Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19973
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O leitor na linguagem: o gosto como fundamento |
Título(s) alternativo(s): | The reader in language: taste as a foundation |
Autor(es): | Almeida, Luciana Rebousas Cardoso de |
Orientador(a): | Carvalho, Carlos Roberto de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Segundo membro da banca: | Santos, Ana Maria Marques |
Terceiro membro da banca: | Silva, Rosana Pinto Plasa |
Quarto membro da banca: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Quinto membro da banca: | Santos, Rosangela Padilha Thomaz dos |
Palavras-chave: | Linguagem;leitura;gosto;Language;reading;taste |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | REBOUSAS, Luciana Cardoso de Almeida. O leitor na linguagem: o gosto como fundamento. 2024. 105 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Resumo: | In resumo, eis o desejo: pensar o leitor em ato nos atos dos aí. Pensá-lo sob as perspectivas dos gostos ou desgostos; dos prazeres e desprazeres, enfim, das afecções e afetos resultantes das leituras que fazemos do mundo. Pensar o homem que lê (todas as pessoas) no mundo com o mundo. O homem imanente no mundo é o é-sendo do mundo na e com a linguagem. A linguagem é o mundo do homem pensamento, o homo sapiens. Na linguagem e com a linguagem, cada homem é um mundo para si no mundo que fala nele, a linguagem fala. O homem é e não é nas linguagens, linguagens são atos, modos de apreensão de si e do mundo, de mundos. No mundo do pensamento imanente o universo está no diverso, nos fenômenos mundanos, Aristóteles, o diverso manifesta o uno. Daquilo que nos constitui: a imprescindível leitura do mundo, o ato instituinte, precedente a toda palavra; oral ou escrita. Conforme Paulo Freire ou Heidegger o homem fala, é sujeito-objeto: fala a partir da linguagem que fala nele. Para tanto, carece de uma escolha para iniciar a instituição desse homem a de um leitor, o verbo ler, que colocará o homem no fazer de sua humanidade, um logos a ser exercitado. Ler, caminhar, ler, escolher, ler, construir, ler, viver. O caminho dessa escrita se constrói por meio das leituras. Caminhar aqui significa construir uma obra de arte, a própria obra, a sua linguagem, para dela degustar com sapiência na busca da transformação do leitor comum, para um leitor sísyphus, com a tarefa diária, ação, um de um alguém que vai instituindo o gosto pela leitura, caminhando e orientando-se, tudo isto através do hábito de consumir aquilo que lhe dá prazer, constituindo-se a partir de suas escolhas, refinando e tornando-se mais exigente. Para entender a discussão sobre o todo do ser humano a partir do gosto, sua constituição e instituição, Agamben (2017) eleva o gosto ao campo da estética, um privilégio do saber. Saborear é sentir o saber, não é apenas gostar, é degustar de um prazer que se instituiu. E nesse percurso, o o caminho teórico-metodológico desta pesquisa direcionou ao pensamento filosófico-literário seguindo um destino fenomenológico, isto é, aproximar a filosofia da ciência, ver o fenômeno enquanto ele mesmo, a partir da experiência, na experiência. Apresentamos nossas leituras materializadas em um texto dialógico, com reflexões no decorrer de quatro anos, a fim de sintetizar um novo leitor. Compreendemos a fundamentalidade da escolha, observamos um inscrever-se no mundo com a sua própria obra de arte, o seu eu, a sua linguagem, com as suas leituras, os seus interesses. As leituras são caminho, e necessitam estar sempre em ação. Ação não necessita pressa, “caminhe lentamente, não se apresse, pois o único lugar ao qual tem que chegar é a si mesmo”, diz Ortega y Gasset. O campo de pesquisa é a vida, e a esta, cabe a cada um à sua seleção, o seu gosto como fundamento. |
Abstract: | In short, here is the desire: to think of the reader in action in the acts of those there. Think about it from the perspective of likes or dislikes; of the pleasures and displeasures, in short, of the affections and affections resulting from the readings we make of the world. Thinking about the man who reads (all people) in the world with the world. The man immanent in the world is the is-being of the world in and with language. Language is the world of thinking man, homo sapiens. In language and with language, each man is a world for himself in the world that speaks in him, language speaks. Man is and is not in languages, languages are acts, ways of apprehending oneself and the world, of worlds. In the world of immanent thought, the universe is in the diverse, in worldly phenomena, Aristotle, the diverse manifests the one. Of what constitutes us: the essential reading of the world, the instituting act, preceding every word; oral or written. According to Paulo Freire or Heidegger, man speaks, he is subject-object: he speaks based on the language that speaks in him. To this end, there is a need for a choice to initiate the institution of this man, that of a reader, the verb read, which will place the man in the making of his humanity, a logos to be exercised. Read, walk, read, choose, read, build, read, live. The path of this writing is built through readings. Walking here means building a work of art, the work itself, its language, to taste it with wisdom in the search for the transformation of the common reader, into a Sisyphos reader, with the daily task, action, one of someone who is establishing the I like reading, walking and finding my way around, all this through the habit of consuming what gives you pleasure, forming yourself based on your choices, refining and becoming more demanding. To understand the discussion about the whole human being based on taste, its constitution and institution, Agamben (2017) elevates taste to the field of aesthetics, a privilege of knowledge. Savoring is feeling knowledge, it's not just liking it, it's tasting a pleasure that has been established. And along this path, the theoretical-methodological path of this research directed towards philosophical-literary thought following a phenomenological destiny, that is, bringing philosophy closer to science, seeing the phenomenon as itself, from experience, in experience. We present our readings materialized in a dialogical text, with reflections over the course of four years, in order to synthesize a new reader. We understand the fundamentality of choice, we observe one signing up to the world with one's own work of art, one's self, one's language, one's readings, one's interests. Readings are the way, and they need to always be in action. Action does not require haste, “walk slowly, do not rush, because the only place you have to get to is yourself”, says Ortega y Gasset. The field of research is life, and this is up to each person to make their own selection, their taste as the basis. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19973 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024 - Luciana Rebousas Cardoso de Almeida.Pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.