Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19994| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Mujeres Públicas e o corpo-território: caminhos da arte para pensar uma educação feminista |
| Título(s) alternativo(s): | Public Women and the body-territory: paths of art to think about feminist education |
| Autor(es): | Santos, Thaís Gomes dos |
| Orientador(a): | Arruzzo, Roberta Carvalho |
| Primeiro coorientador: | Oliveira, Anita Loureiro de |
| Primeiro membro da banca: | Arruzzo, Roberta Carvalho |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Anita Loureiro de |
| Terceiro membro da banca: | Mota, Juliana Grasiele Bueno |
| Quarto membro da banca: | Pinto, Gabriela Ângelo |
| Palavras-chave: | Mujeres Públicas;luta;liberdade feminina;struggle;female freedom |
| Área(s) do CNPq: | Geografia Geografia |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 21-Jun-2024 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Geociências Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
| Citação: | SANTOS, Thaís Gomes dos. Mujeres Públicas e o corpo-território: caminhos da arte para pensar uma educação feminista. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
| Resumo: | O crescimento do movimento feminista no século XXI e o nascimento dos coletivos alteraram a percepção das mulheres sobre a luta pelo fim da desigualdade de gênero. Coletivos, como o Mujeres Públicas, aqui investigado, perceberam que a união entre mulheres e a ocupação dos territórios por meio da arte nas ruas eram uma nova forma de reivindicar direitos, como acesso ao seu corpo, igualdade salarial e fim da dupla/tripla jornada de trabalho que condena mulheres a uma vida de exaustão. É justamente essa parceria entre mulheres que organiza uma nova forma de luta para conscientizar a sociedade das violências acometidas contra a classe feminina, além de também servir de caminho para repensar o papel social da mulher. Nesta pesquisa, tivemos como principal objetivo analisar a criação do grupo Mujeres Públicas, sua expressão e o elo entre o corpo, território e as mulheres latino-americanas; entender o desenvolvimento e o contexto do artivismo do coletivo Mujeres Públicas; analisar o corpo-território e suas categorias; e, por fim, discutir a arte pedagógica como uma abordagem feminista. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como procedimentos metodológicos o levantamento e uma análise qualitativa das intervenções artísticas feitas pelas Mujeres Públicas nas ruas e galerias artísticas de países como a Argentina, Cuba e Espanha; levantamento bibliográfico e estatístico para discutir as violências mais denunciadas pelo grupo através das ações artísticas; e como principal resultado propomos um debate sobre a ressignificação do papel da mulher na sociedade. |
| Abstract: | The growth of the feminist movement in the 21st century and the emergence of collectives have altered women's perception of the fight to end gender inequality. Collectives such as Mujeres Públicas, investigated here, realized that the union am ong women and the occupation of territories through street art were a new way to claim rights, such as access to their bodies, equal pay, and an end to the double/triple work shift that condemns women to a life of exhaustion. It is precisely this partnership among women that organizes a new form of struggle to raise society's awareness of the violence against the female class, as well as serving as a pathway to rethink the social role of women. In this research, our main objective was to analyze the creation of the group Mujeres Públicas, its expression, and the link between the body, territory, and Latin American women; understand the development and context of the artivism of the collective Mujeres Públicas; analyze the body-territory and its categories; and finally, discuss pedagogical art as a feminist approach. To achieve the proposed objectives, we used methodological procedures such as the survey and a qualitative analysis of the artistic interventions carried out by Mujeres Públicas on the streets and in art galleries in countries like Argentina, Cuba, and Spain; bibliographic and statistical surveys to discuss the most reported violence by the group through artistic actions; and finally, based on the results obtained, we propose a debate on the re-signification of the role of women in society. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19994 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Thaís Gomes dos Santos.Pdf | 2.77 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
