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Tipo do documento: Dissertação
Título: Por trás da imagem oficial – publicitários, empresários e a ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1974)
Autor(es): Pinto, Leonardo Eugênio da Silva
Orientador(a): Campos, Pedro Henrique Pedreira
Primeiro membro da banca: Campos, Pedro Henrique Pedreira
Segundo membro da banca: Moraes, Luis Edmundo de Souza
Palavras-chave: Estado-ampliado;Ditadura empresarial-militar;publicidade;propaganda;Aerp;Integral-state;Corporate-military dictatorship;advertising
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 5-Abr-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: PINTO, Leonardo Eugênio da Silva. Por trás da imagem oficial – publicitários, empresários e a ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1974). 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Nossa dissertação se insere no campo dos estudos a respeito do papel do empresariado nacional no golpe de Estado de 1964 e nos governos subsequentes da ditadura empresarial-militar. Temos como objeto de estudo os grandes empresários brasileiros do setor da publicidade. Buscamos compreender a trajetória profissional dos principais nomes da publicidade nacional, bem como esses publicitários se organizaram em um consórcio que visava o monopólio das contas de empresas públicas, além de analisar como esses empresários se organizaram enquanto classe no sentido de construir uma lei junto a setores do Estado e que beneficiasse os seus interesses comerciais. Para isso, passamos de uma forma breve pela formação do setor profissional no Brasil até o ano de 1964, analisamos as trajetórias profissionais dos principais proprietários, diretores e/ou presidentes das grandes agências de publicidade nacionais e suas respectivas empresas, por fim, adentramos na participação dos publicitários no golpe de Estado de 1964, a construção do “modelo Aerp” e a formação do consórcio brasileiro de agências de publicidade. Partimos das considerações do pensador marxista Antonio Gramsci, entendemos o Estado na sua concepção orgânica, formado pela sociedade política e a sociedade civil, numa perspectiva de um Estado ampliado.
Abstract: Our dissertation falls within the field of studies regarding the role of the national business sector in the 1964 coup d'état and the subsequent governments of the corporate-military dictatorship. We have as object of study the great Brazilian entrepreneurs of the sector of the advertising. We aim to understand the professional trajectory of the key figures in national advertising, as well as how these businessmen organized themselves in a consortium that sought to monopolize the State accounts. Additionally, we analyze how these businesspeople organized themselves as a class in order to build a law together with certain sectors of the State that would benefit their commercial interests. To do this, we briefly cover the formation of the professional sector in Brazil up until 1964, analyze the professional trajectories of the main owners, directors, and/or presidents of major national advertising agencies and their respective companies, and finally, delve into the involvement of advertisers in the 1964 coup d'état, the construction of the "Aerp model", and the formation of the Brazilian consortium of advertising agencies. We start from the considerations of Marxist thinker Antonio Gramsci, and understand the State in its organic conception, formed by the political society and civil society, from the perspective of an expanded State.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20127
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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