Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20120
Tipo do documento: Dissertação
Título: Geografia, currículo e espaço escolar: uma análise crítica/documental da Base Nacional Comum Curricular a partir da Baixada Fluminense
Otros títulos: Geography, curriculum and school space: a critical/documentary analysis of the National Common Curricular Base from Baixada Fluminense
Autor: Albuquerque, Matheus Lima de
Orientador(a): Santos, Clézio dos
Primeiro membro da banca: Santos, Clézio dos
Segundo membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Terceiro membro da banca: Carmo, Waldirene Ribeiro do
Palabras clave: currículo;ensino de geografia;escola pública;curriculum;geography teaching;public school
Área(s) do CNPq: Geografia
Geografia
Idioma: por
Fecha de publicación: 2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Geociências
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citación: ALBUQUERQUE, Matheus Lima de. Geografia, currículo e espaço escolar: uma análise crítica/documental da Base Nacional Comum Curricular a partir da Baixada Fluminense. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumen: A pesquisa visa entender as relações existentes entre os sujeitos do campo escolar e currículo, com o objetivo de buscar uma geografia que faça sentido para os alunos. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar criticamente o movimento de elaboração e implementação curricular a partir do diálogo – ou do não diálogo – entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a comunidade docente do estado do Rio de Janeiro, dentro da realidade espacial da Baixada Fluminense. A metodologia da pesquisa é dividida em dois momentos, onde o primeiro tem como base o levantamento bibliográfico em busca do enriquecimento epistemológico da temática, destacando autores relacionados à área de currículo e do ensino de geografia, bem como da educação de forma geral, logrado a um estudo analítico entre o que o documento da BNCC e seus organismos idealizadores, como o movimento Todos Pela Base; Fundação Bradesco; Fundação Lehmann; Instituto Ayrton Senna, entre outros, explicitam no documento oficial serem medidas necessárias para uma mudança efetiva, visando uma melhor colocação da educação pública brasileira em exames internacionais, como é o caso do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que, por sinal, é uma metodologia internacional que visa avaliar os sistemas de ensino em todo o mundo, incluindo o Brasil, medindo o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências. O segundo momento busca trazer reflexões, narrativas e possibilidades tangíveis para um início de um processo de reestruturação curricular acerca do trabalho docente, fazendo sentido para os alunos e ao próprio corpo docente, dentro do contexto público do município de Nova Iguaçu e a sua educação básica, anos finais do ensino fundamental. Através deste diálogo de ideais materializadas no documento oficial da BNCC e contrapondo com dados quantitativos do atual momento na educação pública brasileira, buscaremos analisar o que é proposto pela Base e quais realmente estão sendo os fatores que implicam na dificuldade na busca por uma melhoria da qualidade educacional, que, por sinal, pode estar muito além de mudanças curriculares. A pesquisa procura estabelecer um lócus entre currículo e qualidade educacional, visando entender as relações entre os sujeitos da escola e o currículo, com o objetivo de buscar uma geografia que faça sentido para os alunos, onde os mesmos tenham acesso a uma ideia de qualidade educacional que vá além de dados estatísticos em exames externos, mas, que seja materializada, cotidianamente, com o direito de ir e vir, da acessibilidade e da estadia do mesmo na escola sendo respeitados. Ao final, a pesquisa evidencia, através de seus resultados, que a implementação da BNCC, sem considerar as particularidades da Baixada Fluminense, gera desconexão entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos. Isso reforça a importância de adaptar o currículo às realidades locais para promover uma educação mais significativa e inclusiva.
Abstract: The research aims to understand the existing relationships between subjects in the school field and curriculum, with the aim of seeking a geography that makes sense for students. The present research has the general objective of critically analyzing the movement of curricular elaboration and implementation from the dialogue – or the non-dialogue – between the National Common Curricular Base (BNCC) and the teaching community of the state of Rio de Janeiro, within the spatial reality from Baixada Fluminense. The research methodology is divided into two moments, where the first is based on the bibliographical survey in search of the epistemological enrichment of the theme, highlighting authors related to the curriculum and teaching of geography, as well as education in general, achieving the an analytical study between what the BNCC document and its idealizing organizations, such as the Todos Pela Base movement; Bradesco Foundation; Lehmann Foundation; Ayrton Senna Institute, among others, explain in the official document that measures are necessary for an effective change, aiming at a better placement of Brazilian public education in international exams, such as the International Student Assessment Program (PISA), which, by the way, is an international methodology that aims to evaluate education systems around the world, including Brazil, measuring the educational level of 15-year-olds through reading, math and science tests. The second moment seeks to bring reflections, narratives and tangible possibilities for the beginning of a process of curricular and empirical restructuring of teaching work that makes sense for students and the teaching staff itself, within the public context of the municipality of Nova Iguaçu and its education basic, final years of elementary school. Through this dialogue of ideals materialized in the official document of the BNCC and contrasting with quantitative data of the current moment in Brazilian public education, we will seek to analyze what is proposed by the Base and what the factors that actually imply in the difficulty in the search for an improvement in quality are being education, which, by the way, may go far beyond curricular changes. The research seeks to establish a locus between curriculum and educational quality, aiming to understand the relationships between the subjects of the school and the curriculum, with the objective of seeking a geography that makes sense for students, where they have access to an idea of educational quality. that goes beyond statistical data in external exams, but that is materialized, on a daily basis, with the right to come and go, accessibility and stay at school being respected. In the end, the research shows, through its results, that the implementation of the BNCC, without considering the particularities of Baixada Fluminense, generates a disconnect between the programmatic content and the students' reality. This reinforces the importance of adapting the curriculum to local realities to promote a more meaningful and inclusive education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20120
Aparece en las colecciones:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Matheus Lima de Albuquerque.Pdf956.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.