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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20026Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Medeiros, Jaqueline da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-10T15:22:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-10T15:22:32Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
| dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jaqueline da Silva. Entre muros e metáforas: o discurso visual de uma comunidade escolar no cronotopo pandêmico. 2023. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20026 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho busca compreender as interações pedagógicas que ocorreram na rede social Facebook entre docentes, familiares e crianças da educação infantil durante o Regime Especial Domiciliar imposto pela pandemia de Covid-19. Um período em que os familiares e responsáveis passaram a ser vistos como mediadores, participando de forma ativa das tarefas escolares das crianças. Construiremos compreensões a respeito dos enunciados expressos nas produções visuais e audiovisuais postadas na rede social do Espaço de Desenvolvimento Infantil Cidade de Lídice, dada a efetiva alternativa de relação entre escola e família durante o período de distanciamento social. Portanto, a problemática na qual essa proposta de investigação se consolida são as seguintes questões: Quais arranjos educacionais foram usados na educação infantil no período estudado? Quais diálogos foram travados entre os praticantes? Que sujeitos enunciaram ali? O que podemos compreender a partir das imagens postadas durante o período pandêmico? Como as imagens produzidas durante a pandemia de COVID-19 apresentam a experiência dos sujeitos desse espaço educacional? E como objetivos específicos: observar se foi possível a manutenção do vínculo entre as crianças, famílias e docentes; apontar as táticas dos sujeitos na realização das atividades; compreender os enunciados expressos nas produções analisadas. Os pressupostos teóricos/metodológicos apoiam-se na Filosofia de Linguagem de Mikhail Bakhtin e tecendo uma interlocução com Michel de Certeau iremos apontar as táticas dos praticantes na realização das atividades. Porém, esta pesquisa não se trata de uma análise da imagem em si, naquilo que a imagem por si só traz de informação, mas da possibilidade de conciliar o estudo do uso da linguagem imagética, em reflexões sobre a ação educativa em tempos de COVID-19. Espera-se que as reflexões construídas nesse percurso investigativo possam ajudar os professores de educação infantil a aprofundarem os diálogos sobre o trabalho com crianças junto com as famílias, com possíveis usos de rede sociais on-line no apoio à comunicação. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Ação Educativa | pt_BR |
| dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Linguagem Imagética | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia | pt_BR |
| dc.subject | Educational Action | pt_BR |
| dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
| dc.subject | Imagery Language | pt_BR |
| dc.subject | Pandemic | pt_BR |
| dc.title | Entre muros e metáforas: o discurso visual de uma comunidade escolar no cronotopo pandêmico | pt_BR |
| dc.title.alternative | Between walls and metaphors: the visual discourse of a school community in the pandemic chronotope | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The present study aims to comprehend the pedagogical interactions that took place on the Facebook social network among educators, families, and children in early childhood education during the Special Home Regime imposed by the Covid-19 pandemic. A period in which family members and guardians began to be seen as mediators, actively participating in children's school tasks. We will construct understandings regarding the statements expressed in visual and audiovisual productions posted on the social network of the Infant Development Space "Cidade de Lídice," given the effective alternative relationship between school and family during the period of social distancing. Therefore, the issues on which this research proposal is based are as follows: What educational arrangements were used in early childhood education during the studied period? What dialogues took place among the practitioners? Which subjects were enunciated there? What can we comprehend from the images posted during the pandemic period? How do the images produced during the Covid-19 pandemic present the experience of the subjects in this educational space? And with specific objectives: to observe if the bond between children, families, and educators could be maintained; to point out the tactics of the subjects in carrying out the activities; to understand the statements expressed in the analyzed productions. The theoretical/methodological assumptions are grounded in Mikhail Bakhtin's Philosophy of Language, and by engaging in a dialogue with Michel de Certeau, we will pinpoint the practitioners' tactics in carrying out the activitie. As a practice, this research intends to take an imagistic journey, pointing out the practitioners tactics in carrying out the activities, engaging in dialogue with Michel de Certeau. However, this research is not about analyzing the image itself, in what information the image alone brings, but about the possibility of reconciling the study of the use of imagery language in reflections on educational action in times of Covid-19. It is hoped that the reflections constructed in this investigative path can assist early childhood educators in deepening dialogues about working with children alongside families, with possible uses of online social networks in communication support. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Motta, Flavia Miller Naethe | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8538-8865 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5208144781873134 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Motta, Flavia Miller Naethe | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8538-8865 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5208144781873134 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Joyce Alves da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2346924222027160 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Rosemary dos | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9464170521679409 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3209251670322088 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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