Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19990
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Perfil dos egressos: um estudo de caso do curso de licenciatura em ciências biológicas no IF Goiano - Campus Ceres |
Otros títulos: | Graduate profile: a case study of the bachelor's degree in biological sciences at IF Goiano - Ceres Campus |
Autor: | Santos, Valdirene Parreiras dos |
Orientador(a): | Goulart, Silvia Moreira |
Primeiro membro da banca: | Goulart, Silvia Moreira |
Segundo membro da banca: | Paiva, Liz Denize Carvalho |
Terceiro membro da banca: | Silva, Ana Carolina de Léo |
Palabras clave: | Egressos;Formação Docente;Ciências Biológicas;Autoavaliação Institucional;Graduates;Teacher Training;Biological Sciences;Institutional Self-Assessment |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 30-ago-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | SANTOS, Valdirene Parreiras. Perfil dos egressos: um estudo de caso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IF Goiano - Campus Ceres. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumen: | O presente estudo teve como objetivo conhecer o Perfil Profissional dos Egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e sua relação com as necessidades do mundo do trabalho, no âmbito do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. A pesquisa foi realizada com os egressos do curso dos anos de 2017 a 2022. O período inicial escolhido tem relação com a inclusão de dados na plataforma Institucional Nilo Peçanha, a partir do ano de 2017, das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica. A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação Tecnológica. Ao longo do trabalho, apresentou-se uma breve abordagem referente à Educação Profissional, além de uma análise conceitual, e discorreu-se acerca da estrutura do IF Goiano – Campus Ceres, abordando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o egresso e o mundo do trabalho, bem como a Autoavaliação Institucional mediante relatórios produzidos pelo IF Goiano – Campus Ceres. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, carcaterizada como um estudo de caso. Através dos resultados obtidos foi permitido concluir que o curso de biologia é predominantemente feminino; a faixa etária de acordo com as repostas obtidas varia de 25 a 29 anos; à composição étnico-racial da maioria dos licenciados em Ciências Biológicas que participaram desta pesquisa –em torno de 59,5% – se declarou parda. Evidenciando o compromisso do IF-Goiano Licenciatura, com a inclusão social, contribuindo para a promoção da diversidade e igualdade de oportunidades no ensino superior. Em relação a adequação do currículo, o IF Goiano no campo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas cumpre o seu objetivo de formação de docentes para atuação na Educação Básica, bem como as outras áreas biológicas, oferecendo oportunidades de enriquecimento técnico-científico no âmbito teórico e prático, valorizando a capacitação em pós-graduação, promovendo a verticalização dos estudantes. |
Abstract: | This study aimed to understand the Professional Profile of Graduates of the Bachelor's Degree in Biological Sciences and their relationship with the needs of the world of work, within the scope of the Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. The research was carried out with graduates of the course from 2017 to 2022. The initial period chosen is related to the inclusion of data in the Nilo Peçanha Institutional Platform, from the year 2017, of the official statistics of the Federal Network of Professional and Scientific Education. The Nilo Peçanha Platform (PNP) is a virtual environment for collecting, validating and disseminating Technology. Throughout the work, a brief approach regarding Professional Education was presented, in addition to a conceptual analysis, and the structure of the IF Goiano - Campus Ceres was discussed, addressing the Bachelor's Degree in Biological Sciences course, the graduates and the world of work, as well as the Institutional Self-Assessment through reports produced by the IF Goiano - Campus Ceres. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, characterized as a case study. Through the results obtained, it was possible to conclude that the biology course is predominantly female; the age range according to the responses obtained varies from 25 to 29 years; the majority of graduates are of mixed race; the ethnic-racial composition of the majority of graduates in Biological Sciences who participated in this research – around 59.5% – declared themselves to be mixed race. This highlights the commitment of IF-Goiano Licenciatura to social inclusion, contributing to the promotion of diversity and equal opportunities in higher education. Regarding the adequacy of the curriculum, IF Goiano in the field of the Bachelor's Degree in Biological Sciences fulfills its objective of training teachers to work in Basic Education, as well as other biological areas, offering opportunities for technical-scientific enrichment in the theoretical and practical scope, valuing postgraduate training, promoting the verticalization of students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19990 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024 - Valdirene Parreiras dos Santos.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.