Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20032
Tipo do documento: Tese
Title: Doutoras Negras nas Ciências da Natureza brasileiras e colombianas: vozes, tempos e trajetórias acadêmicas
Other Titles: Doctoras negras en las Ciencias de la Naturaleza brasileñas y colombianas: voces, tiempos y trayectorias académicas
Black Women in Brazilian and Colombian Natural Sciences: Voices, Times, and Academic Trajectories
Authors: Farias, Rejane Maria da Silva
Orientador(a): Silva, Joselina da
Primeiro membro da banca: Silva, Joselina da
Segundo membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Terceiro membro da banca: Silva, Alessandra Pio
Quarto membro da banca: Loango, Anny Ocoro
Quinto membro da banca: Matos, Maria Aparecida
Keywords: Doutoras Negras Brasileiras;Doutoras Negras Colombianas;Racismo;Raça;Representatividade;Doctoras Negras Brasileiras;Doctoras Negras Colombianas;Raza;Representatividad;Brazilian Black Doctors;Colombian Black Doctors;Racism;Race;Representation
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FARIAS, Rejane Maria da Silva. Doutoras Negras nas Ciências da Natureza brasileiras e colombianas: vozes, tempos e trajetórias acadêmicas. 2024. 317 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: A necessidade de uma discussão centrada em doutoras negras nas Ciências da Natureza brasileiras e colombianas, categorizando suas vozes, tempos e trajetórias acadêmicas, evidenciando as interconexões entre raça e racismo, tanto no Brasil quanto na Colômbia, é uma questão emergente. Ambos os países possuem sociedades multirraciais, onde a questão racial desempenha um papel significativo em diversos aspectos da vida social, econômica e política (Lerma, 2019; Wade, 2018; Gonzalez, 2020; Davis, 1944). As negras tem sido consideradas só corpo, sem mente, mais que qualquer grupo de mulheres, em contrapartida, são descartadas da condição de produtoras de conhecimento e detentoras de poder (Carneiro, 2023). A tese apresenta uma abordagem de pesquisa que investiga a visibilidade e as contribuições de doutoras negras na área das Ciências da Natureza no Brasil e na Colômbia. A partir das narrativas de cinco professoras negras, três doutoras brasileiras e duas colombianas, apresentando suas trajetórias e as nuances relativas às compreensões em torno das diversas manifestações do racismo institucional, estrutural, recreativo e de gênero que interferem em suas vivências profissionais. Assim como, os desafios encontrados para se legitimarem no espaço acadêmico científico. A exploração é motivada pela ausência de representatividade feminina negra na área, refletindo sobre a marginalização das vozes dessas cientistas em um campo predominantemente masculino e branco. O objetivo é analisar as trajetórias profissionais dessas mulheres, reconhecendo desafios e conquistas, e evidenciando suas experiências com possibilidades de inspirar futuras gerações. Os principais eixos do estudo incluem a análise do contexto histórico de raça e racismo, as barreiras enfrentadas, a influência da identidade racial e de gênero na experiência acadêmica, e as estratégias de resistência contra a discriminação. O trabalho propõe uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, focando em cientistas atuais. Ressaltando a importância de tornar visíveis as contribuições de mulheres negras na Ciência, que frequentemente são ignoradas, e a necessidade de uma reflexão mais ampla sobre as disparidades enfrentadas por diferentes grupos na academia. A pesquisa é organizada em cinco capítulos que abordam as ideologias de raça e racismo, o panorama das cientistas negras, as perspectivas das entrevistadas, e suas narrativas de vida, formando um diálogo entre as experiências brasileiras e colombianas. A investigação se propõe a contribuir com uma forma de empoderamento, além de apontar que a disparidade no acesso à educação superior e a programas de pós-graduação para negras é um fator que limita a presença de doutoras negras nas ciências da natureza. Portanto, este trabalho se converte em um ponto de partida sobre as vivências dessas mulheres. Facilitando a identificação das experiências de doutoras nessa categoria, possibilitando a descoberta de estratégias que possam ser adotadas para promover uma maior igualdade e inclusão nesse setor.
