Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20025Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Janete Bustamante dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-10T15:01:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-10T15:01:37Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
| dc.identifier.citation | Santos, Janete Bustamante dos. “Minha Mocidade” (In)dependente de Padre Miguel: preservação e memória de uma escola de samba, 2022. 220 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20025 | - |
| dc.description.abstract | A memória e a preservação da história de uma Escola de samba é um tema que possibilita reconhecer e conhecer as potencialidades culturais da sociedade brasileira. O estudo deste trabalho, foi realizado especificamente sobre a fundação da G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, referente ao período da década de 50 e 60, trazendo algumas histórias de famílias, dialogando com o passado, no presente e propondo reflexões para o futuro. Intercalando com a formação do bairro, e possibilitando um conhecimento de exemplos de amor à vida, aos encontros e principalmente ao Samba, através da criatividade de existir e resistir. Utilizamos o girar das baianas, dos mestres-salas e porta-bandeiras, e o cantar dos pássaros, representando os compositores, mostrando os diversos cartões de identidades possíveis. Foi utilizada como metodologia, a abordagem qualitativa, a história oral, uma obra escrita por várias mãos e mentes pensantes, proporcionando um retorno às raízes que deram bons frutos, onde utilizamos as árvores genealógicas para compor este enredo. Na comissão de frente apresentamos a potencialidade de grupos, que reproduzem diversos valores civilizatórios da filosofia africana, tão presentes em famílias pretas, que ressignificam suas existências, ultrapassando o muro invisível das impossibilidades. E no destaque confirmando que "Sonhar não custa nada", apresentamos a Mocidade de outrora, uma agremiação conhecida e querida através de sua grande bateria nota dez, que faz o coração pulsar de alegria quando os tambores tocam. Retornar a um passado que potencializa e aumenta o orgulho de ser de Padre Miguel. Contando histórias de Ivos, Andrés, Silvios, Dengos, Orozimbos, Arys, Wandyrs, Toco, Tiãos, Jorjões e Tiãozinhos. Também, da grande presença feminina nessa trajetória, das Chicas, Gildas, Helenas, Rembas, Nadirs, Nildas, Bibianas, Selmas e Elzas, e integrantes representando a Galeria da Velha Guarda, que são de suma importância para uma Escola de Samba, representando no conjunto da harmonia, a chave de ouro de manutenção deste portal, tão fundamental para o diálogo com a alegoria que estimulam a memória ancestral, com vozes que ecoam: Salve a Mocidade! Salve a Mocidade! | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Memória | pt_BR |
| dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
| dc.subject | Escolas de samba | pt_BR |
| dc.subject | Mocidade Independente de Padre Miguel | pt_BR |
| dc.subject | History | pt_BR |
| dc.subject | Legacy | pt_BR |
| dc.subject | Heritage | pt_BR |
| dc.subject | Samba schools | pt_BR |
| dc.subject | Mocidade Independente de Padre Miguel | pt_BR |
| dc.title | “Minha Mocidade” (In)dependente de Padre Miguel: preservação e memória de uma escola de samba | pt_BR |
| dc.title.alternative | “My mocidade" (in)dependente de Padre Miguel: preservation and legacy of a samba school | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The legacy and preservation of the history of a samba school is a theme that makes it possible to recognize and know the cultural potential of Brazilian society. The focus of this work was carried out specifically on the founding of G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, referring to the period of the 1950s and 1960s, by including some stories of the families involved, dialoguing with the past, in the present and proposing reflections for the future. Interspersing with the formation of the neighborhood, and enabling a knowledge