Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSandes, Luana Andrade-
dc.date.accessioned2025-02-18T12:24:43Z-
dc.date.available2025-02-18T12:24:43Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSANDES, Luana Andrade. Escola para todos/as? Um (re) pensar sobre a formação de professores que atuam como intermediadores das diversidades. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20133-
dc.description.abstractEste projeto nasce a partir de inquietações de pensar em como a Escola está ou não preparada para promover um ambiente de interação e promoção de diálogos, no que se refere às relações de gênero e sexualidade. Com isso, buscando entender se esses sistemas escolares contribuem ou não para que se realize a manutenção das discriminações e preconceitos estruturais de uma sociedade conservadora que influi diretamente nas violências sofridas por aqueles que são invisibilizados por não se encaixarem no padrão hegemônico “aceito” socialmente. As estratégias metodológicas desta pesquisa possuem um caráter exploratório, propondo que a investigação explore o campo de estudo a partir das narrativas desses docentes que atuam no cotidiano de salas de aula, realizando uma análise dessas experiências e uma discussão teórica sobre o papel da escola nas questões geradas sobre a diversidade. Portanto, esta pesquisa traz uma reflexão para que haja um (re) pensar sobre a formação dos professores que atuam como intermediadores das diversidades, e também do currículo escolar dessas Instituições, a partir do estudo de leis, diretrizes e marcos legais que regem os currículos da Educação brasileira e as instituições de educação, que precisam prever e se preparar para a construção de um espaço que contribua para a desconstrução de preconceitos estruturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGênero e Sexualidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectGender and Sexualitypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleEscola para todos/as? Um (re) pensar sobre a formação de professores que atuam como intermediadores das diversidadespt_BR
dc.title.alternativeSchool for all? A thinking about the training of teachers who act as intermediaries of diversitiesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis project is born from the concerns about how the school is or not prepared to promote an environment of interaction and dialogue promotion concerning gender and sexuality relations. Thus, seeking to understand whether or not these school systems contribute to the maintenance of discrimination and structural prejudices of a conservative society that directly influences the violence suffered by those who are made invisible because they do not fit the socially “accepted” hegemonic pattern. The methodological strategies of this research have an exploratory character, proposing that the investigation explore the field of study from the narratives of these professors who work in the daily life of classrooms, carrying out an analysis of these experiences and a theoretical discussion about the role of the school in the issues generated on diversity. Therefore, this research brings a reflection so that there is a (re) thinking about the training of teachers who act as intermediaries of diversities, and also of the school curriculum of these Institutions, from the study of laws, guidelines, and legal frameworks that govern the curricula of Brazilian Education and education institutions, which need to anticipate and prepare for the construction of a space that contributes to the deconstruction of structural prejudices.en
dc.contributor.advisor1Silva, Joyce Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2346924222027160pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Junior, Jonas Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6155669829249260pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Juliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6994184955679602pt_BR
dc.contributor.referee3Hilario, Rosangela Aparecida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0308-8557pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819241283467661pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7712923844320707pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesAGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA AIDS. 237 LGBT+ morreram vítimas da homotransfobia no Brasil em 2020, revela relatório. 2021. Disponível: https://agenciaaids.com.br/noticia/relatorio-de-violencia-contra-lgbts-mostra- queda-nas-mortes-por-homofobia-em-2020/. Acesso em: 03 ago. 2022. ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas - uma carta para as mulheres do terceiro mundo. 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade, Cultura e Orientação Sexual. Brasília: Ministério da Educação, 1997. BONFANTI, A. L.; GOMES, A. R. A quem protegemos quando não falamos de gênero na escola? Revista Periódicus, v. 1, n. 9, p. 105-121, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25681. Acesso em: 03 ago. 2022. BORTOLINI, A. Diversidade Sexual na escola. UFRJ, 2008. Disponível em: https://grupoentrelinhas.files.wordpress.com/2019/05/diversidade-sexual-na- escola-cartilha.pdf. Acesso em: 03 ago. 2022. JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Currículo heteronormativo e cotidiano escolar homofóbico. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 2, 2010. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade de Barcelona, Espanha. Tradução de João Wanderley Geraldi, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística. 2002 LOURO, Guacira L. Educação e Docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 4, n. 4, p. 62-70, jan/jul. 2011. MACHADO, Leila Domingues. O desafio ético da escrita. Psicol. Soc., 2004, vol.16, no.1, p.146-150. ISSN 0102-7182 SILVA JR. Jonas Alves Da. Sexualidade e Educação: Um diálogo necessário. Revista Lugares de Educação, v. 1, p. 218-238, 2011. 66 VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3a.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 168p. (Coleção Psicologia e Pedagogia. Nova Série). ZAMBONI, Marcio. Marcadores Sociais da Diferença. Sociologia: grandes temas do conhecimento (Especial Desigualdades), São Paulo, v. 1, p. 14 - 18, 01 ago. 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.