Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20014
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Evasão escolar no curso de engenharia elétrica no Instituto Federal de Minas Gerais - campus avançado Ipatinga: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | School dropout in the electrical engineering course at the Federal Institute of Minas Gerais - Ipatinga advanced campus: a case study |
Autor(es): | Freitas, Jadilson Meira de |
Orientador(a): | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Nadia Maria Pereira de |
Segundo membro da banca: | Gregorio, Sandra Regina |
Terceiro membro da banca: | Guimarães, Ronaldo |
Palavras-chave: | Evasão Escolar;Engenharia Elétrica;Ensino Superior;School Evasion;Electrical Engineering;Higher Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 20-Set-2023 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | FREITAS, Jadilson Meira de. Evasão escolar no curso de engenharia elétrica no Instituto Federal de Minas Gerais - campus avançado Ipatinga: um estudo de caso. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado, caracterizada como um estudo de caso, teve como objetivo investigar os possíveis motivos que provocaram a evasão escolar dos discentes do curso de Engenharia Elétrica do IFMG - Campus Avançado Ipatinga e discutir, com base na literatura especializada os principais elementos constituintes da evasão escolar, identificando as causas e índices da evasão, sugerindo ao final da pesquisa medidas para dirimir a evasão no curso do Campus que funciona na modalidade presencial em período integral. Essa inquietação sobre pesquisar a evasão escolar no Campus Ipatinga, surgiu pelo elevado índice de evasão observado no referido curso. Esta pesquisa pretendeu obter a compreensão da temática da evasão escolar no Campus e as necessidades e expectativas de ensino que poderiam ter contribuído para aumentar a permanência dos alunos(as) no curso da instituição. A pesquisa tratou sobre a evasão escolar com foco na saída definitiva pelo aluno do curso de origem, antes da sua conclusão. O estudo utilizou uma abordagem metodológica qualitativa e para coleta de dados foi amparada por procedimentos como: pesquisa bibliográfica, que possibilitou a construção da fundamentação teórica, passando pelos aspectos que envolvem a Educação Superior, a evasão escolar; foi aplicado um questionário misto aos membros da equipe pedagógica, professores e alunos(as) evadidos do curso de Engenharia Elétrica. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer a opinião dos estudantes evadidos sobre o funcionamento do curso e, também, a opinião dos docentes sobre o curso na referida instituição. Os dados foram coletados através do questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos professores(as) do Campus Ipatinga e aos alunos(as) evadidos(as) das duas primeiras turmas do curso que iniciaram em 2017.2 e 2018.1. Com base nas respostas dos informantes concluiu-se que as principais causas da evasão escolar no curso pesquisado foram a falta de recursos financeiros, a falta de tempo para estudar, as dificuldades de ensino, problemas pessoais e a falta de interesse. O último objetivo dessa pesquisa foi identificar o índice de evasão escolar no curso de Engenharia Elétrica no IFMG Campus Avançado Ipatinga, sendo que o índice encontrado foi de 68% de evasão para a Turma de 2017.2, sendo que um total de 06 alunos dessa turma já colaram grau (formados) e 06 ainda estão com matrícula ativa. A Turma de 2018.1 o índice encontrado foi de 57% de evasão, e ainda estão com matrícula ativa 15 alunos. |
Abstract: | This master's research, characterized as a case study, aimed to investigate the possible reasons that caused school dropout by students of the Electrical Engineering course at IFMG - Advanced Campus Ipatinga and to discuss, based on the specialized literature, the main constituent elements of school evasion, identifying the causes and rates of evasion, suggesting at the end of the research measures to resolve evasion in the Campus course that operates in full-time face-to-face mode. This concern about researching school dropouts on the Ipatinga Campus arose from the high dropout rate observed in that course. This research intended to obtain an understanding of the issue of school dropout on Campus and the teaching needs and expectations that could have contributed to increase the permanence of students in the institution's course. The research dealt with school evasion with a focus on the final departure by the student of the original course, before its conclusion. The study used a qualitative methodological approach and for data collection it was supported by procedures such as: bibliographical research, which enabled the construction of the theoretical foundation, going through aspects involving Higher Education, school dropout; A mixed questionnaire was applied to members of the pedagogical team, professors and students who dropped out of the Electrical Engineering course. Carrying out this research made it possible to know the opinion of dropout students about the functioning of the course and, also, the opinion of professors about the course at that institution. Data were collected through a questionnaire, with open and closed questions, applied to the teachers of the Ipatinga Campus and to the dropout students of the first two classes of the course that started in 2017.2 and 2018.1. Based on the informants' responses, it was concluded that the main causes of school dropout in the researched course were lack of financial resources, lack of time to study, teaching difficulties, personal problems and lack of interest. The last objective of this research was to identify the school dropout rate in the Electrical Engineering course at the IFMG Advanced Campus Ipatinga, and the rate found was 68% of dropout rates for the Class of 2017.2, with a total of 06 students in this class already graduated (graduated) and 06 are still enrolled. In the Class of 2018.1, the rate found was 57% of dropouts, and 15 students are still actively enrolled. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - Jadilson Meira de Freitas.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.