of examples of love for life, community meetings and especially Samba, through the creativity of "existing" and "resisting". We use the twirling of the Bahians, the "mestre-salas" and flag holders, and the singing of the birds, representing the composers, showing the various cards of possible identities. It was used as a methodology, the qualitative approach, oral history, a work written by various hands and thinking minds, providing a return to the roots that fruitful, where we use the genealogical trees to compose this plot. In the front commission we present the potential of groups, which reproduce various civilizing values of African philosophy that are so present in black families, that they underscore their existences, overcoming the invisible wall of impossibilities. And in the highlighted theme confirming that "Dreaming costs nothing", we present the Mocidade of yesteryear, a known and beloved association through its large drum corps Note 10, which makes the heart beat with joy when the drums play. Return to a past that enhances and increases the pride of being from the community of Padre Miguel, telling the stories of Ivos, Andrés, Silvios, Dengos, Orozimbos, Arys, Wandyrs, Toco, Tiãos, Jorjões and Tiãozinhos. And also of the great female presence in this trajectory of the Chicas, Gildas, Helenas, Rembas, Nadirs, Nildas, Bibianas, Selmas and Elzas, and members representing the Gallery of the Old Guard, which are of paramount importance for a Samba School, representing in the whole of harmony, the golden key of maintenance of this portal, so fundamental for dialogue WITH ALLEGORY THAT PROMOTES THE ANCESTRAL LEGACY, THROUGH VOZES THAT ECO: Save MOCIDADE! Save MOCIDADE! | en |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Otair Fernandes de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8981-7970 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2554782696953531 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Theodoro, Helena | - |
| dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0009-0000-8152-6570 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2514918329442109 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Otair Fernandes de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8981-7970 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2554782696953531 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Raquel Alvitos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1402-2588 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7366704633040953 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Luís Cláudio de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3852020377152597 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-1420-7534 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6019598697594143 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.relation.references | ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Cia das Letras, v. 6, 2008. ARAÚJO, H.; JÓRIO, A. Escolas de samba em desfile. Vida, paixão e sorte. Rio de Janeiro: encadernação desconhecida, 1969. BASTIDE, R. As Américas negras. São Paulo: Divisão Européia do Livro, 1974. BOSI, E. Memória e sociedade - Lembrança dos velhos. SP: TA Queiroz Editor Ltda, 1979. BRANDÃO, A. P. A cor da Cultura - Modos de interagir, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, v. 3, 2006. 152 p. BRASIL. Decreto no 3.551, de 4 de agosto. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial: Diário Oficial, 2000. BRASIL, C. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. CABRAL, S. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. CAVALCANTI, M. L. V. D. C. Carnaval: O rito e o tempo. Visões do Carnaval, Brasília, p. p. 21-28, 2004. CHAGAS, M. Memória e poder: Dois movimentos. Cadernos de Sociomuseologia, Rio de Janeiro, 2002. CHAGAS, R. S. A união faz a força: expessões do mito familiar em famílias negras. São Paulo: Intermeios, 2014. CHUVA, M. