Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Marcília Rolim Souza de-
dc.date.accessioned2025-02-13T23:50:09Z-
dc.date.available2025-02-13T23:50:09Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.citationPAULA, Marcília Rolim Souza de. Consciência fonológica e ciberpoemas: uma proposta didática para alunos ainda não alfabetizados em turmas de 5º anos. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20108-
dc.description.abstractEste trabalho propõe a reflexão sobre práticas de alfabetização de crianças fora do ciclo de alfabetização, especificamente no quinto ano do ensino fundamental. Partimos do reconhecimento da relevância da alfabetização e do letramento para o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, conforme texto constitucional que versa sobre a Educação, e identificamos, a partir de levantamentos de dados educacionais, que um considerável quantitativo de crianças chega ao quinto ano do ensino fundamental sem desenvolver competências básicas de alfabetização, leitura e escrita. A partir de pesquisa de caráter exploratório, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental para compreender a relevância da Consciência Fonológica, do ensino de ortografia e da abordagem dos gêneros textuais poema e ciberpoema para a consolidação da alfabetização de estudantes em defasagem. Para tanto, nos apoiamos, principalmente, nos estudos produzidos por Soares (2004; 2020; 2023), Morais (2010), Roberto (2016) e Rojo (2012). Diante disso, buscamos identificar o papel do desenvolvimento da Consciência Fonológica para a efetivação da alfabetização desses estudantes, valendo-nos do léxico da nossa língua, ou seja, de palavras e sentenças exemplares para alfabetização presentes em poemas e ciberpoemas. Acreditamos que o ensino da ortografia (como objeto de ensino e não de verificação, de avaliação) com base na Consciência Fonológica, pode ser favorecido pelo gênero poema/ciberpoema, visto que esse gênero mobiliza conhecimentos sonoros da língua, uma vez que as percepções sonoras da fala são o passo inicial para que o aluno avance no desenvolvimento da Consciência Fonológica. Apresentamos como forma de proposição, atividades exemplares para que professores possam praticar em salas de aula com este perfil de estudante, contribuindo para a consolidação dessas competências. Atividades que tratam do Sistema de Escrita Alfabética, da composição das sílabas e das palavras, da percepção sonora pela aliteração e pela rima, da estrutura, da apresentação e da produção de ciberpoemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConsciência Fonológicapt_BR
dc.subjectensino de ortografiapt_BR
dc.subjectpoema e ciberpoemapt_BR
dc.subjectliteracypt_BR
dc.subjectphonologial awarenesspt_BR
dc.subjectspelling instructionpt_BR
dc.subjectpoem and cyberpoempt_BR
dc.titleConsciência fonológica e ciberpoemas: uma proposta didática para alunos ainda não alfabetizados em turmas de 5º anospt_BR
dc.title.alternativePhonological awareness and cyberpoems: a didactic proposal for non-literate students in 5th grade classesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research proposes a reflection on literacy practices for children outside the standard literacy cycle, specifically in the fifth-grade of elementary school. We start from the recognition of the importance of literacy skills for the full development of the person, the practice of citizenship and qualification for work, according to the brazilian constitutional text that deals with Education, and we identify, from surveys of educational data, that a considerable number of children reach the fifth year of elementary school without developing basic literacy, reading and writing skills. Conducting exploratory research, we used bibliographic and documentary research to understand the relevance of phonological awareness, spelling instruction and approaching the textual genres poem and cyberpoem to consolidate the literacy of students who are lagging behind. To this end, we relied mainly on studies by Soares (2004; 2020; 2023), Morais (2010), Roberto (2016) and Rojo (2012). Therefore, we sought to identify the role of developing phonological awareness in the literacy of these students, using the lexicon of our language, in other words, exemplary words and sentences for literacy present in poems and cyberpoems. We believe that the teaching of spelling (as a teaching object and not a verification or assessment object) based on phonological awareness can be helped by the poem/cyberpoem genre, since this genre mobilizes sound knowledge of the language, given that speech sound perceptions are the initial step for students to develop phonological awareness. As a proposal, we present exemplary activities for teachers to practice in the classroom with this student profile, helping to consolidate these skills. These activities deal with the alphabetic writing system, the composition of syllables and words, sound perception through alteration and rhyme, and the structure, presentation and production of cyber poems.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Marli Hermenegilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Marli Hermenegilda-
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniela Mara Lima-
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiza Alves de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9160-494Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5453024456494223pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Marcília Rolim Souza de Paula.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.