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Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação docente na perspectiva da Lei 10.639/2003 na cidade de Volta Redonda: caminhos e descaminhos
Other Titles: Teacher education in the perspective of Law 10.639/2003 in the city of Volta Redonda: paths and missteps
Authors: Miranda, Vanessa Campos de
Orientador(a): Siss, Ahyas
Primeiro membro da banca: Siss, Ahyas
Segundo membro da banca: Costa, Ricardo Dias da
Terceiro membro da banca: Corenza, Janaína de Azevedo
Keywords: lei 10.639/2003;formação docente;educação étnico-racial;law 10.639/2003;teacher training;ethnic-racial education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MIRANDA, Vanessa Campos de. A formação docente na perspectiva da Lei 10.639/2003 na cidade de Volta Redonda: caminhos e descaminhos. 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação da Lei 10.639/2003 nas instituições de ensino superior da cidade de Volta Redonda, após duas décadas de sua promulgação. A pesquisa surge da necessidade de compreender como a educação escolarizada contribui para combater o racismo em suas dimensões individual, coletivizada e estrutural. O texto discute o mito da democracia racial no Brasil, destacando como a negação das desigualdades raciais contribui para a manutenção do racismo estrutural. O problema central da pesquisa questiona se as instituições de ensino superior na cidade de Volta Redonda conseguem trabalhar a Lei 10.639/2003 em seus cursos de formação de professores. Para responder a essa questão, são propostas cinco questões de estudo, explorando as razões para a implementação da lei, os atores sociais envolvidos, a relação entre movimentos sociais negros e a formação de professores, o tratamento das questões étnico-raciais nos cursos de licenciatura na cidade. A metodologia do estudo é do tipo qualitativa, envolvendo análise curricular, entrevistas com professores e gestores de cursos. A escolha das instituições de ensino superior em Volta Redonda se deu com base na diversidade de cursos de licenciatura oferecidos pelas instituições. O estudo se apoia em pesquisadores renomados no campo das relações étnico-raciais. A dissertação está organizada em quatro capítulos. Ao final, a dissertação busca contribuir para a compreensão do papel da educação na luta contra o racismo no Brasil, especialmente no contexto das instituições de ensino superior em Volta Redonda, promovendo reflexões sobre a formação de professores e a efetiva implementação da legislação vigente. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram que faltaram práticas institucionais para auxiliar os professores a iniciar o trabalho com as relações étnico-raciais.
Abstract: This research aims to analyze the implementation of Law 10.639/2003 in higher education institutions in the city of Volta Redonda, two decades after its enactment. The research arises from the need to understand how formal education contributes to combating racism in its individual, collective, and structural dimensions. The text discusses the myth of racial democracy in Brazil, highlighting how the denial of racial inequalities contributes to the maintenance of structural racism. The central research problem questions whether higher education institutions in Volta Redonda are able to address Law 10.639/2003 in their teacher training programs. To answer this question, five study questions are proposed, exploring the reasons for the implementation of the law, the social actors involved, the relationship between black social movements and teacher training, and the treatment of ethnic-racial issues in undergraduate programs in the city. The study methodology is qualitative, involving curriculum analysis, interviews with professors and course managers. The selection of higher education institutions in Volta Redonda was based on the diversity of undergraduate programs offered by the institutions. The study relies on renowned researchers in the field of ethnic-racial relations. The dissertation is organized into four chapters. In the end, the dissertation seeks to contribute to the understanding of the role of education in the fight against racism in Brazil, especially in the context of higher education institutions in Volta Redonda, promoting reflections on teacher training and the effective implementation of current legislation. The results of this research revealed a lack of institutional practices to support teachers in starting work on ethnic-racial relations.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20069
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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