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Patrimônio, Rio de Janeiro: , v. 34, n. IPHAN (organização: Márcia Chuva)., p. 147-163, 2012. CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. São Paulo: EDUSC, 2002. CURY, I. Cartas Patrimoniais - Revista e aumentada. 3a. ed. [S.l.]: IPHAN, 1995. DINIZ, A.; MEDEIROS, A.; FABATO, F. As Três Irmãs: Como um trio de penetras "Arrombou a festa". Rio de Janeiro: Nova Terra, 2012. DODEBEI, V.; FARIAS, F. R. D.; , G. Estudo interdicipinares em memória social - Por que memória Social? Revista Morpheus - UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 15, n. 9, março 2016. 210 EUCLIDES, M. S.; DA SILVA, J. Dialogando autoetnografias negras: Intersecções de vozes, saberes e práticas docentes. Revista Práxis Educacional, Vitória da conquista- Bahia , v. 15, n. 32, p. 33-52, abr /jun 2019. FABATO, F. “Sou independente, sou raiz também, sou Padre Miguel, sou Vila Vintém”. Revista da Mocidade Independente de Padre Miguel, Rio de Janeiro, 2007. FAPPI, T. Antepassados negros - Genealogia para brasileiros afro-descendentes. Alemanha: Leipzig, 2018. 80 p. FERNANDES, N. D. N. Escolas de Samba Sujeitos celebrantes objetos celebrados. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da, 2001. FONSECA, M. C. L. Para além da pedra e cal: Por uma concepção mais ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, R. Memória e Patrimônio: Ensaios contemporâneos. 2a. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p. 59-79. FUTURA, C. et al. O Projeto - Valores civilizatórios. A cor da Cultura, 2004. Disponivel em: <http://www.acordacultura.org.br/oprojeto>. Acesso em: jul 2005. GONÇALVES, L. A. O.; E SILVA, P. B. G. O jogo das diferenças - O multiculturalismo e seus contextos. 2a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. GONÇALVES, M. A. R. O samba é o dom - Sobre as velhas guardas e a presença da dádiva nas relações de sociabilidade., Rio de Janeiro, v. 71, p. 252-273, dez 2018. GUINOND, J. "Sonhar não custa nada e o meu sonho é tão real". In: COLEMAN, S. R. Mulheres Negras Brasileiras: Presença e Poder - da Exposição ao livro. [S.l.]: CRV, 2020. p. 219-228. GUINOND, J.; OSSIMO, M. A. O samba carioca e suas relações sociais (1900 - 1980). Revista de Estudos sobre Jesus Histórico e sua Recepção, Rio de Janeiro, 28, 15 jan 2022. 43-62. HALL, S. A identidade cultural na pós modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006. HAMPATÉ. Tradição Viva. In: KI-ZERBO, J. História Geral da África - Metodolofia e pré- história da África. 2 rev. ed. Brasília: UNESCO, SECAD e UFSCAR, v. 1, 2010. IPHAN, I. D. P. H. E. A. N.-. IPHAN. Saberes, fazeres, gingas e celebrações. Ações para salvaguarda de bens registrados como patrimônio cultural no Brasil. Brasília. : IPHAN, 2002-2018. __________Parecer DPI Registro das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro: Partido alto, samba de terreiro e samba enredo. Brasília: IPHAN, 2007. 17 p. ___________Dossiê Matrizes do Samba do Rio de Janeiro: partido alto, samba de terreiro e samba enredo. Brasília: IPHAN, 2014. 204 p. 211 ISNARD; CANDEIA. Escolas de Samba: a árvore que esqueceu a raiz. Rio de Janeiro: Lidador / SEEC, 1978. LAMEGO, A. P. Viajantes estrangeiros na zona oeste carioca do século XIX. Rio de Janeiro: Editora Fi, 2020. LIMA, A. C. D. Escola dá samba? O que dizem os compositores de samba do bairro de Osvaldo Cruz e da Portela. In: CANDAU, V. M. F. Sociedade, Educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002. LIMA, E. Saudosista Apaixonado. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, v. 2, 2022. LIMA, E. L. Saudosista Apaixonado Ary de Lima. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, v. 1, 2020. LOPES, N. Novo Dicionário Banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2003. __________Enciclopédia brasileira da diáspora africana [recurso eletrônico]. 4. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011. LOPES, N.; SIMAS, L. A. Dicionário da história social do samba. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021. MENESES, U. T. B. D. