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dc.contributor.authorPinto, Leonardo Eugênio da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-17T14:22:54Z-
dc.date.available2025-02-17T14:22:54Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.identifier.citationPINTO, Leonardo Eugênio da Silva. Por trás da imagem oficial – publicitários, empresários e a ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1974). 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20127-
dc.description.abstractNossa dissertação se insere no campo dos estudos a respeito do papel do empresariado nacional no golpe de Estado de 1964 e nos governos subsequentes da ditadura empresarial-militar. Temos como objeto de estudo os grandes empresários brasileiros do setor da publicidade. Buscamos compreender a trajetória profissional dos principais nomes da publicidade nacional, bem como esses publicitários se organizaram em um consórcio que visava o monopólio das contas de empresas públicas, além de analisar como esses empresários se organizaram enquanto classe no sentido de construir uma lei junto a setores do Estado e que beneficiasse os seus interesses comerciais. Para isso, passamos de uma forma breve pela formação do setor profissional no Brasil até o ano de 1964, analisamos as trajetórias profissionais dos principais proprietários, diretores e/ou presidentes das grandes agências de publicidade nacionais e suas respectivas empresas, por fim, adentramos na participação dos publicitários no golpe de Estado de 1964, a construção do “modelo Aerp” e a formação do consórcio brasileiro de agências de publicidade. Partimos das considerações do pensador marxista Antonio Gramsci, entendemos o Estado na sua concepção orgânica, formado pela sociedade política e a sociedade civil, numa perspectiva de um Estado ampliado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEstado-ampliadopt_BR
dc.subjectDitadura empresarial-militarpt_BR
dc.subjectpublicidadept_BR
dc.subjectpropagandapt_BR
dc.subjectAerppt_BR
dc.subjectIntegral-statept_BR
dc.subjectCorporate-military dictatorshippt_BR
dc.subjectadvertisingpt_BR
dc.titlePor trás da imagem oficial – publicitários, empresários e a ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1974)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherOur dissertation falls within the field of studies regarding the role of the national business sector in the 1964 coup d'état and the subsequent governments of the corporate-military dictatorship. We have as object of study the great Brazilian entrepreneurs of the sector of the advertising. We aim to understand the professional trajectory of the key figures in national advertising, as well as how these businessmen organized themselves in a consortium that sought to monopolize the State accounts. Additionally, we analyze how these businesspeople organized themselves as a class in order to build a law together with certain sectors of the State that would benefit their commercial interests. To do this, we briefly cover the formation of the professional sector in Brazil up until 1964, analyze the professional trajectories of the main owners, directors, and/or presidents of major national advertising agencies and their respective companies, and finally, delve into the involvement of advertisers in the 1964 coup d'état, the construction of the "Aerp model", and the formation of the Brazilian consortium of advertising agencies. We start from the considerations of Marxist thinker Antonio Gramsci, and understand the State in its organic conception, formed by the political society and civil society, from the perspective of an expanded State.en
dc.contributor.advisor1Campos, Pedro Henrique Pedreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9280-3649pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808514796479539pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Pedro Henrique Pedreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9280-3649pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808514796479539pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Luis Edmundo de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7497301779570000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490164294178879pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
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dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
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