARES, Luana Nunes. A organização do trabalho pedagógico da educação infantil do campo na Escola Municipal Barão de Tinguá do município de Nova Iguaçu - RJ. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | Essa pesquisa tem por objetivo analisar a organização do trabalho pedagógico da educação infantil do campo na Escola Municipal Barão de Tinguá do município de Nova Iguaçu – RJ, através das suas peculiaridades e da trajetória dos Movimentos Sociais e Políticas Públicas, possibilitando compreender a educação do campo em Nova Iguaçu e possíveis ações pedagógicas para o desenvolvimento integral dos educandos da educação infantil. Através desse objetivo, desdobramos três capítulos. No primeiro capítulo apresentamos o município de Nova Iguaçu, avaliando a sua trajetória na Educação do Campo, e conceituamos os Movimentos Sociais e as Políticas Públicas mediante a Legislação vigente no Brasil. No segundo capítulo conceituamos a Educação Infantil do Campo, apresentando sua organização do trabalho pedagógico. No terceiro capítulo, contextualizamos a Escola Municipal Barão de Tinguá e suas ações pedagógicas na educação infantil do campo mediante Proposta Curricular do Município de Nova Iguaçu e Projeto Político Pedagógico. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica das obras de Benjamin (2000), Caldart (2000), Freire (1996), Santos (2007), buscando compreender a educação do campo, levando a refletir sobre a educação infantil do campo. Concluímos com a pesquisa que até hoje o conceito de educação problematizadora ainda não conseguiu ser implantada pelo professor que vive um drama entre ensinar e pensar em um currículo que traga toda esperança de uma conscientização social, então, podemos entender que o sistema educacional de hoje também continua ensinando sob pressão, assim o educador hoje é também mais uma vítima do sistema educacional, tendo que cumprir com aulas em desacordo com a realidade dos alunos. |
Abstract: | This research aims to analyze the organization of pedagogical work in rural early childhood education at the Barão de Tinguá Municipal School in the municipality of Nova Iguaçu – RJ, through its peculiarities and the trajectory of Social Movements and Public Policies, making it possible to understand rural education in Nova Iguaçu and possible pedagogical actions for the integral development of early childhood education students. Through this objective, we unfold three chapters. In the first chapter we present the municipality of Nova Iguaçu, evaluating its trajectory in Rural Education, and we conceptualize Social Movements and Public Policies through current legislation in Brazil. In the second chapter we conceptualize Rural Early Childhood Education, presenting its organization of pedagogical work. In the third chapter, we contextualize the Barão de Tinguá Municipal School and its pedagogical actions in rural early childhood education through the Curricular Proposal of the Municipality of Nova Iguaçu and the Pedagogical Political Project. As a methodological procedure, we used bibliographical research on the works of Benjamin (2000), Caldart (2000), Freire (1996), Santos (2007), seeking to understand rural education, leading us to reflect on rural early childhood education. We conclude from the research that until today the concept of problematizing education has not yet managed to be implemented by the teacher who lives a drama between teaching and thinking about a curriculum that brings all hope of social awareness, so we can understand that today's educational system also continues to teach under pressure, so the educator today is also another victim of the educational system, having to complete classes that are at odds with the students' reality. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19970 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Luana Nunes Tavares.Pdf | 786.12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.