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Rev.Inst. Est. Bras, p. 16, 1992. __________O campo do Patrimônio cultural: Uma revisão de premissas. IPHAN, 2006. MIGUEL, M. I. D. P. Revista Mocidade 50 anos - A história contada através dos tempos. Rio de Janeiro: Departamento Cultural, 2005. MOTTA, M. M. M. História e memória. Memória Social - Cadernos do CEOM, Santa CAtarian, v. 12, n. Parte 2, p. 179-199, 2016. NASCIMENTO, A. Quilombismo: Um conceito emergente do processo histórico cultural da população afro brasileira. In: NASCIMENTO, E. L.. In: NASCIMENTO, E. L. Afrocentricidade: Uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro Edições, v. 4, 2009. Cap. 9, p. 197 a 218. NASCIMENTO, E. L. Sankofa: significados e intenções. In: NASCIMENTO, E. L. A matriz africana no Mundo. Rio de Janeiro: Selo Negro Edições, v. 1, 2009. p. 19-32. NIROBE, P. A tradição das baianas da Mocidade. Revista da Mocidade Independente de Padre Miguel, Rio de Janeiro, p. 29, 2016. NOGUEIRA, A. G. R. Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: Uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Anos 90, Porto Alegre, 15, n. 27, jul 2008. 233-255. NORA, P. Entre a memória e a história - A problemática dos lugares, São Paulo, 1993. 212 OLIVEIRA, L. C. Famílias Negras Centenárias: memórias e narrativas. Rio de Janeiro: Mar de Ideias, 2016. 370 p. OLIVEIRA, O. F. Cultura Afro-brasileira e patrimônio cultural - Considerações preliminares. In: FELIPE, D. A.; OLIVEIRA, O. F.; ESCOBAR, G. V. Patrimônio E Cultura Afro- brasileira: Memória, identidade e reconhecimento. [S.l.]: Ribeirão Gráfica e Editora, 2018. p. 10-28. PEREIRA, B. Estrela Que Me Faz Sonhar. Rio de Janeiro: Verso Brasil Editora, 2013. PINTO, M. F. Salve o matriarcado: manual da mulher búfula. Rio de Janeiro: Aruanda Editora, 2021. POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. __________MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL. Estudos Históricos, Rio de Janeiro:, v. 5, p. 200-212., 1992. __________A gestão do indivisível. Revista do instituto cultural judaico Marc Chagall, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan-jun 2010. RAMOS, V. M.; DA SILVA, R. M. B. "Licença meu pavilhão": A apresentação da bandeira da Escola de samba como ritual de conexão ancestral. Revista de estudos sobre o Jsus Histórico e sua Recepção, Rio de Janeiro, 15 jan 2022. 80-94. SANTO, S. Do Samba ao Funk do Jorjão. [S.l.]: Kbr Editora, 2016. SILVÉRIO, V. O multiculturalismo e o reconheciment: mito e metáfora. Revista USP, São Paulo, n. 42, p. 44-55, junho/agosto 1999. SISS, A. Afro-Brasileiros, cotas e Ação afirmativa: raízes históricas, Rio de Janeiro, n. Quatert/PENESB, 2003. SODRÉ, M. O terreiro e a cidade: a forma social negro brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: MAUAD Editora Ltda., 1942. _________Samba, o dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: MAUAD Consultoria e Planejamento Editorial Ltda., 1942. SOMÉ, S. O Espírito da Intimidade: Ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. São Paulo: Odysseus, 2018. SOUZA, M. L. E. Heranças Africanas no Brasil. Rio de Janeiro: Cadernos CEAP, 2009. THEODORO, H. Cultura Afro-brasileira. Rio de Janeiro: Cadernos CEAP, 2007. ___________Guerreiras do Samba. In: ______ Textos escolhidos de cultura e artes populares. Rio de Janeiro: TECAP/ UERJ, v. 6, 2009. p. 223-235. THEODORO, H. Iansã - Rainha dos ventos e das tempestades. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2019. 213 THOMAZ, A. A raiz da Mocidade - Uma Escola de samba que não sobrevive sem a sua história. Revista Mocidade , Rio de Janeiro, 2006. 65-69. UNESCO. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Paris: [s.n.], 2006. WALKER, S. S. Conhecimento desde dentro os afro-sul-americanos falam de seus povos e suas histórias. Rio de Janeiro: Kitabu Editora, 2018. XAVIER, P. O. Cidade Maravilhosa: o Rio de Janeiro representado pelas letras, out/2016 a mar/ 2017 7 número 12. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2022 - Janete Bustamante dos Santos.Pdf | 8.17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
