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dc.contributor.authorMorais, Leonardo Monteiro de-
dc.date.accessioned2025-02-17T14:53:34Z-
dc.date.available2025-02-17T14:53:34Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.citationMORAIS, Leonardo Monteiro de. Os tempos do rio: passados presentes futuros ancestrais no ensino de história. 2023. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20130-
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma abordagem da temática indígena à luz da discussão sobre as tempo- ralidades históricas. Partindo de uma extensa revisão bibliográfica, a pesquisa aponta que o entrecruzamento entre as questões da história indígena e das temporalidades pode ser provei- toso para o ensino de história na Educação Básica, tendo em vista o problema da invisibilização indígena e a ausência de protagonismo autóctone na narrativa histórica escolar, além da dificul- dade mais ampla de compreensão das temporalidades históricas por parte dos estudantes. O título, simultaneamente, faz referência ao ocultamento da agência indígena, em especial no Rio de Janeiro, e sugere que os vínculos que as sociedades humanas estabelecem com o meio am- biente codificam suas maneiras de lidar também com o tempo. Como produto, esta dissertação oferece uma sequência didática direcionada para turmas de 7o do Ensino Fundamental, cujo tema é o protagonismo histórico dos índios aldeados na capitania do Rio de Janeiro durante o período colonial e a destacada atuação indígena no cenário político atual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de história indígenapt_BR
dc.subjectTemporalidadespt_BR
dc.subjectCurrículo e prática docentept_BR
dc.subjectCidadania e identidade socialpt_BR
dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
dc.subjectIndigenous history teachingpt_BR
dc.subjectTemporalitiespt_BR
dc.subjectCurriculum and teaching practicept_BR
dc.subjectCitizenship and social identitypt_BR
dc.subjectKnowledge and practices in the school spacept_BR
dc.titleOs tempos do rio: passados presentes futuros ancestrais no ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeThe times of the river: ancestral pasts presents futures in history teachingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work proposes an approach to the indigenous theme in the light of the discussion on tem- poralities. Starting from an extensive bibliographic, this research points out that the intersection between issues of indigenous history and temporalities can be beneficial for teaching history in Basic Education, in view of the problem of indigenous invisibilization and the absence of au- tochthonous protagonism in the school historical narrative, in addition to the broader difficulty of understanding historical temporalities by students. The title simultaneously refers to the con- cealment of indigenous agency, especially in Rio de Janeiro, and suggests that the bonds that human societies establish with the environment codify their ways of dealing with time as well. As a product, this dissertation offers a didactic sequence aimed at seventh grade elementary school classes, whose theme is the historical protagonism of the indigenous people living in the captaincy of Rio de Janeiro during the colonial period and their remarkable performance in the current political scenario.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria da Glória de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Helenice Aparecida Bastos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0456-4650pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691780670835782pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Maria da Glória de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5610418372475306pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.relation.referencesArtigos CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Vingança e temporalidade: os Tu- pinamba. Journal de la Société des Américanistes, v. 71, n. 1, p. 191–208, 1985. Disponível em: <https://doi.org/10.3406/jsa.1985.2262>. MIRANDA, Sônia Regina. Reflexões sobre a compreensão (e incompreensões) do tempo na escola. In: De Rossi, Vera L. Sabongi; Zamboni, Ernesta (Orgs). Quanto tempo o tempo tem! Educação, filosofia, psico- logia, cinema, astronomia, psicanálise, história... Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. _________________. Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na ta- refa de educar para a compreensão do tempo. Revista História Hoje, vol. 2, no 4, 2013. Disponível em <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/92>. Acesso em 26 de abril de 2023. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, v. 27, p. 11–23, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-01882007000100002>. Legislação e documentação normativa BRASIL. Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, mo- dificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Bra- sileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. ______________; Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Livros ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013 [2003]. CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Companhia da Letras, 2012. COLLET, Célia; PALADINO, Mariana; RUSSO, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Laced, 2013. Krenak, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Vídeos GOVERNO DO BRASIL. Dia Nacional dos Povos Indígenas – Nunca mais um Brasil sem Nós. Youtu- be, 20 de abril de 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_qjg0dn4W_I>. Acesso em 26 de abril de 2023. TV BRASIL. Índios Somos Nós. Youtube, 3 de agosto de 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w>. Acesso em 26 de abril de 2023. UOL. Sônia Guajajara toma posse como ministra: ‘Nunca mais um Brasil sem nós’; veja discurso comple- to. Youtube, 11 de janeiro de 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IV_fa_1M_g8>. Acesso em 26 de abril de 2023. VIDEO NAS ALDEIAS. Uma escola Yawanawa. Youtube, 18 de dezembro de 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6gBoiDe5GCk>. Acesso em 26 de abril de 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

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