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Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo de caso: a educação ambiental no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus São João Evangelista na perspectiva dos discentes
Other Titles: Case study: environmental education in the Agricultural Technical Course of Federal Institute of Education, Science, and Technology of Minas Gerais - São João Evangelista campus in the students’ perspective
Authors: Viana, Raquel Ferreira
Orientador(a): Pereira, Jorge Luiz de Goes
Primeiro membro da banca: Pereira, Jorge Luiz de Goes
Segundo membro da banca: Silva, Aderlan Gomes da
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Keywords: Educação Ambiental;Técnico em Agropecuária;Revolução Verde;Environmental Education;Agricultural Technician;Green Revolution
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VIANA, Raquel Ferreira. Estudo de caso: a educação ambiental no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, na perspectiva dos discentes. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Os Cursos de Técnico em Agropecuária foram criados para atender às demandas da Revolução Verde, cujo objetivo era modernizar a produção agrícola por meio do uso de insumos agrícolas, sementes geneticamente modificadas e mecanização das atividades. O modelo de produção agrícola implementado pela Revolução Verde tem causado significativos impactos ao meio ambiente. Considerando a importância da Educação Ambiental como um campo epistemológico capaz de debater e propor soluções para a grave crise socioambiental que atravessamos, este estudo teve como objetivo verificar como as questões ambientais e a Educação Ambiental são abordadas na formação dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), Campus São João Evangelista. Trata-se de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os dados desta pesquisa foram coletados via questionários aplicados a 29 alunos matriculados no terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do IFMG - Campus São João Evangelista e por meio da análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os resultados coletados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin e analisados à luz do referencial teórico. Este estudo concluiu que o desenvolvimento da Educação Ambiental no Curso Técnico em Agropecuária ainda é incipiente e reflete uma visão conservacionista da problemática ambiental e de seus agentes. No entanto, é importante destacar que já existe um trabalho em andamento e que romper com os padrões hegemônicos é um processo que requer tempo e um amplo debate envolvendo diversos atores sociais. Os resultados desta pesquisa reforçam a importância da inclusão da Educação Ambiental no PPC do curso, a fim de orientar práticas pedagógicas que debatam os impactos socioambientais da agropecuária numa perspectiva crítica e transformadora.
Abstract: The Agricultural Technician courses were created to meet the demands of the Green Revolution, which aimed to modernize agricultural production through the use of agricultural inputs, genetically modified seeds, and the mechanization of activities. The model of agricultural production implemented by the Green Revolution has caused significant impacts on the environment. Considering the importance of Environmental Education as an epistemological field that can debate and propose solutions for the serious socio-environmental crisis we are experiencing, this study aimed to verify how environmental issues and Environmental Education are approached in the formation of students from the Agricultural Technical Course at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), São João Evangelista Campus. This research is a case study with a qualitative approach. The data was collected through questionnaires applied to 29 students enrolled in the third year of the Agricultural Technical course at IFMG - São João Evangelista Campus and the documental analysis of the Course's Pedagogical Project (CPP). The results collected were submitted to Bardin's Content Analysis and analyzed in the light of the theoretical reference. The study concludes that the development of Environmental Education in the Agricultural Technical Course is still incipient and reflects a conservationist view of the environmental question and its agents. However, it is important to highlight that there is a work in progress and that breaking away from hegemonic patterns is a process that requires time and a broad debate with several social actors. The results of this research reinforce the importance of including Environmental Education in the course's CPP, guiding pedagogical practices that debate the socio-environmental impacts of agriculture in a critical and transformative perspective.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20030
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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