Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19993
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Desenvolvimento profissional de professores de História: as contribuições do ProfHistória |
Other Titles: | Professional development of History teachers: the contributions of ProfHistória |
Authors: | Oliveira, Thalita Maria Cristina Rosa |
Orientador(a): | Azevedo, Patricia Bastos de |
Primeiro membro da banca: | Azevedo, Patricia Bastos de |
Segundo membro da banca: | Santos, Clezio dos |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia |
Quarto membro da banca: | Cabral, Maria Aparecida |
Quinto membro da banca: | Costa, Warley da |
Keywords: | Formação de Professores;Desenvolvimento profissional de Professores de História;ProfHistória;Teacher training;Professional development of history teachers. |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | OLIVEIRA, Thalita Maria Cristina Rosa. Desenvolvimento profissional de Professores de História: as contribuições do ProfHistória. 2024. 188 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | O Mestrado profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um curso de pós-graduação Stricto Sensu oferecido em rede nacional como programa de formação continuada para professores de História, em exercício na educação básica no Brasil. A pesquisa de doutorado tem por objetivo compreender o processo de desenvolvimento profissional percebido pelos professores egressos do ProfHistória, a partir de sua experiência formativa no curso. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, classificando-se em um estudo de caso. As técnicas e instrumentos para a coleta de dados foram análise documental, a aplicação de questionário e a realização de grupo focal com os egressos do ProfHistória e, para a análise e interpretação dos dados gerados no grupo focal, recorreu-se à análise de conteúdo temático-categorial. Como resultados da pesquisa, constatou-se que o ProfHistória é um programa de formação continuada de professores, que contribui para o desenvolvimento profissional docente em razão de sua proposta formativa estar voltada para atualização e aperfeiçoamento profissional e para a formação de professores/pesquisadores de História, como profissionais qualificados para a docência em História, bem como pelo fortalecimento da identidade docente por seus egressos e pela valorização do trabalho e da carreira docente. Conclui-se que o ProfHistória é um programa em nível de pós-graduação stricto sensu, direcionado à formação continuada de professores de História da educação básica, que privilegia a formação de professores-pesquisadores, atrelada aos interesses e necessidades dos docentes da educação básica e de uma formação centrada na escola, na inovação curricular no ensino de História e no desenvolvimento da carreira docente. |
Abstract: | ProfHistória is a professional Master's degree program in History Education, offered nationally as a continuing education program for teachers, at postgraduate level, for history teachers working in initial education (primary and secondary education) in Brazil. The aim of this doctoral research is to understand the process of professional development of history teachers in Brazil, as perceived by graduates of the Professional Master's Degree in History Education (ProfHistória), based on their training experience in the program. The research methodology was based on a qualitative approach and classified as a case study. The techniques and instruments used to collect data were document analysis, a questionnaire and a focus group with ProfHistória graduates. The data generated in the focus group was analyzed and interpreted using thematic-categorical content analysis. The research results show that ProfHistória is a continuing education program for teachers that contributes to teacher professional development, due to the fact that its training design is aimed at professional improvement and upskilling and at training history teachers/researchers as professionals that are qualified to teach history, as well as strengthening the teacher identity of its graduates and valuing teachers’ work and career. The conclusion is that ProfHistória is a postgraduate program aimed at the continuing education of primary and secondary education history teachers, which focuses on the training of teacher-researchers. It is closely associated with the interests and needs of initial education teachers and involves training centered on the school environment, curricular innovation in history education and teachers’ career development. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19993 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Thalita Maria Cristina Rosa Oliveira.Pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.