Abstract: La necesidad de una discusión centrada en doctoras negras en las Ciencias de la Naturaleza brasileñas y colombianas, categorizando sus voces, tiempos y trayectorias académicas, evidenciando las interconexiones entre raza y racismo, tanto en Brasil como en Colombia, es una cuestión emergente. Ambos países poseen sociedades multirraciales, donde la cuestión racial desempeña un papel significativo en diversos aspectos de la vida social, económica y política (Lerma, 2019; Wade, 2018; Gonzalez, 2020; Davis, 1944). Las mujeres negras han sido consideradas solo cuerpo, sin mente, más que cualquier otro grupo de mujeres; en contrapartida, son descartadas de la condición de productoras de conocimiento y detentoras de poder (Carneiro, 2023). La tesis presenta un enfoque de investigación que investiga la visibilidad y las contribuciones de doctoras negras en el área de las Ciencias de la Naturaleza en Brasil y en Colombia. A partir de las narrativas de cinco profesoras negras, tres doctoras brasileñas y das colombianas, se presentan sus trayectorias y las matices relativas a las comprensiones en torno a las diversas manifestaciones del racismo institucional, estructural, recreativo y de género que interfieren en sus vivencias profesionales, así como los desafíos encontrados para legitimarse en el espacio académico científico. La exploración está motivada por la ausencia de representatividad femenina negra en el área, reflexionando sobre la marginalización de las voces de estas científicas en un campo predominantemente masculino y blanco. El objetivo es analizar las trayectorias profesionales de estas mujeres, reconociendo desafíos y conquistas y evidenciando sus experiencias con posibilidades de inspirar a futuras generaciones. Los principales ejes del estudio incluyen el análisis del contexto histórico de raza y racismo, las barreras enfrentadas, la influência de la identidad racial y de género en la experiencia académica, y las estrategias de resistencia contra la discriminación. El trabajo propone una investigación cualitativa, con entrevistas semiestructuradas, enfocándose en científicas actuales. Se resalta la importancia de hacer visibles las contribuciones de las mujeres negras en la Ciencia, que a menudo son ignoradas, y la necesidad de una reflexión más amplia sobre las disparidades enfrentadas por diferentes grupos en la academia. La investigación está organizada en cinco capítulos que abordan las ideologías de raza y racismo, el panorama de las científicas negras, las perspectivas de las entrevistadas y sus narrativas de vida, formando un diálogo entre las experiencias brasileñas y colombianas. La investigación se propone contribuir a una forma de empoderamiento, además de señalar que la disparidad en el acceso a la educación superior y a programas de posgrado para mujeres negras es un factor que limita la presencia de doctoras negras en las ciencias de la naturaleza. Por lo tanto, este trabajo se convierte en un punto de partida sobre las vivencias de estas mujeres, facilitando la identificación de las experiencias de doctoras en está categoría y posibilitando el descubrimiento de estrategias que puedan ser adoptadas para promover una mayor igualdad e inclusión en este sector.
The need for a discussion centered on Black women in Brazilian and Colombian Natural Sciences, categorizing their voices, times, and academic trajectories while highlighting the interconnections between race and racism in both Brazil and Colombia, is an emerging issue. Both countries have multiracial societies where racial issues play a significant role in various aspects of social, economic, and political life (Lerma, 2019; Wade, 2018; Gonzalez, 2020; Davis, 1944). Black women have often been regarded as mere bodies, lacking intellect, more than any other group of women; conversely, they are excluded from being seen as producers of knowledge and holders of power (Carneiro, 2023). This thesis presents a research approach that investigates the visibility and contributions of Black women doctors in the field of Natural Sciences in Brazil and Colombia. It is based on the narratives of five Black professors—three Brazilian doctors and two Colombian doctors—showing their trajectories and the nuances related to the understandings surrounding various manifestations of institutional, structural, recreational, and gender-based racism that affect their professional experiences. It also addresses the challenges they face in legitimizing their presence in the academic scientific space. The exploration is motivated by the absence of Black female representation in the field, reflecting on the marginalization of these scientists' voices in a predominantly male and white domain. The objective is to analyze these women's professional journeys, recognizing their challenges and achievements, while highlighting their experiences with the potential to inspire future generations. The main axes of the study include the analysis of the historical context of race and racism, the barriers faced, the influence of racial and gender identity on academic experience, and strategies of resistance against discrimination. The work proposes a qualitative research design, employing semi-structured interviews, focusing on current scientists. It emphasizes the importance of making visible the contributions of Black women in science, which are often overlooked, and the need for broader reflection on the disparities faced by different groups in academia. The research is organized into five chapters that address the ideologies of race and racism, the landscape of Black women scientists, the perspectives of the interviewees, and their life narratives, creating a dialogue between Brazilian and Colombian experiences. The investigation aims to contribute to a form of empowerment, while also pointing out that the disparity in access to higher education and graduate programs for Black women is a factor that limits the presence of Black women doctors in the Natural Sciences. Therefore, this work serves as a starting point for exploring the experiences of these women, facilitating the identification of experiences among doctors in this category and enabling the discovery of strategies that could be adopted to promote greater equality and inclusion in this sector.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20032
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Rejane Maria da Silva Farias.pdf2.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.